Sissi Café Boutique: cafeteria na Vila Mariana tem muito charme e bolo de noiva pernambucano
Uma discreta fachada na cor branca tenta roubar os olhares entre o vai e vem da movimentada rua Coronel Diogo, trecho que se funde com três bairros paulistanos. Ao entrar no Sissi Café Boutique, oficialmente uma cafeteria na Vila Mariana, percebe-se um ambiente aconchegante para uma pausa no dia. Mas, não se engane com o tamanho do espaço: este lugar esconde um jardim secreto cheio de charme e uma iguaria bem brasileira: o bolo de noiva pernambucano.
A iniciativa partiu do casal André e Simone Aur, a Sissi. A empresária pernambucana do ramo da moda mantém sua marca própria a poucos passos da cafeteria: ambas se fundem, em imóveis que se entrelaçam, e são uma extensão de seus gostos pessoais. Apaixonados por café, ela e o marido reformaram a antiga casa de infância de André em um espaço acolhedor para receber o público.
Adepta dos itens afetivos, garimpados e da mesa posta, Sissi pensou nos mínimos detalhes que fazem toda a diferença. Do garfinho que chega à mesa até o último prego que pendura alguma decoração, tudo encanta o cliente em busca de novas experiências. Na região que carece de cafeterias, o espaço tem, literalmente, o queijo e a faca na mão.
São três ambientes carregados de bom gosto, sendo o quintal a “menina dos olhos” da cafeteria. Com piso caquinho, árvore, muitas plantas, móveis de jardim e varal de luzes, o que não falta é cenário para fotos. Uma vitrola toca discos e recorda ainda mais daquela atmosfera de casa de vovó.
Os clientes podem se deleitar com bebidas quentes, com métodos diferentes de café especial, e frias, como o chá da Sissi (R$ 15), feito com casca de café e espuma de limão siciliano. A mistura, que parece inusitada, resulta em um ótimo refresco, tal qual o espresso tônica (R$ 14), ideal para dias ensolarados no quintal.
Para comer, a cafeteria inova ao trazer para São Paulo uma receita clássica, que remonta às origens da empreendedora: o bolo de noiva pernambucano. A iguaria, que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, é feita com ameixa e vinho moscatel na massa, coberto de glacê branquinho.
Originalmente, o bolo é uma adaptação de uma receita britânica, servido apenas em casamentos e cerimônias especiais, como batismos. Um pedaço é sempre congelado para ser consumido um ano depois do acontecimento, tradição no mínimo curiosa. Mas, na Sissi, pode ser consumido a qualquer momento. Se açúcar não for muito a sua praia, melhor dividir o pedaço com alguém.
O menu conta ainda com opções de café da manhã, tostex, bolinho caseiro e porções para degustar num chá da tarde.
Vai lá!
Sissi Café Boutique fica na rua Coronel Diogo, 573 – Jardim da Glória.
Funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h
Instagram: @sissicafeboutique