museu republicano de itu

Extensão do Museu do Ipiranga, Museu Republicano de Itu tem tour virtual

Sabia que o Museu do Ipiranga tem um irmão? Considerado uma extensão do antigo Museu Paulista da USP, o Museu Republicano foi inaugurado em 1923 em Itu, interior de São Paulo, e sua história remete ao feriado de 15 de novembro: a proclamação da república.

O espaço ocupa o antigo casarão da família Almeida Prado, onde aconteceu a “Convenção de Itu”, em 18 de abril de 1873, quando a burguesia (políticos e fazendeiros de café) se reuniu para debater os rumos do país e armar um golpe republicano, que tiraria D. Pedro II do poder – conquistado por meio do golpe da maioridade – em 15 de novembro de 1889. Ali foi fundado o Partido Republicano Paulista.

Para além da configuração do período republicano, o museu reúne em seu acervo fragmentos da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e primeira metade do século 20. Trata ainda da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

entrada-domuseu-republicano

Um dos destaques da arquitetura é a azulejaria do saguão, feitos pelo ceramista Antonio Luiz Gagni e instalada nos anos 1940, formando um painel que representa a história local, entrelaçada a momentos-chave da história nacional.

Na área externa tem um jardim, com estátuas inspiradas nas quatro estações do ano que foram trazidas do Rio de Janeiro em 1935.

O espaço também conta com núcleo de pesquisa e oferece cursos interessantes acerca da arte e da história do país. O museu fica na Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico de Itu.

jardim-do-museu

Faça um tour virtual

Em 2020, o Museu Republicano Convenção de Itu inaugurou um tour virtual que permite percorrer todos os espaços sem sair de casa. Os conteúdos contam com audiodescrição e mensagens em áudio para guiar os itens apresentados. A visualização em 3D do acervo e da arquitetura do Museu oferecem uma verdadeira imersão, especialmente se o usuário tiver óculos de realidade virtual.

Todos os ambientes contam com ícones de informação, que abrem telas com detalhes a respeito do edifício, dos acervos e das exposições no local. A visita pode ser feita por meio deste link.

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro