A Grama do Vizinho: descubra um incrível Brunch australiano no Cambuci

Já provou um brunch australiano? Então no post de hoje a gente vai viajar, nem que seja na maionese. Ou na vizinhança ao lado. Foi no bistrô e cafeteria Fio de Azeite, no bairro do Cambuci, pertinho do Ipiranga, que provamos um café da manhã incrível, daqueles que fazem falta no dia seguinte.

A casa foi inaugurada em 2016 junto à promessa do Shopping Cosmopolitano, que está desde então para ser construído nas proximidades. O empreendimento ainda não deu as caras, mas ainda bem que o Fio de Azeite perseverou, porque desde o dia que estivemos lá, sem brincadeira, não consiguimos parar de pensar no brunch dos deuses!

A ideia é que você vá sem pressa e na hora que bem entender, visto que a refeição pode ser feita até às 15h durante a semana e até ás 17h aos sábados, domingos e feriados. Vá com fome!

Nos últimos anos, o avocado, que virou um vício para os australianos, é a estrela do cardápio, que tem a proposta de despertar novos prazeres e sabores. O chef João ‘Jonny’ Spegiorin passou uns anos por lá e resolveu trazer algumas receitas na mala. Assim nasceu a deliciosa Avo Mash, nas versões convencional e vegan. O pão de fermentação natural é tostado, coberto com avocado marinado com tomate cereja, limão e azeite, polvilhado com queijo de cabra cremoso, acompanhado de ovo à escolha – no meu caso, o poché. Tava absurdo de bom! A versão vegan vem com cogumelo Paris, o que me fez igualmente feliz numa segunda visita.

Agora vamos ao diferentão do menu: a Corn Fritas. Eu nunca tinha comido, mas o prato é composto de bolinhos de milho com abobrinha e coentro, queijo de cabra cremoso, avocado, salsa mexicana e fatias de bacon por cima. Pelo o que pesquisei, é realmente uma receita popular entre os australianos e neozelandeses. E adivinha? Estava delicioso! O segredo está não só no talento de quem cozinha, mas nos ingredientes, todos artesanais, de bons fornecedores ou vindos do sítio da família.

As panquecas estavam ótimas, super macias, com frutas fresquinhas. O iogurte é natural e sem açúcar, e a granola também é artesanal, feita na casa. O cafezinho, coado na mesa, é do Sul de Minas Gerais, e faz parte do ritual matinal de muitos brasileiros. Veganos podem optar pelo leite vegetal, que geralmente é de amêndoa. O chai latte, bebida indiana com especiarias que acabou ganhando o mundo, fica especialmente delicioso com essa opção de leite na receita.

O menu ainda conta com cafés gelados, sucos simples e especiais, e os coloridos smoothies, incluindo açaí e manga. Uma boa opção para famílias é dividir a jarra de sangria sem álcool, que desta maneira, mais saudável, pode ser consumida por pessoas de qualquer idade.

Na hora da sobremesa, convém provar o muffin de frutas vermelhas, bem reconchudo e recheado. Outra boa pedida para começar o dia é o bowl de pitaya, fruta que, além de encantar com sua densa cor pink, tem propriedades antioxidantes, melhora a digestão, regula os níveis de açúcar no sangue, fortalece a imunidade e previne a anemia. A casa também sempre prepara um bolo simples e um bolo mais elaborado para servir em fatias. O de red velvet e o de maçã com castanhas não decepcionam!

Apesar de parecer uma refeição pesada, você não se sente estufado porque as massas são leves e a qualidade dos produtos faz total diferença na digestão. A ideia é que você vá sem pressa e na hora que bem entender, visto que a refeição pode ser feita até às 15h durante a semana e até ás 17h aos sábados e domingos. Vá com fome e me convide numa próxima! 😉

Anota aí!

Fio de Azeite
R. Clímaco Barbosa, 441 – Cambuci

Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 15h30
Sábado e domingo das 9h às 17h

Telefone para reservas: (11) 3207-9844 | (11) 93802-7699

🫖 Preços: R$ 15 a R$ 32 nos pratos do brunch. São 15 itens para escolher, fora bebidas e doces variados. Não tem combos.

O restaurante também serve pratos de almoço e há anos faz feijoada aos sábados, mas sempre mantendo o menu de brunch disponível.

Fotos: IpirangaFeelings – reprodução proibida

Deixe um comentário