Com previsão para 2027, estação Ipiranga do metrô amplia transporte no bairro
Uma nova etapa da expansão da Linha 15-Prata se deu início no último mês de agosto. A Estação Ipiranga do Metrô começou as obras, que vão possibilitar a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa (CPTM), facilitando o trajeto e reduzindo o tempo de deslocamento entre o extremo leste da capital e as demais regiões da Grande São Paulo.
Somente nesta estação, que vai receber 28 mil passageiros por dia, o investimento será de R$ 479,5 milhões. O contrato tem um prazo de execução de 40 meses, e deve ficar pronto até 2027, mesmo ano em que haverá posse de novos mandatos na presidência do Brasil e no governo do Estado.
O início da obra, no dia 07 de agosto, foi marcado pelos trabalhos de perfuração de solo no canteiro, para a construção dos pilares do corpo da estação. A atividade foi feita por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados. Isso possibilita a execução das estacas que sustentam a estrutura da estação e das vigas que formam a via elevada por onde circulam os trens.
Em termos de estrutura, a estação Ipiranga terá dois acessos, sendo o principal na avenida Presidente Wilson, 3.437 e o secundário pela estação da Linha 10-Turquesa. Ao todo, a edificação terá 10,7 mil m de área construída e contando com itens de acessibilidade, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para o estacionamento de bicicletas em paraciclos.
Projeção
A frente de projetos mundiais, a TYLin Engenharia foi responsável pelo desenvolvimento do projeto básico e do projeto executivo da Estação Ipiranga. O Projeto Básico foi reconhecido com o 1º Prêmio BIM concedido pela Administração Pública Brasileira à Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ pela utilização de uma tecnologia de design tão inovadora.
A estação foi projetada com recursos de tecnologia BIM – sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção -, programa federal brasileiro que promove a inovação na indústria. A plataforma possibilita o desenvolvimento de um modelo 3D completo, unificando um conjunto de processos para uma construção, como nas frentes de obra civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, facilitando o desenvolvimento e ampliando a assertividade na execução do projeto.
A nova estação está distribuída em cinco andares, incluindo salas técnicas, plataforma de embarque e desembarque e um nível intermediário para conexão dos usuários.
Ampliação da Linha 15-Prata
Além da Ipiranga, que faz parte da expansão da Linha 15 a oeste, o Metrô está construindo mais duas estações, com obras já em andamento. O atual projeto de ampliação contempla mais 1,8 km e a estação Ipiranga na ponte oeste da linha, além de outros 2,7 km, 2 estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) e um pátio (Ragueb Chohfi) na ponta leste, depois de Jardim Colonial.
Para atender o novo trecho, o Metrô também encomendou 19 novos trens – sendo que o primeiro já foi liberado na China (onde foi fabricado) e enviado ao Brasil -, aumentando a frota para 46 composições.
Atualmente, a Linha 15-Prata tem 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia e paisagismo em toda essa extensão. Com a expansão até Ipiranga e Jacu Pêssego, a linha passará a ter 19,1 km de extensão operacional e 14 estações para atender a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.
Trens da China
Em julho deste ano, o primeiro dos novos trens da Linha 15-Prata foi entregue ao Metrô, em cerimônia realizada na cidade de Wuhu, na China, onde foi fabricado. A frota deve chegar ao Brasil até outubro por meio de navio que embarcará do Porto de Shanghai com destino a Santos.
Este é o primeiro de um lote de 19 trens encomendado pelo Metrô ao Consórcio CEML, responsável pela construção da via da Linha 15. Os trens estão sendo produzidos pela PATS, uma joint-ventura entre a Alstom e a CRRC. Os demais serão entregues gradativamente até 2026.
Ao chegar ao Brasil, a composição iniciará o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança.
Esses trens são similares em layout e funcionalidade aos já utilizados na Linha 15. Contam com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação de LED e mapa dinâmico.
A encomenda vai atender à expansão da Linha 15-Prata, que está em execução pelo Metrô, com a construção das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, no sentido leste, assim como a estação Ipiranga, no sentido oeste.
*Com informações da comunicação do Metrô de SP, Governo de SP e Tylin Engenharia
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