Ônibus Lilás estará no Ipiranga para atender mulheres vítimas de violência
Estima-se que a cada 5 minutos uma mulher sofra algum tipo de agressão no Brasil. Como medida de contenção de danos e prevenção, foi criado o Ônibus Lilás, que estará no Ipiranga para atender mulheres vítimas de violência.
A iniciativa itinerante presente em diversos estados é uma forma de oferecer proteção à mulher. Em São Paulo os serviços gratuitos são prestados por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania.
A unidade móvel recebe mulheres vítimas de qualquer violência, desde um assédio moral à agressões físicas. A equipe composta por assistente social, psicóloga e advogada, que oferecem acolhimento e orientação sem nenhum tipo de custo.
Durante o atendimento, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para parceiros da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que inclui a Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria.
A Subprefeitura do Ipiranga irá realizar ainda outras atividades paralelamente à ação do Ônibus Lilás, também direcionadas ao público feminino. Confira abaixo o cronograma do Ciclo Lilás:
- 30.07 às 14:00 – exibição do filme feminista “As Sufragistas” seguido de roda de conversa na Biblioteca Roberto Santos.
- 01.08 às 09:00 – abertura oficial do Ciclo Lilás com a presença da Secretária de Direitos Humanos no CEU Meninos.
- 02.08 às 14:00 – palestra Mulher Empreendedora na Fatec Ipiranga.
- 04.08 às 10:00 – Sarau no Mercado Municipal do Ipiranga.
- 05.08 às 18:00 – Roda de conversa “Mulheres na Política” na Associação Comercial do Ipiranga.
- 06.08 às 08:15 – aula de Zumba no CDC Parque Fongaro.
- 08.08 às 15:00 – Roda de conversa sobre Feminicídio na OAB do Ipiranga.
- 08.08 às 15:00 – oficina de graffiti ao lado do estacionamento da Subprefeitura do Ipiranga.
- 09.08 às 16:00 – Festival de Vôlei Feminino no CEU Parque Bristol.
Lembrando que em qualquer momento, a mulher violentada de alguma maneira pode entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, por meio do telefone 180.