Metrô no Parque da Independência: plano da Linha 16-Violeta poderá chegar ao Ipiranga e Aclimação

Um novo plano de ampliação nos trilhos de São Paulo foi divulgado hoje (13). Entre as promessas, um metrô no Parque da Independência, que facilitaria bastante o acesso da população à área verde e ao Museu do Ipiranga. A futura Linha 16-Violeta pretende se consolidar como a “Linha dos Parques”, ligando cinco equipamentos, incluindo o Ibirapuera, Água Branca, Ceret e Aclimação.

A linha Violeta será composta por 32 quilômetros de extensão e 25 estações, ligando a zona leste até a zona oeste em torno de 30 minutos. A expectativa é de transportar 18 milhões de passageiros por mês.

As estações mais próximas do Parque da Independência e Museu do Ipiranga atualmente pertencem a Linha 2-Verde: a Alto do Ipiranga, fica a 2,3 km de distância; e a Santos-Imigrantes, a 2 km. Quem não encara uma caminhada pode pegar linhas de ônibus que passam pela Av. Nazaré e Av. Ricardo Jafet para chegarem até um dos portões de acesso ao parque. A Estação Sacomã, junto a um terminal de ônibus, está a 2,1 km, tendo como via mais próxima a Rua Bom Pastor, que leva ao mesmo destino e ao Sesc Ipiranga.

A estação Independência ficaria próxima às estações Aclimação e Lins de Vasconcelos.

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Parque da Independência tem acesso próximo apenas por ônibus – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Serão oito integrações no total: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

A implementação acontece por meio do programa governamental SP nos Trilhos, lançado em maio deste ano, que prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), com investimento total de mais de R$ 190 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP).

O edital de chamamento público para a seleção da empresa responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade para a estruturação foi publicado no dia 04 de outubro.

O projeto é voltado a interessados em realizar o estudo de viabilidade, seguido da escolha da melhor proposta; preparação da modelagem; realização das audiências e consultas públicas; publicação do edital e realização do leilão. O prazo termina no dia 6 de dezembro. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões.

A concessão será de 30 anos, incluindo 8 anos para construção e 22 anos para operação. A previsão é que a linha beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros anualmente. A linha completa ligará a região de Cidade Tiradentes, na zona leste, à zona oeste de São Paulo, terminando na Estação Oscar Freire.

Foto: Governo de SP

O que você precisa saber sobre a obra

  • Segundo um estudo para a linha, publicado pelo Metrô de SP em 2022, o projeto é ousado e usa de certa inovação para construção, como o método austríaco NATM, e uso de uma tuneladora quadrúpla, utilizada em Barcelona. A ideia seria construir quatro trechos simultaneamente, com escavação terminada até 2034.
  • A execução a essa altura do campeonato, porém, é incerta e com atraso, visto que teoricamente deveriam ter começado os estudos em 2023 e finalizado até 2027, para iniciar as obras no ano seguinte.
  • A antiga licitação simplesmente teve informações ocultadas, e foi alegado que houve concorrentes “inabilitados ou desclassificados”. Foi na mesma época em que o setor privado manifestou interesse no ramal.
  • Agora o atual governo retomou o projeto o caracterizando como “novidade”, com previsão de assinar o contrato até março de 2026. 

Estação Ipiranga

Uma nova etapa da expansão da Linha 15-Prata se deu início no último mês de agosto. A Estação Ipiranga do Metrô começou as obras, que vão possibilitar a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa (CPTM), facilitando o trajeto e reduzindo o tempo de deslocamento entre o extremo leste da capital e as demais regiões da Grande São Paulo.

Continue lendo: com previsão para 2027, estação Ipiranga do metrô amplia transporte no bairro

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Metrô na Aclimação e Cambuci é projeto antigo


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