Parque da Independência ficará fechado para obras até setembro de 2022
Com a proximidade do Bicentenário da Independência do Brasil, o Parque da Independência será fechado para obras no sábado (11) e reaberto apenas em setembro de 2022, junto ao Museu do Ipiranga. A notícia foi anunciada ontem (7) pelo Governo do Estado, sem alarde e sem maiores informações.
Segundo nota oficial, “com canteiros isolados por conta de transplantes de árvores, manutenções no Monumento e seu entorno, restauração de postes e luminárias e serviços executados também na galeria pluvial, as próximas semanas terão um aumento no fluxo de caminhões, profissionais e equipamentos”. Nada consta no Diário Oficial recente sobre as intervenções na ladeira e demais restauros.
Estarão temporariamente fechadas as áreas do Monumento, Casa do Grito, Ladeira do Skate e do terreno destinado à ampliação. Seguem abertas apenas a pista de cooper e as áreas de banheiros e de piquenique (atrás do Museu do Ipiranga), pelos portões da Avenida Nazaré e da Rua Padre Marchetti.
Na última reunião do Conselho do Parque, em maio, nada foi dito sobre o fechamento do mesmo. Inclusive, houve a contratação de novas equipes de manutenção, que estavam atuando desde abril: 12 ajudantes gerais, quatro jardineiros e dois roçadores fixos. A empresa responsável pelo POT - Programa Operação Trabalho Zeladores de Parques, a equipe de manejo, é a Potenza.
Quando questionado pelo IpirangaFeelings sobre obras no Parque da Independência, em agosto do ano passado, o então governador João Doria afirmou que “não sabia” nada sobre o local, pois não era de sua responsabilidade.
O IpirangaFeelings então enviou questionamentos à Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. De acordo com o órgão, a empresa contratada para realizar os serviços é a Frechaltore Construtora Ltda, com valor de R$ 6.449.519,61 para as obras.
Na área de todo o parque, que engloba tanto a área onde fica o monumento quanto o bosque atrás do Museu do Ipiranga, serão realizadas as seguintes melhorias: adequados ou requalificados bebedouros, bancos, mesas, lixeiras, academias ao ar livre, pistas de cooper, áreas de piquenique, acessos, sanitários e refeitórios.
A nota enviada ao site ainda informa que o playground, atrás do Museu, terá troca de todos os brinquedos, instalação de piso adequado para absorção de impacto, bem como a instalação de brinquedos inclusivos e execução de rotas acessíveis para pessoas com deficiência.
Obras de ampliação do parque
O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – esteve na área anexa do parque, um bosque de 21.188 m² onde existia antigamente o Instituto Bom Pastor, para avaliar a possibilidade do local ser um sítio arqueológico, que foi descartada.
A demarcação e fundação do terreno, na qual podemos ver a área da nova administração e banheiros ganhando forma, foi iniciada. A pista de cooper e parte do trecho pavimentado estão em andamento. Não há nem sinal da pista de skate ainda.
No Diário Oficial, saiu ontem um adendo sobre as questões de acessibilidade do projeto de ampliação do parque, com adequações apontadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA.
A Subprefeitura Ipiranga informa que realizará obras de acessibilidade no entorno do Parque. As melhorias vão de construção de passeio, guia rebaixada para PNE, faixa elevada para pedestres, avanço de calçada, incluindo também a recomposição do pavimento, o remanejamento de interferências e a readequação da drenagem e da sinalização viária, de acordo com as especificações técnicas da Administração Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A SPObras ressalta que as obras de reforma e conservação do Monumento à Independência e Casa do Grito contemplam melhorias nas edificações, acessibilidade, climatização e conservação. As melhorias na acessibilidade abrangem a instalação de plataforma elevatória para acesso ao ambiente da Cripta Imperial, localizada sob o Monumento.
Além disso, foi informado por Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA que não haverá estacionamento no parque, embora já existam vagas na rua dos Sorocabanos, sob cobrança de Zona Azul. Foi solicitado à SVMA um “estudo de viabilidade técnica” para implantação de vagas reservadas à pessoa com deficiência e pessoa idosas.
A menos de 100 dias para a reabertura do Museu do Ipiranga, as obras do parque – iniciadas em 2020 – seguem um ritmo lento até então.
Investimentos na cripta imperial
Localizada dentro do monumento, a Cripta Imperial – que resguarda restos mortais de Dom Pedro I, a Imperatriz Leopoldina e Dona Amélia de Leuchtenberg, também passará por melhorias. Com um investimento de R$ 3,8 milhões, as obras serão estão previstas para serem finalizadas em agosto.
Segundo a nota enviada ao Ipiranga Feelings, está prevista a instalação de novos aparelhos de ar condicionado, de forma a atender as especificações das normas técnicas vigentes, para climatização adequada do local.
A conservação geral contempla atividades de trocas de revestimentos, pintura, readequação dos banheiros, novo sistema de iluminação para os ambientes internos e limpeza dos granitos externos do Monumento.
Também estão previstos serviços gerais no pátio externo junto ao Monumento, como a readequação da geometria e solução de problemas de drenagem de águas pluviais.
Suspendera até a vacinação contra Influenza e Covid19 no Parque?
Não sei se os números justificam, mas poderiam ter deixado a Tenda nas proximidades, perto do Hospital Ipiranga ou próximo do corpo de Bombeiros , na Av. Nazaré. A região ficou descoberta de vacinação aos domingos
Sim, porque a área está totalmente fechada para reformas.
Mas estamos sem nenhuma tenda mesmo…poderiam repor em outro local.
Veja se a tenda do Hospital Alvarenga está ativa.
Bom dia! O ladeirão do museu do ipiranga está aberto para pratica de skate?
Tinha uma informação no portao de entrada que só ia abrir no dia 16/09.
Oi Samuel! Veja as infos do parque nessa matéria: https://ipirangafeelings.com.br/duvidas-museu-parque-festival-do-bicentenario-no-ipiranga/
Bom dia, o ladeirão está aberto?
As fontes interativas, no jardim francês, estão funcionando normalmente, todos os dias? É muito difícil falar com a administração do parque/museu, eu diria até impossível!
Às vezes as fontes passam por manutenção sem aviso prévio. Mas, segundo o museu, funcionam todos os dias das 10h às 20h, sendo as fontes interativas até 19h.