sesc-ipiranga

Museu e Sesc Ipiranga promovem ações no Parque da Independência e no Jardim Francês 

Com a reinauguração do Museu do Ipiranga, o Sesc Ipiranga retorna com o projeto Museu do Ipiranga em Festa a partir do dia 10 de setembro, oferecendo ao público uma programação em diálogo com o museu, contando com ações, inclusive, dentro das dependências do Jardim Francês e do Parque da Independência. Somente no mês de setembro, serão 7 ações diferentes, entre intervenções artísticas, performances e espetáculos. 

No sábado e domingo (dias 10 e 11/9), às 11h, na Convivência do Sesc Ipiranga, o Taturana Grupo apresenta a intervenção Maletas da Independência, em que, percorrendo quatro textos curtos e bem-humorados, se revelam e reverberam outras histórias sobre o ato de independência que é sempre tão emblemático em nossa sociedade. 

Foto: Aro Ribeiro

De 10 a 18/9 (sábados e domingos), às 16h, o espetáculo Dias da Independência, se utilizando de elementos musicais e da cultura popular, reúne uma trupe de artistas e reconstitui de forma lúdica e divertida os dias que antecederam a Proclamação da Independência do Brasil, quando notícias vindas de Portugal diziam que o Brasil seria invadido e Dom Pedro seria levado à força para a Europa, a princesa Leopoldina então, reúne o Conselho de Ministros e declara a independência. 

Foto: Divulgação

Nos dias 17 e 18/9 (sábado e domingo), ocorrem outras duas intervenções no Jardim do Museu do Ipiranga, Modernistas e Outras Vozes A Babá Quer Passear, ambas a partir das 14h.
Em Modernistas e Outras Vozes, o Grupo XIX de Teatro dá vida a personagens e figuras icônicas do final do século XIX e início do século XX que, circulando pelo Parque da Independência, revelam lembranças e maneiras de ser e estar no mundo, propondo a reflexão de como a busca por liberdade e identidade continuam urgentes ainda no século XXI. 

Foto: Patricia Ribeiro

Já em a Babá Quer Passear, Ana Flávia Cavalcanti provoca o debate sobre a invisibilidade dos trabalhadores domésticos no Brasil, que em sua maioria são mulheres e homens de corpos negros. Vestida de branco, fazendo alusão aos uniformes das babás, a performer fica dentro de um carrinho de bebê à disposição dos transeuntes para um passeio e uma conversa, nas dependências do parque. 

Foto: Guilherme de Sousa

Ainda nos dias 17 e 18/9 (sábado e domingo), às 18h, o Quintal do Sesc Ipiranga recebe De Tempo Somos, Um Sarau do Grupo Galpão, reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo mineiro em seus quase 40 anos de história. 

Foto: Guto Muniz

Encerrando o mês de setembro, nos dias 24 e 25/9 (sábado e domingo), o Sesc Ipiranga oferecerá mais duas intervenções nas dependências do parque: Algum Desses é Seu Parente? Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi. Oferecida pelo Coletivo Estopô Balaio, grupo majoritariamente composto por artistas indígenas, Algum Desses é Seu Parente? traz um cortejo musical em que os atores se vestem com estandartes com fotos de seus parentes indígenas cantando músicas que tratam a memória indígena na cidade, buscando encontrar as memórias deste território.

Foto: Thiago Cassimiro

E o Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi é a história de um povo, sua trajetória encenada, cantada, com força, ironia e malícia de personagens e seres encantados muito presentes na identidade cultural do país. Conhecida por todo o país, a brincadeira é apresentada pelo Grupo Cupuaçu que faz, há quase quarenta anos, a Festa do Boi no Morro do Querosene. O auto contará também com a presença de Ribinha de Maracanã, compositor e cantador de toadas do grupo Boi de Maracanã em São Luís do Maranhão. 

Foto: Divulgação

Texto por: equipe do SESC Ipiranga

Written by

Ipiranga Feelings

One thought on “Museu e Sesc Ipiranga promovem ações no Parque da Independência e no Jardim Francês 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca CPI da Enel quer relatos da população
Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca CPI da Enel quer relatos da população