Confira o que abre e fecha no Ipiranga durante o recesso de Natal e Ano Novo

As festividades de final de ano sempre trazem dúvidas para a população em relação ao funcionamento de comércios e serviços. O IpirangaFeelings apurou o que abre e fecha no Ipiranga durante o recesso de Natal e Ano Novo, evitando que você dê com a cara na porta.

Boa parte dos estabelecimentos da região estarão fechados em feriados. Uma boa exceção, especialmente no período de férias escolares, é o Museu do Zoologia da USP, que permanecerá aberto durante as datas, seguindo seu horário de funcionamento. Apenas no dia 1 de janeiro haverá folga para a equipe.

  • Museu do Ipiranga: estará fechado nos dias 24, 25, 31/12; depois de 01 a 10/01 para manutenção.
  • Jardim Francês: fechará às 17h nos dias 24 e 31/12; nos dias 25/12 e 01/01, funcionará das 08h às 20h.
  • Parque da Independência (área do Monumento e Bosque do Museu do Ipiranga): funcionará nos dias 24 e 31 das 05h às 17h; nos dias 25/12 e 01/01, das 08h às 20h.
  • Subprefeitura Ipiranga: a praça de atendimento estará funcionando normalmente.
  • Ecopontos: abertos de segunda a sábado, das 6h às 22h (dias úteis) e domingos e feriados, das 6h às 18h. Nos dias 24/12 e 31/12, o atendimento é das  6h às 18h, dias 25/12 e 01/01 estará fechado.
  • Cartório Ipiranga 18° RCPN: funciona normalmente de segunda a sexta, das 09 às 17h;
  • Biblioteca Roberto Santos: fechada de 19/12 a 08/01.
  • Casa de Cultura Chico Science: fechado de 18/12 a 08/01.
  • Museu Vicente de Azevedo: fechado de 19/12 a 10/01.
  • Museu de Zoologia da USP: fechado apenas no dia 01/01. Nos dias festivos funciona normalmente, de quarta a domingo, das 10h às 17h, con entrada até 16h30.
  • Sesc Ipiranga: fechado nos dias 24, 25, 26, 31/12; 01 e 02/01; horário normal de 27 a 30/12: das 07h-21h30
  • Parque CienTec: fechado de 24/12 a 08/01.
  • Clube Atlético Ypiranga: fechado nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01. Retorno dia 02/01, das 07 às 23h.

Para verificar o funcionamento de cafeterias, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais, sugerimos que olhem as redes sociais dos locais desejados.

Foto por: Ipiranga Feelings – reprodução proibida

Serviços municipais de saúde

No sábado (24) equipamentos como as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente das 7h às 19h, inclusive as campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação. No dia de Natal, que este ano será comemorado no domingo, funcionarão os equipamentos hospitalares, de urgência e emergência, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidos e indígenas, além de crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos.

Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose adicional (DA3) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença.

Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Estarão abertos no sábado (24):

– AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
– Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – 12h e 24h;
– Hospitais Municipais (HMs);
– Hospitais Dia (HD) 12h e 24h;
– Prontos-socorros Municipais (PSMs);
– Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção;
– SAMU 192;
– Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
– Laboratórios municipais;
– Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Estarão abertos no dia de Natal:

– Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
– Hospitais Municipais (HMs);
– Prontos-socorros Municipais (PSMs);
– Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
– SAMU 192;
– Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
– Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção;

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Pessoa com deficiência

O serviço que funcionará no Natal e Ano Novo será apenas a Central de Intermediação em Libras (CIL). O atendimento é 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Clique aqui para mais informações.

A programação do calendário mensal da Paraoficina Móvel até o final de dezembro segue normalmente, assim como janeiro. Clique aqui e veja a programação.

Trânsito e transporte público

Rodízio de veículos
O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os automóveis a partir de dia 26 até o dia 6 de janeiro, voltando a vigorar a partir da segunda-feira (9). Continuarão valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Transporte por ônibus
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 19h. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans, que não funcionam aos sábados e domingos, estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na segunda-feira, respectivamente, 26 de dezembro e 2 de janeiro. Nos dias 19 a 23 e 26 a 30, o atendimento será normal em todos os postos e lojas. O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Recarga do Bilhete Único
Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Feiras, Mercados e Sacolões

Os mercados e sacolões municipais funcionam normalmente nas vésperas das datas comemorativas, algumas unidades com horário reduzido, como o Sacolão João Moura e os mercados de Pinheiros e Guaianases, que encerram o atendimento às 14h e 15h, respectivamente. Nos dias 25/12 (Natal), e 01/01 (Ano Novo), os locais ficam fechados. Algumas unidades também não funcionam no dia 02/01, são os mercados de Guaianases, Lapa, Penha, Pinheiros, Sapopemba e Vila Formosa; além do Sacolão São Miguel. As feiras livres não funcionam nos dias de Natal e Ano Novo.

Veja os endereços e dias da semana de funcionamento das feiras livres e mercados, e a localização de cada um dos equipamentos.

Feiras:  consulte aqui

Mercados: consulte aqui

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca
Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca