Quintal do Sesc Ipiranga está fechado para reformas

Mais um espaço de convivência do bairro está fechado ao público. A partir do dia 02 de agosto, o quintal do Sesc Ipiranga entra em obras, com previsão de reabertura no dia 5 de setembro, a tempo da tão aguardada reabertura do Museu do Ipiranga. A área ao ar livre da unidade está passando por melhorias de paisagismo e acesso, reorganização de espaços, áreas novas e manutenção geral. 

Um dos grandes feitos da atual reforma foi a troca de um muro de concreto por grades entre o jardim do Museu do Ipiranga e do Sesc Ipiranga. Com a mudança, os espaços passam a ter maior integração, embora o ideal fosse uma união total entre ambos.

Foto: Rafaela Queiroz
Foto: Rafaela Queiroz

O quintal é uma das principais áreas da unidade, recebendo com frequência atividades para o público infantil e pessoas da região em busca de minutos de sossego ao ar livre.

A pequena horta do Sesc será realocada, ficando mais próxima do pátio de compostagem de alimentos. O contêiner que já existia por ali foi reformado e destinado às oficinas. O antigo espaço do Centro de Convivência da Terceira Idade será reaproveitado, embora ainda não tenham revelado detalhes.

Há planos de abrigar uma instalação artística, próxima à entrada da rua Xavier Curado, do coletivo Bijari, além de mobiliário do designer brasileiro Paulo Alves.

Foto: Rafaela Queiroz

Próxima exposição

Aberta ao público a partir do dia 6 de setembro,a exposição Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves é composta de 70 obras, entre fotografias e vídeos, além de uma seleção ampla de materiais utilizados pelo artista mineiro em suas criações de caráter analógico.

Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra reúne séries do início dos anos 1990, como Objetificação do Corpo (1994), séries inéditas como as Fotopinturas, com obras realizadas em 2022, assim como Outros Navios, série em andamento e que dá nome à exposição. Alguns desses trabalhos serão mostrados pela primeira vez em sua integralidade nessa exposição. 

“Para legitimar um discurso sobre reparação histórica, Eustáquio leva a fotografia a sair do seu lugar comum, de recorte da realidade, para uma complexa construção de imagem que se intercala, sobrepõe-se, convoca documentos e fabulação”

Explica o curador da mostra


Descendente direto de pessoas negras escravizadas, Eustáquio Neves costura passado e presente em obras que borram fronteiras entre tempo e espaço. Premiado e reconhecido internacionalmente, o artista dedica-se à composição de obras que refletem sobre a sociedade e o lugar histórico dos afrodescendentes como protagonistas de suas práticas culturais.

Segundo o curador, “é importante que as séries de Eustáquio Neves, que têm uma média de 12 imagens [cada], sejam vistas inteiras e nas escalas pensadas pelo artista, pois são como poemas em que todas as ‘frases’ são importantes para nos levar ao centro da poética e do gesto político do artista”.

Entre os trabalhos de videoarte – mais raros na produção de Eustáquio –, será exibido Post No Bill (2009), em que o cotidiano marcado pelo trânsito e vaivém incessante de pedestres nas ruas de Lagos, na Nigéria, mistura-se com a arte jovem encontrada na favela de Bariga, no subúrbio da cidade. Essa obra será exibida pela primeira vez, em três telas simultâneas, no Sesc Ipiranga.

SERVIÇO
Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves
local: Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822)
quando:  06/09/22 a 26/2/23
horários: Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Entrada gratuita. Não é necessário realizar agendamento.
Mais informações

Foto de abertura da matéria por @IpirangaDrone

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eixo Histórico do Ipiranga é revitalizado para Bicentenário da Independência A Viagem de Pedro: filme mostra fragilidade de D. Pedro I Barulho de obra em SP: o que diz a lei? Conheça o Aslan, restaurante turco no Ipiranga Mirante do Museu do Ipiranga será grande atração do edifício Circo do Chaves diverte crianças e adultos na Mooca
%d blogueiros gostam disto: