20 projetos sociais no Ipiranga para participar e doar
Nunca é tarde demais para praticar a solidariedade. Visando apoiar os projetos sociais no Ipiranga, o IpirangaFeelings fez um levantamento regional de ações para se engajar, participar, doar e divulgar.
As doações podem ser de diversas formas: doando seu tempo e participando ativamente dos projetos; doando alimentos, excedentes de produção, itens pessoais ou de terceiros em bom estado; fazendo contribuições em dinheiro por boleto, pix, transferência bancária; através do Programa Nota Fiscal Paulista e do Imposto de Renda.
Todas as instituições aqui reunidas são auditadas e/ou prestam contas em relação às doações recebidas.
Empresas e empreendedores podem também contribuir como parceiras em ações ou em definitivo. Basta entrar em contato com os projetos sociais no Ipiranga e arredores.
O Instituto Cristóvão Colombo é uma das mais antigas Instituições a trabalhar com crianças e adolescentes migrantes no Estado de São Paulo. As crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses, atendendo os critérios de baixa renda, recebem gratuitamente cinco merendas, educação escolar estadual, uniforme, material pedagógico, atendimento odontológico e apoio psicológico, além de participarem de oficinas culturais. É possível atuar como voluntário, apadrinhar uma criança, ser parceiro ou doador.
ANIPA – Animais Precisam de Ajuda
Pequeno grupo de ajuda animal, que na medida do possível, cuida, castra e busca a adoção responsável de animais abandonados e maltratados. Um dos poucos que trabalha com cachorros em situação de abandono e maus tratos na região.
A projeto contribui para a inclusão social de idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo um envelhecimento saudável com autonomia, dignidade e integração em um ambiente acolhedor. É possível atuar como voluntário ou fazer doações de itens ou contribuir monetariamente.
Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga
A FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga atua desde 1896 como organização de direito privado sem fins lucrativos. Possui quatro projetos em cinco unidades espalhadas pelo bairro, atendendo crianças, adolescentes, jovens e idosos nas áreas de educação, cultura, esportes e geração de renda. Tem como objetivo auxiliar e fortalecer laços familiares. Atende mensalmente cerca de 1.350 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Grupo de voluntários que direciona cuidados diários e permanentes aos gatos abandonados dentro e nos arredores do Museu do Ipiranga. Recruta voluntários e arrecada dinheiro e itens para gatos, além de buscar parceiros veterinários.
O Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico é uma escola filantrópica, confessional, inclusiva e com recursos próprios, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem, sendo 100% gratuita. Desde sua fundação, é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
Possibilita a inclusão social e educacional de pessoas com surdocegueira, deficiência múltipla e deficiência visual por meio de serviços de intervenção, habilitação, reabilitação, capacitação de famílias, comunidade. É reconhecida pelas consultorias e cursos de capacitação na área de atuação. Possui uma vaquinha on-line para doações monetárias.
Eleita uma das melhores ONGs do Brasil, a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 1978 enquanto comissão de moradores da favela de Heliópolis, que lutava pelo direito à moradia e posse da terra. Atuando com públicos de todas as idades, desenvolve diversos projetos de educação, esporte, direitos humanos, capacitação, geração de renda, cultura e assistência social.
A Associação em Tecnologia da Informação Profissionalizante para Inclusão de Crianças e Adolescentes é uma ONG que promove a capacitação gratuita de jovens de 14 a 24 anos. Os cursos são na área da tecnologia da informação, artesanato, confeitaria vegana, desenho, conteúdo audiovisual e mídias digitais. Ao apoiar, você incentiva a formação futura de jovens transformadores.
A Associação para Integração ao Jovem Especial une esforços para acolher e incluir jovens e adultos com deficiência, seja intelectual ou física. Desenvolve atividades multidisciplinares que focam especificamente na qualidade de vida dos atendidos, além de promover a inclusão social e o bem-estar.
IHDI – Instituto Humanização e Desenvolvimento Integral
Criada para acolher e promover inclusão social e autonomia, a instituição atende pessoas em situação de rua na casa de acolhida Estação Bem Estar, um local digno para abrigo e descanso, higiene e alimentação, além de atender crianças no CEI Joel Correa de Ávila e crianças e adolescentes no CCA Estação Adolescer.
A CUFA Heliópolis é um braço regional da Central Única das Favelas, que atua em todo o país. A Organização da Sociedade Civil atua na promoção e ação sociais, culturais, esportivas na favela de Heliópolis.
O time amador de futsal e futebol society alia lutas sociais ao esporte e promove trabalho de base para ajudar comunidades carentes em São Paulo. Foi criada também uma campanha contínua de arrecadação mensal para compra de itens de higiene básicos, a serem distribuídos para pessoas em situação de rua.
Centro Comunitário da Vila Monumento
Mantido pela C.A.R.A. – Comunidade Assistencial Rainha dos Apóstolos, o projeto social CCVM promove cursos e workshops gratuitos para jovens e adultos. Além disso, faz esporadicamente arrecadação de alimentos para doação com parceiros e arrecada roupas para o brechó, gerando renda para manter os trabalhos.
Na ativa há mais de 25 anos, o instituto forma jovens músicos para a compor a Orquestra Sinfônica Heliópolis. Atende anualmente mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 17 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 52 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras.
O projeto social visa orientar jovens na escolha e trajetória profissional, oferecendo mentoria gratuitamente. Por meio da promoção do autoconhecimento se aumentam as chances de escolhas mais assertivas e condizentes com seus desejos, aptidões e potenciais. As mentorias são feitas em escolas, ONGs e parceiros.
Ação Comunitária Nova Heliópolis
A Associação Ação Comunitária Nova Heliópolis foi criada com a finalidade de contribuir com ações a serem realizadas na Comunidade de Heliópolis, nas diferentes áreas de atuação referentes à criança, adolescente e seus familiares, contribuindo também com o debate democrático nas áreas de Habitação, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer.
Grupos Voluntários de distribuição de itens à população em situação de rua
Apoie o Ipiranga Feelings: compartilhe o conteúdo, nos marque nas redes sociais e dê créditos ao nosso trabalho caso seja utilizado em reposts e como base em conteúdos.
Fotos: divulgação de cada projeto
Foto em destaque: UNAS Heliópolis
Gostaria de participar da exposição , meu Instagram e mottagil3821, aguardo o retorno, meu caibrado 985148970
Olá Gil,
O IpirangaFeelings é um portal de informação, não temos nenhuma relação com os projetos mencionados.
Abraços
tenho 40 potes com tampa pra doar, É bom para distribuição de sopa, Alguem se interessa?
Olá Cristiane,
O IpirangaFeelings é um portal de informação, não temos nenhuma relação com os projetos mencionados.
Abraços
Bom dia, gostaria muito de ser voluntária em algum orfanato aqui no Ipiranga
Não existem mais orfanatos, mas conforme citado acima, há diversos projetos sociais envolvendo crianças e adolescentes nos quais você pode contribuir, como os da FUNSAI.
Att,
I-Feelings
Boa tarde, tudo bem?
Me chamo Victória Alves e atualmente sou estudante do nono semestre de Psicologia pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
Neste próximo semestre, no início do mês de agosto, minha dupla e eu iniciaremos dois estágios obrigatórios pela faculdade, sendo um de Projeto Social e o outro de Psicologia do Trabalho.
O intuito dos estágios é acompanhar, vivenciar e refletir a realidade do cotidiano profissional e as possibilidades sociais e do mercado de trabalho. Além disso, também devemos aprimorar a capacidade de identificar e analisar as políticas e indicadores sociais relacionados ao campo de trabalho, analisar as expressões da questão social e identificar alguns objetos, caminhando para o planejamento de ideias de intervenções.
Contudo, nosso intuito é realizar um encontro por semana para acompanharmos e aplicarmos informações que nos serão direcionadas em nossas supervisões por um professor de nossa faculdade. Durante o semestre, teremos esses encontros onde realizaremos relatórios semanais, desenvolvendo ideias e planos de atividades a fim de uma devolutiva final.
Todas essas informações fazem parte do nosso plano de formação acadêmica no curso de Psicologia.
Desse modo, gostaria de confirmar se existe o interesse de alguma instituição de vocês aceitar e contribuir com essa nossa atividade semestral? Caso ocorra o interesse e disponibilidade, futuramente, no período de início das supervisões, iniciaremos o processo de documentação e contrato, que são necessários para a ciência da faculdade diante dos estágios que serão realizados.
Caso entendam que não faz sentido, entenderemos totalmente. Também ficamos dispostos caso possuam outros locais para nos indicar. Fico à disposição para qualquer dúvida e agradeço o retorno.
Victória,
Se você se atentar ao todo vai perceber que o IpirangaFeelings é um site jornalístico e essa é a sessão de comentários públicos.
Os projetos e instituições da lista são independentes um do outro, dos quais não temos nenhuma participação.
Boa sorte!