Museu do Ipiranga abre edital para pesquisadores sobre processo de Independência do Brasil

São muitos os desdobramentos do processo de Independência do Brasil ao longo de releituras históricas e novos textos aprofundados. Pensando na expansão científica, o Museu do Ipiranga está com um edital aberto para pesquisadores que se debruçam sobre o tema.

Os trabalhos serão debatidos durante a Escola São Paulo de Ciência Avançada Bicentenário da Independência, a ser realizada entre os dias 6 e 15 de fevereiro de 2023, em São Paulo. O evento tem apoio da FAPESP e surge como uma oportunidade de debater em profundidade o processo da Independência do Brasil sob diferentes perspectivas. 

Em um primeiro eixo, o processo será debatido na perspectiva das relações internacionais, com atenção especial para o processo de reconhecimento da independência no exterior. O segundo eixo, dedicado a questões domésticas, trará as perspectivas políticas da independência dentro das diferentes regiões do Brasil.

Serão selecionados para participar do evento cem pesquisadores em início de carreira, sendo 50 vagas para brasileiros e 50 para estrangeiros. A escola financiará custos com voos e acomodações para todos os participantes, exceto àqueles que residem na Região Metropolitana de São Paulo.

Os interessados devem se inscrever até 6 de janeiro, pelo formulário on-line: https://caeni.com.br/bicentenario

O evento será realizado no Museu do Ipiranga, na Rua dos Patriotas, 20, Vila Monumento, São Paulo. Mais informações: pelo e-mail bicentenario@usp.br

IMG_2610
Foto: IpirangaFeelings

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.

O prédio foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

As obras do Novo Museu do Ipiranga foram financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocinadores e parceiros: BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgas, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Shell, Santander, Vale, Banco Safra, CSN, Honda, Raízen, Novelis, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Ultra, Ipiranga, Gerdau, Goldman Sachs, Nortel, Dimensional, B3, Fundação Banco do Brasil, GHT, Rede D’or, Bank of America, Unilever, Too seguros, Autodesk, Instituto Bandeirantes, Eletromidia, History Channel e UOL.

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro