Conheça o Barskiy Dom, delicioso restaurante russo na Aclimação

Uma das melhores experiências gastronômicas que tive esse ano foi com a culinária típica russa, em estilo self service. Tem noção da imensa agulha do palheiro que é isso?! Agora eu tenho, porque conheci o Barskiy Dom, delicioso restaurante russo na Aclimação com a Paraíso.

O local surgiu em 2019 na escola de idiomas Clube Eslavo e mudou para o atual endereço em 2021. A empreitada é fruto da união de duas chefs: a siberiana Larissa, e a meio russa, meio ucraniana, Snizhana. São elas as responsáveis por uma das culinárias mais interessantes de São Paulo.

Conhecia um pouco da culinária do leste europeu, que tem lá algumas semelhanças com a da Rússia. Percebi o uso de bastante dill (endro), maçã, pepino, ricota, salmão curado, coalhada, molho de soja e legumes fermentados. A Ucrânia também tem espaço por lá, mostrando que as culturas se misturam no tempero!

Cheguei quase no final do expediente, mas o buffet se mantinha impecável. Tudo com aspecto muito fresco e delicioso. Há opções quentes, frias e sobremesas, com direito a explicação da equipe que nos atende logo na entrada. São eles que nos conduzem em um breve tour pelas opções.

Entre as opções, vale provar o autêntico strogonoff (feito com coalhada), frango com maçã, almôndega, panquecas (blinê), bolinho de frango, sopa de beterraba, e as massinhas recheadas diversas, como o Vareniki. Para beber, pedi o Kompot, bebida eslava de frutas, bem suave e geladinha.

Se a dúvida do que colocar no prato aparece na sua cabeça, não tem problema: faça igual eu: mistura tudo! Assim dá para provar um pouquinho de cada coisa e repetir o que lhe apetece mais nessa comida caseira, saborosa e apetitosa.

Entre as sobremesas, o Lvovsky sêrnik, doce de ricota coberto com chocolate, é bem diferente, mas acho ideal comer só ele, porque o tamanho engana e acaba sobrando pouco espaço para provar outros doces. Já o Medovik, torta de mel com doce de leite, é divina! Já o crepe é super leve e acompanha as geleias que você preferir.

O atendimento é super gentil, solícito e simpático. De quinta a domingo a casa abre também no jantar, mas apenas com menu a la carte. O delivery, pelo ifood, funciona super bem.

Foto: IpirangaFeelings

Vai lá!

O Barskiy Dom fica na Rua Apeninos 681, Aclimação.

Buffet de almoço: 2a à 6a / 11:00 – 15:00, sab. e dom. / 12:00 – 16:00; Jantar a la carte: 5a à sab. / 18:00 – 22h00; Bar na 6a e sábado até 00:00

No instagram: @restauranterusso

Foto: IpirangaFeelings

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eixo Histórico do Ipiranga é revitalizado para Bicentenário da Independência A Viagem de Pedro: filme mostra fragilidade de D. Pedro I Barulho de obra em SP: o que diz a lei? Conheça o Aslan, restaurante turco no Ipiranga Mirante do Museu do Ipiranga será grande atração do edifício Circo do Chaves diverte crianças e adultos na Mooca
%d blogueiros gostam disto: