Escorpiões no Ipiranga: como prevenir e combater

Não é de hoje que se encontram escorpiões no Ipiranga, bairro histórico na Zona Sul de São Paulo. Com surto de aparições pelo menos uma vez por ano, a praga urbana desperta medo nos moradores e dificilmente será erradicado. Descubra como prevenir e combater o animal peçonhento.

A rua Xavier Curado é uma das principais vias com infestação. Na tarde desta quarta-feira (03), a agência de vigilância sanitária, a Subprefeitura Ipiranga e a LocatSP realizaram uma ação para eliminar os escorpiões da área.

A ação consistiu em um tratamento com aplicação de veneno ao invés do procedimento de catação, feito anteriormente. Segundo o responsável pela operação, o biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Gladyston Costa, o procedimento de catação não vem mais surtindo tanto efeito assim. “Nós estamos testando um tratamento com aplicação de veneno. Temos observado que, de fato, estamos tendo um grande sucesso nesse controle. Esperamos que a população não tenha risco de sofrer qualquer tipo de acidente com os animais venenosos”, argumentou.

Alguns escorpiões foram levados a laboratório para realizar a extração de veneno na busca do antídoto.

O escorpião amarelo é mais perigoso que o preto. Sua picada pode ser fatal, principalmente em idosos acima de 70 anos e crianças com menos de 30 quilos.

Primeiros socorros

O animal, que costuma andar em dupla ou em bando, tem preferência por locais frescos e úmidos, restos de entulho, folhas amontoadas, madeiras velhas, etc.). Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano), sapatos fechados. Móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e paredes também podem servir de esconderijo, sendo um risco maior para bebês e pets.

A picada do escorpião é bastante dolorida e não costuma causar inchaço. O mais importante é procurar assistência médica o mais rápido possível, no hospital mais próximo. Se possível, leve junto o escorpião mergulhado em um recipiente com água e bem fechado, assim há chances de identificação do tipo de veneno e sua gravidade.

Nunca passe álcool ou demais substâncias no local da picada, apenas lave com água em abundância e coloque gelo. Nem todos os acidentados necessitarão de soro antiescorpiônico, isso vai depender dos sinais e  sintomas do paciente.

Dicas para evitar a proliferação dos escorpiões no Ipiranga

1. Tampe ralos com tela, buracos e rachaduras de sua residência. Tampe tomadas não utilizadas. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos. Feche as frestas embaixo das portas à noite.

2. NÃO acumule lixo no quintal. NÃO acumule entulho. Se tiver alimento para ele, ele vai no seu quintal. Escorpiões gostam basicamente de grilos e baratas. Deixe as lagartixas em paz, elas são suas aliadas.

3. Caso encontre um escorpião, jogue um veneno para paralisá-lo. Então o coloque em um recipiente com água e chame a Vigilância Sanitária para que ela possa identificar a espécie e ter os dados do local (o que facilitará um trabalho de controle por parte da Prefeitura).

4. Deixe berço e cama desencostados da parede. Não deixe cobertas, lençóis caídos da cama para o chão, para que eles não possam subir.

5. CUIDADO com caixas de brinquedo, casinhas de madeira no quintal e demais espaços acessados apenas pelas crianças da casa, sem inspeção dos pais. Cheque antes da criança entrar.

6. Mantenha seu quintal sem mato e com a grama aparada.

7. Galinhas são predadoras naturais dos escorpiões. Galinhas d’Angola, além de predadores de escorpião, são ótimas vigilantes.

8. Utilize luvas de proteção para evitar surpresas desagradáveis na hora de organizar armários e demais espaços que possam servir de esconderijo para escorpiões.

9. Incentive o controle. Compartilhe a informação para que outras pessoas também façam a parte delas.

10. Verifique se há torneiras com vazamento na casa, já que eles preferem locais úmidos.

LEIA MAIS

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga
Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca
Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca
Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga