Equipe do Canil dos Bombeiros, no Ipiranga, embarca para missão na Turquia

Um terremoto de grandes proporções devastou parte da Turquia e da Síria nesta semana, mobilizando o mundo inteiro. A Missão Humanitária Brasileira enviou equipes para o país na madrugada dessa quinta-feira (9), incluindo a equipe do único Canil dos Bombeiros do Estado, que fica no bairro Ipiranga.

Saindo da Base Aérea de São Paulo, a tripulação partiu em um voo sem escalas para Adana, na Turquia. O tempo estimado de viagem é de 11h40. Embarcaram, ao todo, 42 pessoas para auxiliar nas operações de resgate das vítimas do terremoto. São 22 militares do Corpo de Bombeiros, 2 médicos militares e dois oficiais da Defesa Civil Estadual.

Os policiais são especializados em resgate de estruturas colapsadas e peritos em operações especiais. Eles contam com o apoio de quatro cães nas ações de salvamento, potencializando as chances de encontrar pessoas sob os escombros.

Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

Entre os cachorros está a labradora Joy, de seis anos, que atuou nos resgates do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. “Ela é meu amor eterno! Depois que aposentar, vai viver comigo e os outros três cães que tenho em casa”, disse o condutor e pai orgulhoso Fernando Masero ao IpirangaFeelings.

Além dela, o time canino fica completo com as cadelas Mary, Malina e Hope. O trabalho é feito com base em binômio, ou seja, os cães sendo guiados por seus tutores, os quais são sempre membros da equipe de Bombeiros. Eles participam de treinamentos constantes em áreas verdes e na base do canil, que fica na Avenida Nazaré, ao lado do Museu do Ipiranga.

Joy e Masero a caminho da missão. Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

O grupo está transportando cinco toneladas de material, sendo quatro toneladas somente de São Paulo. Entre os equipamentos estão ferramentas hidráulicas para rompimento de concreto ou madeira, material de corte, material de uso geral e para escorar escombros, material para trabalho em altura e material de atendimento pré-hospitalar, além de material para montar uma unidade médica para rápido atendimento.

Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP
Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

Written by

Ipiranga Feelings

One thought on “Equipe do Canil dos Bombeiros, no Ipiranga, embarca para missão na Turquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro