Com cursos gratuitos de graduação, Fatec Ipiranga abre inscrições para vestibular

Com oferta de cursos de graduação 100% gratuitos para a população, a Fatec Ipiranga está com inscrições abertas para o vestibular. Os interessados em disputar as vagas oferecidas devem preencher a ficha on-line até o dia 20 de dezembro, às 15 horas. As aulas presenciais acontecem no bairro Ipiranga, em São Paulo.

A Fatec Ipiranga – Pastor Enéas Tognini faz parte do Centro Estadual de Tecnologia Paula Souza. É uma instituição pública de ensino superior que oferece ensino de qualidade há mais de 10 anos. Seus cursos têm notas máximas e reconhecimento do mercado de trabalho por sua excelência em formação de profissionais competentes.

O corpo docente é constituído por mestres e doutores em sua maioria, alguns premiados por seus feitos na área da educação e pesquisa. As instalações da unidade são acessíveis, com biblioteca e laboratórios equipados para atender às necessidades didáticas do curso. As salas de aula contam com recursos audiovisuais que tornam a experiência em sala de aula mais proveitosa.

Cursos disponíveis

A unidade Ipiranga conta com os seguintes cursos:

Análise e desenvolvimento de sistemas – tarde e noite

O mercado de trabalho na área de Desenvolvimento de Sistemas cresce sem parar.  Faltam profissionais capacitados no mercado. Estima-se que a cada ano são abertas mais de 10 mil vagas na área e nem metade é preenchida! Salários podem ultrapassar os R$ 20 mil.  

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ipiranga oferece 80 vagas semestrais, sendo 40 vagas no período vespertino e 40 vagas no período noturno, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10. 

O que o aluno estuda: a matemática, em especial raciocínio lógico e cálculo, é necessária para que o aluno aprenda a otimizar computadores e a desenvolver softwares. O aluno recebe noções sobre bancos de dados, sistemas baseados em web (como serviços bancários pela internet) e programação distribuída, que conecta computadores em rede para que funcionem como se fossem um só computador. Administração, contabilidade, economia, estatística e inglês também fazem parte do currículo. Além disso, habilidades para leitura e interpretação de textos são fundamentais para o aprendizado durante o curso. Hoje, o mercado não aceita mais profissionais que se isolam na frente do computador. As empresas exigem pessoas versáteis, dinâmicas, que saibam trabalhar em equipe e possam ter contato com o usuário final do sistema.

O que o profissional faz: cria, projeta, desenvolve e configura programas, softwares e sistemas para inúmeras empresas. Faz auditoria de sistemas para avaliar possíveis erros e falhas. Além disso, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está apto a prestar consultoria e desenvolver pesquisas.

Onde trabalhar: como a tecnologia da informação está presente em praticamente todos os setores da sociedade, o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas públicas ou privadas, instituições financeiras, consultorias, terceiro setor, empresas especializadas em Tecnologia da Informação (TI), indústrias etc.

Diferenciais: 

  • De acordo com os resultados do último ENADE, realizado em 2021, somos a 4º entre as 34 Fatecs, 13º entre os 186 cursos no estado de São Paulo e o 49º entre os 528 cursos avaliados no país.
  • A partir do 1º semestre de 2023, teremos ensino híbrido: no 4º semestre, teremos uma disciplina on-line, no 5º serão duas e no 6º serão todas, permitindo ao aluno a realização de estágios e outros projetos. 

Big Data para negócios – manhã (os dois últimos semestres serão oferecidos à noite)

O mercado de trabalho na área de Big Data e Ciência de Dados cresce sem parar. Estima-se que a cada ano são abertas mais de 10 mil vagas na área e nem metade é preenchida !. Salários podem ultrapassar os R$ 20 mil.

O Curso Superior de Tecnologia em Big Data para Negócios da Fatec Ipiranga oferece 40 vagas semestrais no período matutino, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10. 

O que o aluno estuda: matemática para computação, estatística e probabilidade, governança corporativa, ética na gestão dos dados, inteligência competitiva, inglês, além de conhecimentos mais específicos da área como: linguagens de programação, banco de dados, aprendizado de máquina, big data analytics, inteligência artificial, visualização de dados, engenharia de software e estrutura de dados. O conteúdo do curso prepara os alunos para criar sistemas e aplicações inteligentes, utilizando linguagens de programação par diferentes plataformas e técnicas de mineração de dados, com o foco em soluções e competitividade para negócios. O curso ainda contém disciplinas de gestão: de projetos, do desempenho, estratégia de negócios e qualidade dos dados, BI e Big Data, visando sempre a segurança e privacidade dos dados.

O que o profissional faz: o tecnólogo em Big Data para Negócios administra grandes volumes de dados, considerando a segurança, privacidade, velocidade, diversidade e valor desses dados. Planeja a coleta de dados e a execução do processamento de dados, além de avaliar as tecnologias para inteligência analítica, visando o apoio à tomada de decisão nas organizações. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

Onde trabalhar: o profissional em Big Data para Negócios atua em empresas de diferentes segmentos, agricultura, indústria, comércio e serviços. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Área de tecnologia. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa.

Diferenciais: 

  • O curso possui 6 semestres, sendo os 4 primeiros no período da manhã e os 2 últimos no período da noite, facilitando o ingresso no mercado de trabalho por estágio ou contratação.
  • Cada semestre conta com disciplinas presenciais e on-line, aumentando a proporção de carga horária remota nos últimos semestres, dando maior flexibilidade para os alunos conciliarem trabalho e estudo

Eventos – manhã

Os eventos são fundamentais para as empresas, pois eles têm um papel estratégico na construção e no fortalecimento de uma marca ou de uma ideia. Além disso, eles são oportunidades ideais para o intercâmbio de conhecimento e para a criação de parcerias. A figura do gestor de eventos é a peça-chave na organização bem-sucedida de feiras, exposições ou congressos. É ele quem vai garantir que tudo saia da melhor forma possível para valorizar a imagem de organizações ou instituições. 

O mercado de Eventos é bastante diversificado e está cada vez mais profissionalizado. São Paulo realiza, em média, um evento a cada seis minutos. São 90 mil por ano. A cidade é o maior destino de eventos internacionais das Américas, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).

O Curso Superior de Tecnologia Eventos da Fatec Ipiranga oferece 40 vagas semestrais, no período matutino, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10.

O que o aluno estuda: como planejar, organizar (local, recursos humanos, infraestrutura) e executar eventos sociais (aniversários, casamentos etc.), corporativos (convenções, congressos, seminários etc.) e culturais (shows, feiras, exposições etc.) são alguns assuntos que o aluno estuda no curso. Em cerimonial e protocolo, por exemplo, estuda a disposição de autoridades numa mesa de palestra e a ordem de fala de cada um. Qual tipo de serviço de refeições – à moda inglesa ou francesa – é adequado para cada evento, ambientação e decoração de espaços físicos, políticas públicas, legislação, como captar recursos e patrocínio também são assuntos abordados. Há aulas de inglês e espanhol.

O que o profissional faz: o tecnólogo em Eventos atua no planejamento, organização, elaboração e execução dos diversos tipos de eventos. Coordena os aspectos administrativos, financeiros e logísticos envolvidos. Também cuida do planejamento a respeito do entretenimento e da alimentação que serão oferecidos. 

Onde trabalhar: em órgãos públicos, com planejamento de eventos; em empresas e agências especializadas em eventos; empresas privadas que organizam eventos próprios e planejam ações de divulgação de produtos e serviços. O tecnólogo em Eventos pode atuar em agências de publicidade e turismo, hotéis, shoppings ou mesmo como autônomo. 

Diferenciais:

  • As atividades práticas ocorrem em todos os semestres do curso e há uma grande procura de empresas por nossos alunos para estágio e contratação.
  • Curso híbrido (aulas presenciais e remotas).
  • Possui reconhecimento máximo em todas as avaliações externas por que passou e é o único oferecido de forma gratuita na cidade de São Paulo, o maior centro de eventos da América Latina.

Gestão comercial – manhã e noite

A gestão comercial é uma daquelas áreas que não perdem destaque. O mercado de trabalho para o Gestor Comercial é considerado cada vez mais expansivo, visto que as organizações têm necessidade de profissionais qualificados na área, capazes de acompanhar a economia, bem como, de encontrar meios para destacar-se em meio a concorrência.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fatec Ipiranga oferece 80 vagas semestrais, sendo 40 vagas no período matutino e 40 vagas no período noturno, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10. 

O que o aluno estuda: administração, matemática financeira, economia, contabilidade, gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, ferramentas de promoção, de propaganda e de publicidade, comportamento e direito do consumidor são algumas disciplinas vistas pelos alunos durante o curso. O aluno também aprende a desenvolver um plano de negócio para definir estratégias que resultem no aumento da produtividade e da rentabilidade de uma empresa. Inglês e espanhol completam a matriz curricular.

O que o profissional faz: o tecnólogo em Gestão Comercial atua com foco nas transações comerciais em empresas de qualquer setor. Trabalha com planejamento, operação, implantação e atualização de sistemas de informação comerciais. Esse tipo de sistema reúne dados sobre produtos, clientes, fornecedores, representantes etc., além de integrar ferramentas de compras, vendas, controle de estoque e faturamento, gerar relatórios e controlar fluxos de caixa. O objetivo é utilizar o sistema de informação comercial para proporcionar maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda, de serviços e de produtos e gerenciando a relação custo e preço final. O curso é voltado, principalmente, para a formação de profissionais altamente qualificados com visão empreendedora, com capacidade de gerir grandes empresas, mas principalmente pequenas e médias, que são responsáveis por 60% das contratações no País.

Onde trabalhar: atua em empresas de diversos setores da economia como, varejo, atacado, serviços, instituições financeiras, entre outros setores. O tecnólogo também pode se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio

Diferenciais: o curso de Gestão Comercial da Fatec Ipiranga tem o conceito máximo que é a nota “5” no ENADE, por três edições consecutivas: 2012; 2015 e 2018!  De acordo com o MEC, somos o 3º melhor curso do Brasil; melhor curso entre todas as faculdades públicas do país e estamos em 1º Lugar na Região Sudeste e no Estado de São Paulo.

Gestão de Recursos Humanos – noite

A área de Recursos Humanos é uma área importante em todos os segmentos de mercado, afinal, o capital humano sempre está presente nas organizações. O mercado para profissionais de Recursos Humanos está em alta e com grande demanda por colaboradores qualificados.

De acordo com o estudo publicado em dezembro de 2021 pela Brasscom, os profissionais de RH foram os profissionais mais requisitados no ano de 2022. 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatec Ipiranga oferece 40 vagas semestrais, no período noturno, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10.

O que o aluno estuda: todos os assuntos são tratados com foco em pessoas, na sua relação com o trabalho. As disciplinas administração financeira, estatística, economia e legislação são os pilares para a aprendizagem de cálculos trabalhistas, análise de retorno de investimento em treinamento etc. Há ainda ênfase no estudo do comportamento do profissional no ambiente de trabalho. Como realizar recrutamento, seleção, treinamento de profissionais, definição de tarefas e funções de acordo com a habilidade de cada indivíduo e cuidados com a qualidade de vida no trabalho completam a formação.

O que o profissional faz: o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos planeja e atua na gestão de pessoas dentro de uma empresa, desde o recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho, passando por planos de cargos e salários, de benefícios e de carreira, capacitação e treinamento, além de programas de qualidade de vida do trabalho. Também contribui para a elaboração do planejamento estratégico – que define os objetivos de uma empresa e as estratégias para alcançá-los, usando os recursos disponíveis de maneira eficiente. O profissional está apto para atuar ainda nas áreas financeira e de qualidade. O curso é muito procurado por quem já atua em Recursos Humanos ou deseja uma segunda graduação. Supervisores de departamentos variados buscam a formação para melhorar a performance de suas equipes.

Onde trabalhar: empresas públicas e privadas de diversos segmentos, área administrativa de indústrias, consultorias, escritórios de contabilidade, empresas de treinamento.

Diferenciais:

  • Curso híbrido (aulas presenciais e remotas).
  • O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatec Ipiranga tem o conceito máximo,  nota “5” por duas vezes consecutivas: 2015 e 2018.  Em 2015 foi considerado melhor Faculdade de Gestão de Recursos Humanos da região Sudeste e  em 2018 melhor Faculdade de Gestão de Recursos Humanos em todo Brasil.

Gestão Empresarial – EAD

O mercado de trabalho hoje está on line e permite ao profissional de processos empresariais expandir as suas fronteiras de atuação além do local onde reside.

A atuação de profissionais habilitados e capacitados para o mercado de gestão empresarial ainda é muito incipiente.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (EAD) da Fatec Ipiranga oferece 40 vagas semestrais, com duração mínima de 6 semestres e máxima de 10. 

O que o aluno estuda: contabilidade, economia e administração são as bases de Gestão Empresarial. Direito tributário, logística, empreendedorismo, gestão ambiental, comportamento organizacional (postura do profissional no ambiente de trabalho) e utilização de ferramentas de marketing para motivar e orientar os funcionários também fazem parte da formação. O aluno também aprende a elaborar o planejamento estratégico, que define os objetivos de uma empresa a traçar as estratégias para alcançá-los, usando os recursos disponíveis de maneira eficiente.

O que o profissional faz: o Tecnólogo em Gestão Empresarial atua no planejamento de atividades e recursos, na organização do trabalho e na gestão de pessoas – quem é responsável por determinada função, como deve ser o desempenho etc. Controla as atividades e monitora o cumprimento das tarefas. O profissional precisa ter a visão de uma empresa como um todo. Metade das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo são geridas por alguém com nível médio de ensino. Por sua formação generalista, o tecnólogo em Gestão Empresarial pode trabalhar nesse amplo mercado de modo a profissionalizar negócios.

Onde trabalhar: o principal mercado de trabalho são empresas públicas e privadas de qualquer segmento, mas o tecnólogo em Gestão Empresarial também pode aproveitar seus conhecimentos para gerir um negócio próprio.

Diferenciais:

  • O aluno estuda pela internet, faz o seu horário, conforme sua conveniência.  
  • O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial tem o conceito máximo,  nota “5”, conquistando a melhor nota entre as públicas do Estado de São Paulo e a quarta melhor entre as públicas do país. Ao todo, foram avaliadas 262 unidades com esse curso no Brasil.

Inscrições pelo site: www.vestibularfatec.com.br

Sobre a Fatec

O Centro Paula Souza mantém 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) distribuídas em 69 municípios paulistas. As Fatecs atendem mais de 96 mil alunos, matriculados nos 87 cursos de graduação tecnológica presenciais e um na modalidade à distância, que têm uma carga horária de 2.400 horas, com duração mínima de três anos.

*Texto: reprodução/Fatec Ipiranga

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro