Jornada do Patrimônio no Ipiranga tem visitas a museus, igrejas e outros edifícios históricos

Chegando à décima edição, a Jornada do Patrimônio no Ipiranga percorrerá dois dos principais museus do bairro, além de igrejas e um dia de visitação no Instituto de Cegos Padre Chico, um dos conjuntos mais imponentes da Avenida Nazaré, que abre ao público apenas para o evento.

O evento anual terá como tema “Patrimônio e Sustentabilidade”, para refletir sobre o papel do patrimônio cultural na construção de uma cidade sustentável, alinhando-se ao debate internacional, como os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A programação completa se expande por toda a cidade e pode ser conferida clicando aqui.

Atividades no Ipiranga

-> Dia 17 de agosto

Imóveis: Instituto de cegos Padre Chico
Com MLD Rai Arquitetura
Data: 17/08
Horário: 14h
Local: Rua Moreira de Godói, 456 – Ipiranga. (Zona Sul)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScj_RTZz-9oKAB241PEEDpr8FuieV4Jlv3gl6BsJRgqsIrZ7Q/viewform

Disponibilidade: Sábado (17.08) das 14h00 às 17h00, sendo a primeira visita guiada entre 14h00 e 15h00 (limitado à 20 pessoas), a segunda visita guiada entre 15h00 e 16h00 (limitado à 20 pessoas), e a terceira visita guiada entre 16h00 e 17h00 (limitado à 20 pessoas).

A fim de promover o conhecimento sobre o canteiro de obras de um projeto de reabilitação, tema específico dentro do campo da preservação, propomos a abertura do canteiro de obras do Instituto Padre Chico ao público, que terá a oportunidade de visitar o conjunto arquitetônico internamente por meio de uma visita guiada junto à equipe de projeto e também a equipe de obra e da instituição, na qual serão apresentados, especificamente, o Pavilhão Dom Alvarenga, que está sendo restaurado, e a Capela de Santa Ana, que já passou por restauro, além dos outros edifícios do conjunto, para permitir uma perspectiva geral dos edifícios que ainda não foram restaurados, os que estão sendo restaurados, e outros que já passaram pelo restauro.

https://www.instagram.com/p/C-tGl1ax9yU/?img_index=1

Roteiros: Ipiranga da memória ao meio ambiente
com Debora Machado
Data: 17/08
Horário:  Das 13h às 15h
Local: Capela do Cristo Operário, localizada dentro da Escola Nacional Paulo Freire – R. São Daniel, 119, Vila Brasilio Machado.
Forma de inscrição: WhatsApp/Telefone (11) 98587-3735

A proposta é um percurso de 25 minutos entre a Capela do Cristo Operário e o antigo Incinerador Vergueiro, na região entre Ipiranga e Vila Gumercindo. A igreja é um patrimônio tombado nas três esferas, municipal, estadual e federal, contando com obras de artistas modernistas brasileiros. Já o percurso até o antigo Incinerador é pela relevância do prédio como um espaço histórico que tem o potencial de ser transformado em espaço cultural e Museu do Lixo.

Sesc na Jornada: Mulheres viajantes e expedições científicas: visita ao Museu de Zoologia da USP
Data: 17 e 18/8
Horário: Saída às 10h30 do Sesc Ipiranga – a pé
Local: Sesc Ipiranga
A experiência aborda o papel das mulheres científicas que se propuseram a investigar sobre a flora e a fauna a partir de registros em seus diários de viagem, com a proposta de analisar cientificamente. Visitaremos a exposição Biodiversidade: conhecer para preservar do Museu de Zoologia da USP e os jardins do Museu do Ipiranga. 

Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.

Cursos: Do Museu Paulista para a cidade: desenhando com Paulo von Poser
Data: 17/08
Horário: 09h às 13h
Local: Museu do Ipiranga (piso jardim – acolhimento) – R. dos Patriotas, 20, Ipiranga.
Forma de inscrição: https://uspdigital.usp.br/apolo.
O objetivo do curso é a realização de desenhos individuais de observação, realizados a partir do Museu do Ipiranga em direção ao seu entorno — bosque, jardim e Parque da Independência —, à cidade ou elementos do próprio prédio. 

Roteiros: Contrapontos da memória: a importância de ressignificar o passado e mudar o presente em visita no Museu do Ipiranga
 Com Ana Paula Ferreira de Brito
 Data: 17/08
 Horário: 10h
 Local: Parque da Independência, s/n – Ipiranga. (Zona Sul)

Ponto de encontro: Na entrada principal do Museu do Ipiranga, próximo ao guarda volumes.
Inscrição: https://forms.gle/sGYuTS8PcvnQEeKS8

A visita ao Museu do Ipiranga será focada nas seções “contraponto” de modo a desconstruir a memória dos bandeirantes, como promovido com as estátuas do Borba Gato (na Avenida Santo Amaro e na EMEI Borba Gato) como heróis nacionais e, discutir como o Museu do Ipiranga e outras instituições de educação estão enfrentando esse passado para construir um presente que fomente os direitos humanos e a diversidade para um futuro mais igualitário e culturalmente sustentável.

A visita será conduzida pela historiadora e museóloga Ana Paula Brito, especialista em memórias e patrimônios traumáticos. Recebidos com chá de alecrim (erva da memória), os participantes irão participar de uma roda de conversa inicial, seguida de uma mediação nas galerias “contrapontos” do museu e finalização com uma atividade artística sobre a indígena Clara Camarão e a intelectual negra Beatriz Nascimento.

Roteiros: Uma outra caminhada pelo bairro da Independência: o Ipiranga entre nas margens da Bom Pastor e a Nazaré
 Com Renato Brancaglione Cristofi
 Data: 17/08
 Horário: 10h30

Local: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Em frente do Sesc Ipiranga (na calçada).

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUMFABVAtcAW0TfHEnxJqemUKMdFlycOBp-93kP4LEtS42eQ/viewform?usp=sf_link

O roteiro urbano “Uma outra caminhada pelo bairro da Independência: o Ipiranga entre as margens da Bom Pastor e a Nazaré” propõe novas perspectivas sobre a paisagem urbana do Ipiranga. Focando olhar na vizinhança do Museu do Ipiranga, a caminhada examina a história das construções do bairro. Dividido em duas etapas, o percurso começa com os palacetes dos Jafet nas ruas Bom Pastor e Costa Aguiar, observando a arquitetura e a memória. A segunda etapa investiga construções históricas na Rua Nazaré, ligadas à saúde, educação e assistência social, terminando com uma visita guiada ao Museu Vicente de Azevedo.

museudoipiranga-jardim

-> Dia 18 de agosto

Vai de Roteiro – Bairro Ipiranga 2024
Secretaria Municipal de Turismo
Data:  18/08 (Domingo)
Horário:  10h e 14h
Local: Museu Vicente de Azevedo – Rua Dom Luís Lasanha, 300 Ipiranga

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-bairro-ipiranga-2024/2293762
Um dos mais antigos da cidade, está localizado na zona sul e reúne construções históricas que contam a trajetória da independência do Brasil. O passeio será feito a pé e terá acompanhamento de guia de turismo bilíngue.

Sesc na Jornada: Mulheres viajantes e expedições científicas: visita ao Museu de Zoologia da USP
Data: 17 e 18/8
Horário: Saída às 10h30 do Sesc Ipiranga – a pé
Local: Sesc Ipiranga
A experiência aborda o papel das mulheres científicas que se propuseram a investigar sobre a flora e a fauna a partir de registros em seus diários de viagem, com a proposta de analisar cientificamente. Visitaremos a exposição Biodiversidade: conhecer para preservar do Museu de Zoologia da USP e os jardins do Museu do Ipiranga. 

Inscrições: As inscrições estarão abertas às 14h do dia 31 de julho até esgotarem as vagas. O público poderá se inscrever através da página de cada roteiro no portal do SescSP ou presencialmente na unidade do Sesc que oferece o roteiro.

Roteiros: No Berço da Independência
Com Anderson Novaes Da Silva
Data: 18/08
Horário: 9h30
Local: Parque Independência – Av. Nazaré, s/n – Ipiranga. (Zona Sul)
Ponto de encontro: Em frente a entrada do museu paulista.
Inscrição pelo e-mail: anderson.silva.njr10@gmail.com

O Parque da Independência abriga um dos maiores marcos históricos do país pela declaração de Independência de Dom Pedro I. em 1822. Com uma área de 161.300 metros quadrados. Revisitaremos o monumento a independência, a fonte centenária e o bosque que conta com 71 espécies naturais em um passeio para toda família.

Curso: Florescendo no Ipiranga: Cultivo de Orquídeas em um Jardim Paulistano
 
Com Iara Lopes dos Santos Batista
 Data: 18/08
 Horário: 9h
 Local: Quadra de basquete R. Abagiba, 20-150 – Vila da Saúde (Zona Sul)

Ponto de encontro: Rua Abagiba, 20, esquina Abrahao Calux Vila Moinho Velho
Inscrição: sem inscrição prévia

Neste oficina, mergulhe na beleza das orquídeas enquanto aprende técnicas práticas para o seu cultivo no emblemático bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os participantes serão guiados através dos segredos do cultivo de orquídeas, desde os cuidados até técnicas avançadas de cuidado. Será uma oportunidade única para desvendar os mistérios dessas flores exóticas em um ambiente que respira história e cultura.

Foto por: Ipiranga Feelings – reprodução proibida

JORNADA DO PATRIMÔNIO NA ACLIMAÇÃO

ENCONTRE O IPIRANGA FEELINGS EM OUTROS CANAIS!

  • ClubFeelingsobtenha conteúdo exclusivo, novidades antecipadas e benefícios no bairro assinando nosso conteúdo por apenas R$ 7,90/mês (é menos que o dinheiro ida e volta do busão, hein!). Basta acessar o nosso Instagram e clicar em assinar
  • Siga-nos no Threads!
  • Correio da Província: canal de notícias do Ipiranga no WhatsApp
  • FofocaFeelings: canal de fofocas do bairro no Instagram, com foco em gastronomia

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga