Após pressão, festival no Jardim Botânico migra para o Parque Ibirapuera

Depois de uma petição com mais de 23 mil assinaturas, denúncias no Ministério Público e mobilização popular, o festival no Jardim Botânico de São Paulo se viu forçado a mudar de endereço. A organização divulgou ontem (8) um comunicado alegando que o Parque Ibirapuera receberá o evento no dia 4 de março.

A principal manifestação contra o evento era de cunho ambiental. O Jardim Botânico, concedido aos cuidados do grupo Reserva Paulista por 30 anos, tem como principal função a conservação de espécies da flora e da fauna, além de promover estudos científicos. O local é uma unidade de conservação de proteção integral, onde habitam inúmeros animais na floresta nativa e a nascente do riacho Ipiranga, o mesmo fluindo no Parque da Independência.

No Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que engloba o Jardim Botânico, podem ser encontradas garças, socós, frango d’água, irere, carão, biguá, maguarí, marreco-ananai, gaviões, carcarás, falcão-de-coleira, preguiças, bugios, gambás, tatu-galinha, ouriço-cacheiro, teiús, cobras e lagartos além de espécies ameaçadas de extinção, como gavião-pega-macaco, jacú, pavó.

Foi a partir da preocupação com o meio ambiente que pesquisadores da área e estudantes se mobilizaram, fazendo denúncia no Ministério Público, criando uma petição on-line e indo atrás de figuras políticas. O deputado Carlos Giannazi (PSOL) e a deputada Marina Helou (Rede) aderiram à iniciativa.

Tanto o jardim quanto o Festival Piknic Électronik emitiram notas ao longo dos dias alegando que tomariam medidas protetivas para evitar danos ambientais, embora fosse um evento musical com 12 horas de duração e mais de 3 mil pessoas esperadas.

Durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na noite de quarta-feira (8), ambos os envolvidos na denúncia emitiram um comunicado alertando sobre a mudança de endereço para o Auditório do Ibirapuera. Apesar disso, não reconheceram que a escolha havia sido inadequada, alegando que lamentam “a divulgação distorcida da realidade do evento.”

O grupo reiterou que o festival acontecerá seguindo protocolos específicos e com rígidos padrões de qualidade no controle operacional, independentemente do local de sua realização, “uma vez que um dos pilares do evento é a sustentabilidade, além do propósito de despertar no seu público o respeito e a importância da natureza, suas causas e valores.”

Written by

Ipiranga Feelings

One thought on “Após pressão, festival no Jardim Botânico migra para o Parque Ibirapuera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga