museu do ipiranga em festa

Festival do Bicentenário no Ipiranga: tudo o que você precisa saber antes de ir

Na conhecida semana da pátria, que engloba o dia 7 de setembro, há mobilização em várias partes do país. Em São Paulo não será diferente, com uma programação ao redor de toda a cidade, em especial o Festival do Bicentenário, no Ipiranga, bairro histórico que tem ganhado os holofotes devido a reabertura do Museu do Ipiranga. O IpirangaFeelings reúne aqui tudo o que você precisa saber antes de ir ou desviar das celebrações.

Sobre o Museu do Ipiranga

  • Quando vai reabrir ao público? Dia 8 de setembro de 2022
  • O que tem no novo museu? Para além da arquitetura, são 11 exposições de cunho histórico, e áreas novas que são fruto da ampliação do edifício.
  • Precisa de ingresso? Para visitar a área que engloba o edifício, sim, só terá acesso quem tiver com o ingresso garantido.
  • Quanto custa o ingresso? Gratuito até o início de novembro de 2022.
  • Onde compro os ingressos? Os ingressos são distribuídos on-line, semanalmente, por meio do site do Museu do Ipiranga.
  • Quantos ingressos posso pegar? É possível cadastrar até 8 ingressos por CPF. Crianças acima dos dois anos precisam constar no cadastro também.
  • E se eu ficar sem ingresso? Não entra no museu.
  • O Museu tem acessibilidade? Sim, o museu conta com diversas novas diretrizes de acessibilidade universal.
  • Tem cafeteria/restaurante? Por enquanto, não. Futuramente sim.
  • Tem banheiro? Sim, inclusive banheiros adaptados.
  • Tem estacionamento? Sim, mas é apenas para pessoas com necessidades especiais. Ns arredores tem estacionamentos terceirizados e Zona Azul.
  • Existe alguma área aberta para quem não possui ingresso? Sim, o jardim francês e o bosque, atrás do museu, com acesso pela Av. Nazaré e Rua Padre Marchetti. Tem pista de cooper, área de piquenique, playground e banheiros.
Foto: IpirangaFeelings

Sobre o Jardim Francês

  • O que é o Jardim Francês? É a área localizada bem em frente ao edifício do Museu do Ipiranga, onde estão as fontes d’água, árvores diversas, alamedas, bancos e um mosaico de pedras portuguesas. Faz parte da área do Parque da Independência, mesmo que seja cercado por grades e tenha outros portões de acesso.
  • Posso visitá-lo? Sim, diferente do edifício que requer ingresso de acesso, o jardim se manterá aberto ao público, que poderá circular por ali livremente.
  • Posso tocar ou entrar nas fontes d’água? Não é permitido tocar ou entrar nas fontes.
  • Posso fazer pique-nique no jardim? Não é recomendado. Apesar de ser parte de um parque, a área do jardim é de circulação intensa de pessoas. O ideal é fazer pique-niques no bosque, que fica atrás do Museu e tem estrutura para tal, ou nos gramados do Parque da Independência, do outro lado da rua.
  • Qual é o horário de abertura? Terça a domingo. De 8 a 11 de setembro: das 11h às 16h. A partir do dia 13 de setembro: das 11h às 17h.
  • Tem banheiro? Sim, no bosque atrás do museu, não no jardim. O acesso é pelas rampas ao lado do edifício-monumento.
@ipirangafeelings

Inspirado nos clássicos jardins franceses e projetado em 1909, o jardim do Museu do Ipiranga reabre ao público a partir de 08/09. #museudoipiranga

♬ som original – Ipiranga Feelings

Sobre o Parque da Independência

  • O Parque da Independência estará aberto durante os festejos? Sim, mas até o final do mês contará com programação cultural e, portanto, não estará com uso 100% livre.
  • O que vai ter no Parque da Independência? Consulte a programação completa aqui.
  • Tem que pagar para entrar? Não, o parque é de uso público.
  • Precisa de ingresso para os shows? Não, são abertos ao público.
  • Por onde é o acesso ao festival? Pela R. dos Sorocabanos, altura do número 223.
  • Posso levar meu pet? Durante o festival, pets estão vetados por questões de segurança. Após o dia 11, a entrada é livre.
  • E a ladeira para os skatistas? De 07 a 16 de setembro estará fechada. Dias 17 e 18, aberto com restrições. Dias 19 e 20: fechada novamente. E a partir do dia 21, reaberta normalmente, sem intervenções. Capacete é obrigatório.
  • O parque conta com banheiros? Haverá banheiros químicos durante o Festival. O parque também terá banheiros na área nova de ampliação e na Cripta Imperial.
  • O parque possui acessibilidade? Sim, foram realizadas obras de acessibilidade tanto no parque quanto no Museu do Ipiranga.
  • Tem comes e bebes? Haverá food trucks para suprir a demanda durante os festejos. Também há alguns comércios nos arredores do parque que atendem bem a população.
  • Tem estacionamento? Sim, na R. dos Sorocabanos, com Zona Azul. Porém, estará desativado durante os festejos. A rua estará fechada.
  • O monumento poderá ser visitado? Sim, ele passou por uma pequena manutenção no piso e por limpezas.
  • E a Casa do Grito? Passou por recuperação e abertura de novos acessos externos. A Casa do Grito sedia a exposição Da Independência ao Grito: História de uma casa a pau-a-pique. A visitação à exposição será permanente de terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas educativas agendadas disponíveis a partir do dia 13/09 (educativomuseudacidade@gmail.com). Entrada franca.
  • Posso visitar a Cripta Imperial? Pode. Confira detalhes abaixo.
parque da independencia-gov sp
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sobre a Cripta Imperial

Depois da passar por adequações, Cripta Imperial, que fica abaixo do monumento e resguarda restos mortais de D. Pedro I, da Imperatriz Leopoldina e de Dona Amélia, estará reaberta ao público. O espaço abriga a exposição Representações da Nação: o Monumento à independência e a Cripta Imperial.

Disponível a partir de 7 de setembro de 2022 até 4 de agosto de 2024, de terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas educativas agendadas disponíveis a partir do dia 13/09 (educativomuseudacidade@gmail.com). Entrada gratuita.

Visitas educativas espontâneas

Educadores disponíveis no espaço para conversas espontâneas das 9h às 17h. Visitas educativas para grupos com duração máxima de 1h. Não é necessário agendamento prévio – capacidade máxima: 20 pessoas por horário

07.09 – 10h – Visita com a historiadora Marly Rodrigues

07.09 a 11.09 – 11h – Visita com educadores do Museu da Cidade de São Paulo

07.09 a 11.09 – 14h – Visita com educadores do Museu da Cidade de São Paulo

Foto: Ana Ottoni/Demonumenta

Sobre a programação completa do Festival

O Festival do Bicentenário está com uma programação intensa, que inclui desfile militar, teatro, dança, shows, projeção mapeada e balé de drones. Consulte a grade com dias e horários no link abaixo:

Desfile Cívico-Militar

Neste ano, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na cidade de São Paulo será realizado em toda a extensão da pista central da Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga das 8 às 12h30, como forma de integrar as ações do bicentenário no mesmo território. O evento acontece entre 08h e 12h, com presença de autoridades e grupos integrantes da sociedade civil.

O desfile será realizado em parceria com o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Ainda haverá participação especial de militares como dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e da Cavalaria do Exército com o uniforme oficial dos Dragões da Independência.

Encenação do Grito

A céu aberto, um grande espetáculo ocupará o Parque da Independência para uma encenação do Grito de Dom Pedro com um percurso histórico, social e cultural. Abordando o sentimento de independência por várias óticas e vivências, o espetáculo tem como objetivo, valorizar a cultura nacional e sua importância na construção social, cultural e econômica do país.

“O dia 7 de setembro terá uma remontagem histórica do Grito de Dom Pedro, em um percurso finalizado nos arredores do Monumento à Independência, com toda uma dramaturgia, uma encenação bonita, passando por locais onde a sociedade civil viveu”, explica a secretária Aline Torres. “Estamos convidando a todos e todas para estar lá, no Parque da Independência, revivendo esse momento histórico com a gente”.

Foto: IpirangaFeelings

Sobre a programação paralela do bairro

O bairro do Ipiranga, por meio da Comissão de Festejos e de organizações parceiras, contará com algumas ações culturais e filantrópicas ao longo mês. Consulte a programação abaixo:

Sobre a programação do Sesc Ipiranga

Presente na vida cotidiana dos moradores, o Sesc Ipiranga realiza ações em conjunto com o Museu do Ipiranga ao longo da semana do Festival e do mês de setembro. Confira a programação no link abaixo:

Outras atividades em São Paulo

As atividades artísticas, marcadas por vozes diversas, também compõem a celebração da data – dentre elas, música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança, intervenções artísticas e debates. As programações ocupam pontos da cidade relacionados à ocasião, tal como a Praça do Patriarca, que recebe a escultura de José Bonifácio, patrono da independência. “O projeto Vozes da Independência foi elaborado com o objetivo de convidar o público a refletir sobre essa data e os seus significados sociais, culturais e econômicos”, afirma o curador e produtor executivo do projeto, Higor Advenssude. “Cada personagem celebrado nas exposições, intervenções artísticas, painéis e no espetáculo refletem desejos de quem ‘reexiste’ a muito tempo.”

Além disso, para integrar o projeto, ações especiais acontecem em outros pontos culturais da cidade: Theatro Municipal, Solar da Marquesa, Casa do Grito, Casa de Cultura Chico Science e Vila Itororó, que completa 100 anos em 2022.

No conjunto histórico do Parque da Independência, são pensadas intervenções artísticas especiais para permanecer para além dos eventos comemorativos, como exposições, iluminação especial e áudios-guias. Além das intervenções, a Spcine integra a programação com uma curadoria especial de filmes que refletem o conceito do projeto, para o Circuito Spcine e Cineclubes.

Informações de trânsito e vias interditadas

Para facilitar o deslocamento de quem pretende participar desses eventos a SPTrans e a Companhia e Engenharia de Tráfego (CET) prepararam esquema especial de trânsito e no transporte público para minimizar os impactos gerados pelas interdições na região do Museu do Ipiranga.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), o esquema será implantado a partir das 22h da terça-feira (6) e vai até as 14h da quarta-feira (7). Os bloqueios afetarão as seguintes vias: Praça do Monumento, Av. Dom Pedro I, Rua Leais Paulistanos, Rua Tabor, Rua Bom Pastor, Av. Tereza Cristina, Rua Agostinho Gomes e Rua Cipriano Barata.

As alternativas sugeridas pela CET são para os veículos provenientes da Rua dos Patriotas com destino a Av. Nazaré, deverão virar à esquerda na Rua Costa Aguiar, depois à direita na Rua Cisplatina, seguir em frente pela Rua Padre Marchetti e virar à esquerda na Av. Nazaré voltando assim, ao seu trajeto normal.
Quem vier da Rua da Independência com destino à Av. Nazaré deverá virar à esquerda na Rua Dona Ana Neri, depois à direita na Av. do Estado, novamente à direita na Rua dos Patriotas, e, finalmente virar à esquerda na Rua Costa Aguiar.

As recomendações são para evitar a área nas imediações dos eventos, visando minimizar os transtornos relacionados ao trânsito; respeitar a sinalização e a orientação dos técnicos da CET; se necessário pedir informações, faça-o de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito; não estacione em locais onde haja canalizações com cones e cavaletes e em caso de dúvida, ligue 156.

Áreas de Zona Azul

Boa parte das vias circundantes do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência são zona Azul. Com as alterações de trânsito nos dias de festival, algumas delas estarão inviáveis para carros. Consulte as vias e baixe o app Estapar Zona Azul SP no seu dispositivo para maior praticidade na hora de retirar tickets e encontro de informações em tempo real.

Alterações nas linhas de ônibus

Com relação ao transporte público, a SPTrans alterará, das 22h de terça-feira (6), até as 14h de quarta-feira (7), o itinerário de 27 linhas de ônibus que atendem à região do Parque da Independência e av. Dom Pedro. Três delas são noturnas. Confira as principais vias da região e as linhas de ônibus que passam por elas:

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga
Ida: normal até a Av. do Estado, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno e Rua Gen. Lecor (Estação Nsa. Sra. Aparecida).
Volta: Rua Gen. Lecor (Estação Nsa. Sra. Aparecida), Rua das Juntas Provisórias, Rua Lord Cockrane, Rua do Manifesto, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, prosseguindo normal.

314J/10 Pq. Sta. Madalena – Pça. Almeida Jr.
314V/10 Vl. Ema – Pça. Almeida Jr.
5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II
5145/10 Term. Sapopemba – Pça. Almeida Jr.

Ida: normal até o Viad. Cap. Pacheco e Chaves, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno, Rua Xavier Curado, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.

3390/10 São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

407M/10 Vl. Monumento – Metrô Vl. Mariana
Ida: Rua D. Mateus, Rua Gaspar Fernandes, Rua Guinle, Rua Eng. Lauro Penteado, Rua Ary Cajado, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Ary Cajado, Rua Eng. Lauro Penteado, Rua Guinle, Rua Frederico Von Martius, Rua D. Mateus.

4111/10 Vl. Monumento – Pça. da República
Ida: Rua D. Mateus, Rua Gaspar Fernandes, Rua Guinle, Rua Eng. Lauro Penteado, Rua Ary Cajado, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Ary Cajado, Rua Eng. Lauro Penteado, Rua Guinle, Rua Frederico Von Martius, Rua D. Mateus.

4491/10 Zoológico – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado,
prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Pero Correia, Rua
Claudio Rossi, Rua Prof. Serafim Orlandi, Rua Marcelino Champagnat, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal.

477A/10 Sacomã- Term. Pinheiros
Ida: normal até a Rua Cipriano Barata, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno
Ida: normal até a Rua Lino Coutinho, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Pero Correia, Rua Claudio Rossi, Rua Prof. Serafim Orlandi, Rua Marcelino Champagnat, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.

478P/10 Sacomã – Vl. Romana
Ida: normal até a Av. Nazaré, Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Av. Nazaré, prosseguindo normal.

5028/10 Conj. Hab. Heliópolis – Metrô Alto do Ipiranga
Ida: normal até a Rua do Manifesto, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Av. Nazaré, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5107/10 Term. Sacomã – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua Lino Coutinho, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto,
Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Silva Bueno,
prosseguindo normal.

5108/10 Jd. Celeste – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Rua Dr. Mário Vicente, prosseguindo normal.

519M/10 São Mateus – Museu do Ipiranga
Ida: normal até o Viad. Cap. Pacheco e Chaves, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Álvaro do Vale e Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí).
Volta: Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí), Av. Pres. Wilson, Rua Pedro Fachini, Rua Auriverde, Rua Amadis, Rua Dois de Julho, Rua do Manifesto, Rua dos Patriotas, Viad. Cap. Pacheco e Chaves, prosseguindo normal.

5705/10 Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Pe. Marchetti, Rua Gama Lobo, Rua Barão de Loreto, Rua Paulo Bregaro, Rua Cel. Diogo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

874T/10 Ipiranga – Lapa
Ida: Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí), Av. Pres. Wilson, Rua Pedro Fachini, Rua Auriverde, Rua Amadis, Rua Dois de Julho, Rua do Manifesto, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Álvaro do Vale e Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí).

476A/10 Ipiranga – Term. Sto. Amaro
Ida: Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí), Av. Pres. Wilson, Rua Pedro Fachini, Rua Auriverde, Rua Amadis, Rua Dois de Julho, Rua do Manifesto, Rua Cisplatina, Rua Silva Bueno, Rua Tabor, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Lino Coutinho, Rua D. Lucas Obes, Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Álvaro do Vale e Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí).

575C/10 Ipiranga – Vl. Matias
Ida: Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí), Av. Pres. Wilson, Rua Pedro Fachini, Rua Auriverde, Rua Amadis, Rua Dois de Julho, Rua do Manifesto, Rua dos Patriotas, Viad. Cap. Pacheco e Chaves, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Viad. Cap. Pacheco e Chaves, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno, Rua do Grito, Rua Álvaro do Vale e Rua Aida (Estação Metrô Tamanduateí).

N502/11 Term. Sacomã – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Pte. Gazeta do Ipiranga, Av. do Estado, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. do Estado, Rua das Juntas Provisórias, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Av. Nazaré, prosseguindo normal.

N537/11 Metrô Vl. Mariana – Term. Vl. Prudente
Ida: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, Av. Arno, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.

476G/10 Jd. Elba – Ibirapuera
Ida: normal até o Viad. Cap. Pacheco e Chaves, Rua dos Patriotas, Rua Costa Aguiar, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Pero Correia, Rua Claudio Rossi, Rua Prof. Serafim Orlandi, Rua Marcelino Champagnat, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Moreira e Costa, Rua D. Lucas Obes, Rua do Manifesto, Rua dos Patriotas, Viad. Cap. Pacheco e Chaves, prosseguindo normal.

476G/41 Vl. Industrial – Metrô Ana Rosa
Ida: normal até o Viad, Cap. Pacheco e Chaves, Av. do Estado, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pinto, Rua Antônio Garcia, Rua Alexandrino da Silveira Bueno, Rua Clímaco Barbosa, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Rua Da. Ana Nery, Av. do Estado, Rua dos Patriotas, Rua Silva Bueno, Rua Xavier Curado, Rua José
Chimenti, prosseguindo normal.

364A/10 Hosp. Ipiranga – Shop. Aricanduva
Ida: sem alteração
Volta: normal até a Rua dos Patriotas, Rua Costa Aguiar, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Gama Lobo, Rua Br. de Loreto, Rua Paulo Bregaro, Rua Pouso Alegre, Av. Nazaré e Rua Maurício de Castilho.

514T/10 Term. Sacomã – Jd. Itápolis
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Xavier Curado, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua dos Patriotas, Rua Costa Aguiar, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Av. Nazaré, prosseguindo normal.

N536/11 Term. Sacomã – Jd. Itápolis
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua dos Patriotas, Rua Costa Aguiar, Rua Cisplatina, Rua Pe. Marchetti, Av. Nazaré, prosseguindo normal.

Para acompanhar informações atualizadas em tempo real, siga o Instagram do IpirangaFeelings

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro