Como está a expansão do metrô no Ipiranga? Confira os planos para 2022

Faz pelo menos 10 anos que os planos de expansão do metrô no Ipiranga são imaginados e reimaginados, mas nunca excecutados. Em um relatório lançado recentemente pelo Metrô de São Paulo, as obras da Linha 15-Prata estão previstas para 2022, com entrega em 2024, ampliando em 1,8 km o trecho do monotrilho da Vila Prudente até o bairro Ipiranga por via elevada, mais precisamente chegando à estação Ipiranga (Linha 10-Turquesa). O percurso completo vai até São Mateus e a novidade visa desafogar a baldeação com Linha 2-Verde. 

A licitação já foi encaminhada, dando um pontapé inicial. Atualmente a empresa Tsenge Engenharia, contratada pelo Metrô de SP, está fazendo um mapeamento de terrenos a serem desapropriados para que o projeto seja consolidado. Mas, não será tão fácil assim a implementação.

Imagem: divulgação/Metrô de SP
Suposto trecho novo da Linha 15 – Imagem: iTechDrones

Embora a área ainda não tenha sido revelada, já surge um impasse social: a Favela de Vila Prudente, às margens da avenida Anhaia Mello, é uma das que ficam no meio do trajeto. Sabemos que a situação é um tanto delicada, visto que os moradores não querem abandonar suas casas para ir para as áreas mais afastadas da capital, que geralmente lhes são ofertadas.

Mesmo sem a definição de onde será, estava previsto para junho a emissão de comunicados de desapropriação de aproximadamente 25 imóveis na região entre Vila Prudente e Ipiranga. Segundo dados recentes, o monotrilho transporta cerca de 800 mil passageiros por mês. 

Outro plano, que ainda não consta no mapa de projetos mas que já foi divulgado como pretensão pela operadora, é a extensão da Linha 13-Jade, que seria feita após Tiquatira em direção à Mooca e Ipiranga. 

Nova estação Ipiranga

Até 2024, o Metrô irá construir uma nova estação Ipiranga, que será vizinha da atual, erguida em 1926 e mantida pela CPTM. A infraestrutura será maior e mais moderna, com plataformas laterais, cobertura integral e laterais envidraçadas. A última modernização havia sido entregue em 2004.

Mais futuramente e ainda sem data se fala sobre a expansão da Linha 5-Lilás, que seria estendida para mais três estações na região: Ricardo Jafet, Bom Pastor e Ipiranga. Vale lembrar que as trocas de governador (em 2022) e prefeito (em 2024) influenciam na continuidade dos projetos.

Imagem: divulgação/GPO/Sistran
Foto: Alexandre L. Giesbrecht

Estação tem arte da dupla OSGEMEOS

Pode ser que a Estação Ipiranga passe despercebida por muita gente do bairro, mas é lá que fica um mural artístico da dupla da grafiteiros brasileiros OSGEMEOS, irmãos nascidos e criados no vizinho Cambuci, conhecidos e renomados mundialmente. A intervenção aconteceu em 2004, no mesmo ano em que o espaço foi reformado.

O trabalho contou com a colaboração de Ise e Nina Pandolfo. O objetivo do projeto foi aproximar da arte o público usuário do transporte público. O mural é inspirado no Dia da Independência do Brasil, com imagem de D. Pedro I.

Foto via Governo do Estado de SP

Foto em destaque: Lara Campos/A2 Imagem

1 Comment

Deixe um comentário