Rolê na história: quando Rainha Elizabeth II visitou o Monumento da Independência
Era 1968 quando a Rainha Elizabeth II, que até hoje está no cargo monárquico do Reino Unido, pisou no bairro Ipiranga. Em uma visita rápida e diplomática, ela causou alvoroço ao visitar o Monumento da Independência.
A vinda da rainha para terra brasilis foi um marco e tanto, afinal, era a sua primeira vez no país, para fortalecer laços entre as duas nações.
Com sua distinta elegância, a monarca de então 42 anos bateu perna em Salvador, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, onde inaugurou o MASP, Museu de Arte de São Paulo, eternizado na Avenida Paulista com obra arquitetônica assinada por Lina Bo Bardi.
Na companhia do Duque de Edimburgo, a visita nas cidades paulistas foi breve: de 6 a 8 de novembro. Na agenda do dia da chegada, a primeira parada foi o Monumento da Independência. Na época, as pessoas chegaram a ser dispensadas do trabalho para prestigiar a rainha inglesa, conforme relato de Mario Sergio Pires Messias no Facebook:
Linda. e eu tive o privilégio de estar esse dia lá no Ipiranga. Pude vê-la de perto porque eu trabalhava na Linhas Corrente, na Rua do Manifesto, e fomos dispensados do trabalho para recepcioná-la, visto que a empresa pertencia aos ingleses.
Passado o compromisso, seguiu rumo ao Edifício Itália e finalizou o dia num jantar no Palácio dos Bandeirantes, onde pode curtir o som ao vivo de grandes artistas brasileiros: os artistas Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares.
No dia seguinte, visitou o laboratório da empresa farmacêutica britânica Burroughs Wellcome e deu o ar da graça, com direito a discurso, no vão do MASP. Depois de uma passagem rápida pela Escola Britânica, já entrou no avião para ir até Campinas, onde conheceu fazendas e o Instituto Agronômico.
Assim que deixou o Brasil seguiu viagem para os vizinhos da América do Sul, onde também nunca havia colocado os pés, começando pelo Chile.
Muitas décadas depois os Correios homenagearam a visita da realeza com a produção de um selo da série “Relações Diplomáticas”, lançado em 16 de novembro de 2018.
A rainha Elizabeth II gostou tanto do passeio que nunca mais voltou.