Clone da Figueira das Lágrimas é plantada próxima ao Parque da Independência

É no Ipiranga que mora a última testemunha viva da Independência do Brasil, que completou 200 anos neste ano. O que muita gente não sabe, porém, é que a chamada Figueira das Lágrimas gerou frutos e sementes. Uma de suas “filhas” agora mora em frente ao Monumento, nas proximidades do Parque da Independência.

O presente foi uma iniciativa dos paisagistas Alex Vicintin e Ricardo Cardim, que doaram à Prefeitura de São Paulo uma das mudas cultivadas a partir de sementes da árvore anciã. A “bebê” de 5 anos de vida está com mais de 4 metros de altura atualmente.

Estima-se que a árvore Figueira das Lágrimas tenha aproximadamente 240 anos. É uma longeva árvore nativa da Mata Atlântica e uma referência da São Paulo do século 19. A árvore ainda vive no antigo caminho que ligava o Porto de Santos a antiga Vila, hoje a Estrada das Lágrimas.

Foto: Secretaria do Verde e Meio Ambiente

A árvore histórica

A Figueira das Lágrimas é, na verdade, uma Figueira-Brava (Ficus Organensis). Essa árvore é nativa da Mata Atlântica. Quando em mata fechada, o exemplar arbóreo pode atingir até 30 metros de altura. A Figueira-das-lágrimas ganhou esse nome porque está localizada na antiga rota utilizada pelos soldados que estavam a caminho da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A estrada ligava o Porto de Santos à antiga Vila, hoje Estrada das Lágrimas.

No século XIX, a árvore servia de referência para despedidas dos familiares e amigos. Diante desta árvore já passaram mercadores, soldados, viajantes e até os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II.

A Figueira, que está localizada no território sob jurisdição da Subprefeitura Ipiranga, tem seu reconhecimento em uma placa forjada em bronze que para preservação e segurança é guardada pela Administração Regional. Após a sua exposição neste 7 de setembro, voltará aos cuidados da Subprefeitura Ipiranga.

Foto: divulgação/Subprefeitura do Ipiranga

Atualidade

A Figueira-das-lágrimas tem entre 10 e 12 metros de altura e está localizada na Estrada das Lágrimas, 505. Documentos históricos datam que em 1862 a árvore já era considerada adulta. Para preservar o local, em 2020 a Subprefeitura Ipiranga criou a praça Figueira das Lágrimas, onde vive a árvore mais antiga da cidade.

A praça recebeu a instalação de banco, refletores, pintura, grafite, entre outras benfeitorias. As placas de bronze com poemas sobre a árvore foram reproduzidas na nova praça e visam valorizar a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adote uma praça em SP Uma árvore para chamar de sua Eixo Histórico do Ipiranga é revitalizado para Bicentenário da Independência
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Adote uma praça em SP Uma árvore para chamar de sua Eixo Histórico do Ipiranga é revitalizado para Bicentenário da Independência