20 projetos sociais no Ipiranga para participar e doar

Nunca é tarde demais para praticar a solidariedade. Visando apoiar os projetos sociais no Ipiranga, o IpirangaFeelings fez um levantamento regional de ações para se engajar, participar, doar e divulgar.

As doações podem ser de diversas formas: doando seu tempo e participando ativamente dos projetos; doando alimentos, excedentes de produção, itens pessoais ou de terceiros em bom estado; fazendo contribuições em dinheiro por boleto, pix, transferência bancária; através do Programa Nota Fiscal Paulista e do Imposto de Renda.

Todas as instituições aqui reunidas são auditadas e/ou prestam contas em relação às doações recebidas.

Empresas e empreendedores podem também contribuir como parceiras em ações ou em definitivo. Basta entrar em contato com os projetos sociais no Ipiranga e arredores.

Instituto Cristóvão Colombo

O Instituto Cristóvão Colombo é uma das mais antigas Instituições a trabalhar com crianças e adolescentes migrantes no Estado de São Paulo. As crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, atendendo os critérios de baixa renda, recebem gratuitamente cinco merendas, educação escolar estadual, uniforme, material pedagógico, atendimento odontológico e apoio psicológico, além de participarem de oficinas culturais. É possível atuar como voluntário, apadrinhar uma criança, ser parceiro ou doador.

ANIPA – Animais Precisam de Ajuda

Pequeno grupo de ajuda animal, que na medida do possível, cuida, castra e busca a adoção responsável de animais abandonados e maltratados. Um dos poucos que trabalha com cachorros em situação de abandono e maus tratos na região.

Projeto Velho Amigo

A projeto contribui para a inclusão social de idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo um envelhecimento saudável com autonomia, dignidade e integração em um ambiente acolhedor. É possível atuar como voluntário ou fazer doações de itens ou contribuir monetariamente.

Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga

A FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga atua desde 1896 como organização de direito privado sem fins lucrativos. Possui quatro projetos em cinco unidades espalhadas pelo bairro, atendendo crianças, adolescentes, jovens e idosos nas áreas de educação, cultura, esportes e geração de renda. Tem como objetivo auxiliar e fortalecer laços familiares. Atende mensalmente cerca de 1.350 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

Gatos do Parque/Museu

Grupo de voluntários que direciona cuidados diários e permanentes aos gatos abandonados dentro e nos arredores do Museu do Ipiranga. Recruta voluntários e arrecada dinheiro e itens para gatos, além de buscar parceiros veterinários.

selective focus photo of grey cat
Foto meramente ilustrativa por Kirsten Bühne – Pexels.com

Instituto Padre Chico

O Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico é uma escola filantrópica, confessional, inclusiva e com recursos próprios, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem, sendo 100% gratuita. Desde sua fundação, é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

ADEFAV

Possibilita a inclusão social e educacional de pessoas com surdocegueira, deficiência múltipla e deficiência visual por meio de serviços de intervenção, habilitação, reabilitação, capacitação de famílias, comunidade. É reconhecida pelas consultorias e cursos de capacitação na área de atuação. Possui uma vaquinha on-line para doações monetárias.

UNAS Heliópolis

Eleita uma das melhores ONGs do Brasil, a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1978 enquanto comissão de moradores da favela de Heliópolis, que lutava pelo direito à moradia e posse da terra. Atuando com públicos de todas as idades, desenvolve diversos projetos de educação, esporte, direitos humanos, capacitação, geração de renda, cultura e assistência social.

ONG Atípica

A Associação em Tecnologia da Informação Profissionalizante para Inclusão de Crianças e Adolescentes é uma ONG que promove a capacitação gratuita de jovens de 14 a 24 anos. Os cursos são na área da tecnologia da informação, artesanato, confeitaria vegana, desenho, conteúdo audiovisual e mídias digitais. Ao apoiar, você incentiva a formação futura de jovens transformadores.

Associação Conviver

A Associação para Integração ao Jovem Especial une esforços para acolher e incluir jovens e adultos com deficiência, seja intelectual ou física. Desenvolve atividades multidisciplinares que focam especificamente na qualidade de vida dos atendidos, além de promover a inclusão social e o bem-estar.

IHDI – Instituto Humanização e Desenvolvimento Integral

Criada para acolher e promover inclusão social e autonomia, a instituição atende pessoas em situação de rua na casa de acolhida Estação Bem Estar, um local digno para abrigo e descanso, higiene e alimentação, além de atender crianças no CEI Joel Correa de Ávila e crianças e adolescentes no CCA Estação Adolescer.

CUFA Heliópolis

A CUFA Heliópolis é um braço regional da Central Única das Favelas, que atua em todo o país. A Organização da Sociedade Civil atua na promoção e ação sociais, culturais, esportivas na favela de Heliópolis.

Rayo Proletário

O time amador de futsal e futebol society alia lutas sociais ao esporte e promove trabalho de base para ajudar comunidades carentes em São Paulo. Foi criada também uma campanha contínua de arrecadação mensal para compra de itens de higiene básicos, a serem distribuídos para pessoas em situação de rua.

closeup and selective focus photography of toothbrush with toothpaste
Imagem meramente ilustrativa por George Becker – Pexels.com

Centro Comunitário da Vila Monumento

Mantido pela C.A.R.A. – Comunidade Assistencial Rainha dos Apóstolos, o projeto social CCVM promove cursos e workshops gratuitos para jovens e adultos. Além disso, faz esporadicamente arrecadação de alimentos para doação com parceiros e arrecada roupas para o brechó, gerando renda para manter os trabalhos.

Instituto Baccarelli

Na ativa há mais de 25 anos, o instituto forma jovens músicos para a compor a Orquestra Sinfônica Heliópolis. Atende anualmente mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 17 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 52 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras.

Mentoria Anjo

O projeto social visa orientar jovens na escolha e trajetória profissional, oferecendo mentoria gratuitamente. Por meio da promoção do autoconhecimento se aumentam as chances de escolhas mais assertivas e condizentes com seus desejos, aptidões e potenciais. As mentorias são feitas em escolas, ONGs e parceiros.

photo of people near laptops
Imagem meramente ilustrativa por fauxels – Pexels.com

Ação Comunitária Nova Heliópolis

A Associação Ação Comunitária Nova Heliópolis foi criada com a finalidade de contribuir com ações a serem realizadas na Comunidade de Heliópolis, nas diferentes áreas de atuação referentes à criança, adolescente e seus familiares, contribuindo também com o debate democrático nas áreas de Habitação, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer. 

Grupos Voluntários de distribuição de itens à população em situação de rua

noodles soup with meat on bowl
Imagem meramente ilustrativa por Cats Coming – Pexels.com

Apoie o Ipiranga Feelings: compartilhe o conteúdo, nos marque nas redes sociais e dê créditos ao nosso trabalho caso seja utilizado em reposts e como base em conteúdos.

Fotos: divulgação de cada projeto
Foto em destaque: UNAS Heliópolis

Deixe um comentário