Túnel na Sena Madureira pode remover 300 árvores e não resolve trânsito

Às vésperas das eleições municipais, a Prefeitura de São Paulo resolve tirar da gaveta o projeto de um túnel na Sena Madureira, uma das avenidas mais bonitas da Zona Sul, que pode derrubar 320 árvores e realocar 500 moradores para construir 500 metros de via subterrânea ao custo de R$ 531 milhões. O projeto, impedido pelo Ministério Público em 2011, só teve atualização no valor das obras.

Batizado de Complexo Viário Sena Madureira, a obra na Vila Mariana propõe dois túneis, que totalizam 1.651m de extensão (cerca de 500 metros de cada lado da via), sendo o túnel norte com início na Rua Sena Madureira, altura da R. Botucatu. Já o túnel sul terá início na mesma via, próximo à R. Mairinque. A Prefeitura começou os trabalhos no dia 16 de setembro, já isolando o canteiro central com tapumes.

Imagem: Google Maps

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Trânsito, o complexo viário promoverá a interligação da av. Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, facilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi. 

A teoria é de que o túnel evitaria o gargalo de trânsito criado na Rua Engenheiro Armando de Virgilis, Rua Dr. Barros Cruz e Rua Vergueiro, uma das mais extensas e cada vez mais engarrafas de São Paulo. A Prefeitura alega que foram feitas atualizações “a fim de atender a todas as normas vigentes, desde aspectos de segurança até questões relativas à acessibilidade.” 

Mais problemas do que soluções

Acontece que, na prática, existem algumas incongruências e justificativas vazias. Uma delas é de que a construção evita apenas um semáforo no cruzamento entre as avenidas Sena Madureira e Domingos de Morais.

Ao analisar o projeto, o túnel não ultrapassa a zona de congestionamento, parando na Rua Embuaçu, sem chegar na Av. Ricardo Jafet. A limitação da via seria no gargalo da Rua Dr. Barros Cruz, adicionando duas faixas de carro para chegar à Vergueiro.

A obra também desmonta a ciclofaixa da Sena Madureira, colocada há menos de dois anos, e não segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE), que deve priorizar o transporte coletivo e a mobilidade ativa. No caso, um corredor de ônibus também estava previsto no PDE e não foi colocado como prioridade.

Outro ponto crítico é de cunho socioambiental. O túnel prevê a remoção de 320 árvores na avenida Sena Madureira, muitas delas bem antigas e integrantes do bioma Mata Atlântica, como Pau Brasil, Jacarandá, Pau Ferro, Cedro e Tipuana, e espécies frutíferas, como carambola, nespereira, abacateiro, amoreira e mangueira.

Além disso, o túnel na Sena Madureira já começou a remover espécies de uma área de preservação permanente, nos arredores do Córrego Emboaçu, nascente que chega ao Córrego Ipiranga. A Prefeitura de São Paulo justifica a compensação de plantio de 266 mudas de espécies nativas do estado dentro do perímetro da obra.

Ao chegar à Rua Maurício Francisco Klabin, onde vive a comunidade da Souza Ramos, já se percebe o desmatamento, segundo relato dos moradores. Eles também se queixam das 118 desapropriações inadequadas, sem consulta sobre sua autorização, indenização ou futuro das famílias.

O Ministério Público de São Paulo foi mais uma vez acionado por meio da Rede Sustentabilidade para paralisação imediata das obras, em 23 de setembro de 2024.

Imagem: Google Maps

Contratação passou pela Lava Jato

Foi em meados de 2008 que o túnel da Sena Madureira entrou em pauta no executivo municipal. Durante a gestão de Gilberto Kassab (2006-2012) foram assinados contratos ilícitos da ordem de R$ 218 milhões.

Em delação premiada, a construtora Queiroz Galvão (hoje chamada de Álya) admitiu o pagamento de propina de R$ 1 milhão ao Kassab para direcionar a licitação. Ao assumir como prefeito, em 2013, Fernando Haddad suspendeu a execução do projeto.

Ao ser arquivado o processo, a atual prefeito Ricardo Nunes desengavetou o projeto, 12 anos depois, sem alterar as empresas envolvidas em corrupção. Segundo comunicado oficial da Prefeitura, a contratada para as obras são as empresas Álya Construtora e Galvão Engenharia

Foto: divulgação

Moradores protestam contra o túnel na Sena Madureira

No dia 01 de outubro, a Prefeitura de São Paulo fez uma reunião no auditório da Subprefeitura Vila Mariana, aberta à participação popular. Os moradores lotaram o local, chegando a não ter estrutura suficiente para atender a todos.

Por isso, haverá uma nova reunião nesta quinta-feira (03), às 20h no auditório da biblioteca Viriato Correia, na Av. Sena Madureira, 298.

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3 thoughts on “Túnel na Sena Madureira pode remover 300 árvores e não resolve trânsito

  1. Olá bom dia, estou interessado nesta vaga de emprego, estou precisando muito. Moro Paim 223 , do lado do kibichiga. Próximo a praça 14 bis

  2. Inaceitavel!
    O meio ambiente esta precisando tanto de mais arvores e esses desgovernos visando somente propinas …destaques….
    E com essas manobras que volabor vom o aquevcmento global.

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