Instituto focado em autistas inaugura na Vila Mariana com simulador de sala de aula

Visando o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto Spectra vai inaugurar sua primeira unidade em São Paulo, na Vila Mariana, neste mês de agosto. A iniciativa é responsável pela realização de pesquisa e atendimento gratuito, introduzindo pela primeira vez um simulador de sala de aula que visa familiarizar as crianças com o ambiente escolar para promover sua inclusão e desenvolvimento acadêmico.

Fundado em 2018, o Instituto Spectra já possui atendimento em Campinas, com foco principal na inclusão social e no desenvolvimento de pessoas com TEA. Dentre suas particularidades, é reconhecido pelo atendimento gratuito conhecido como “intervenção precoce”, destinado a um público de 2 a 6 anos com TEA.

Segundo Renata Michel, presidente do instituto, a intervenção precoce pode ter um impacto significativo no desenvolvimento de crianças com autismo. “O estímulo de habilidades pré-requisitos como comunicação, comportamentos sociais e habilidades cognitivas aumenta a possibilidade de aprendizado, melhorando assim suas habilidades de vida e os resultados a longo prazo”, diz.

Foto: divulgação

Na Vila Mariana será utilizado o inovador simulador de sala de aula, permitindo que as crianças se adaptem ao ambiente acadêmico de forma gradual e eficaz. A abordagem utilizada é a intervenção em ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

Trata-se de uma metodologia de ensino baseada na ciência da aprendizagem de comportamentos. Ela envolve a aplicação de princípios de comportamento para ensinar habilidades novas e melhorar comportamentos sociais e de comunicação.

Por meio de uma intervenção personalizada, seu objetivo é atender às necessidades individuais de cada criança, ajudando-as a adquirir novas habilidades e a reduzir comportamentos desafiadores.

Outra novidade é a condução de uma pesquisa sobre a expressão de dor física em crianças com TEA e, para isso, busca a participação de pais ou cuidadores voluntários que concordem em preencher um questionário sobre o tema.

Renata, que trocou a carreira de Direito pela Análise do Comportamento, conta que o instituto é um projeto totalmente financiado por doações. “A nova unidade em São Paulo é uma conquista estratégica para ampliar o atendimento às famílias que não dispõe de recursos para arcar com o tratamento, além de aproximar o instituto das universidades, facilitando pesquisas e inovações na área”, acrescenta.

Além das unidades físicas, o Spectra leva a intervenção ABA a outras regiões do país por meio do projeto “ABA Sem Fronteiras”. O qual capacitou 50 profissionais da educação e saúde e 10 pais e cuidadores em Caicó (RS), promovendo a inclusão de crianças com TEA.

Vai lá!

Instituto Spectra
Rua Colônia da Glória, 548, Vila Mariana, São Paulo – SP
Contato: (11) 95630-0047 

Foto: divulgação

Continue navegando com a gente

ENCONTRE O IPIRANGA FEELINGS EM OUTROS CANAIS!

  • ClubFeelingsobtenha conteúdo exclusivo, novidades antecipadas e benefícios no bairro assinando nosso conteúdo por apenas R$ 7,90/mês (é menos que o dinheiro ida e volta do busão, hein!). Basta acessar o nosso Instagram e clicar em assinar
  • Siga-nos no Threads!
  • Correio da Província: canal de notícias do Ipiranga no WhatsApp
  • FofocaFeelings: canal de fofocas do bairro no Instagram, com foco em gastronomia

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criar abelhas em casa pode nos salvar; saiba como Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Projeto leva skate adaptado a parques de SP e Porto Alegre
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Criar abelhas em casa pode nos salvar; saiba como Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Projeto leva skate adaptado a parques de SP e Porto Alegre