Casa de Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas no Ipiranga
Enquanto a pandemia não dá uma trégua, que tal aprender algo novo à distância? A Casa de Cultura Chico Science abriu as inscrições para novas oficinas gratuitas no Ipiranga, bairro da Zona Sul de São Paulo. As aulas culturais serão ministradas on-line, respeitando as regras de distanciamento social.
Abaixo você confere todas as oficinas que irão acontecer, a classificação de cada uma, o link para o formulário de inscrição e demais informações. Todas estão sujeitas à lotação das vagas, então corra para garantir o seu lugar!
A Casa de Cultura Chico Science também vem promovendo espetáculos virtuais, que podem ser acompanhados em lives do Facebook. Confira a programação na página da instituição.
[ MÚSICA ]
“Mulheres Pretas no Áudio” | DJ Roger
Quarta-feira | 19h | Iniciante | Classificação: 16 anos
Esta é uma oficina formadora de técnicos de áudio ao vivo ou em estúdio, que busca incluir as mulheres no mercado técnico do audiovisual em geral. Baseada em conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, a Oficina trás luz as formas de atuação técnica que podem ser no palco, ou no estúdio, ou mesmo em casa, desde que se tenha um computador e algum conhecimento, para editar, gravar, mixar, sonorizar entre tantas outras funções e possibilidades que se abrem a partir desse conhecimento, fornecendo assim, uma formar de obter renda, seja quais forem as condições apresentadas.
Inscrições: https://forms.gle/fPKeXZDPG48FddXp8
“Hip Hop e Poesia (Letramento e escrita)” | Moniara Barbosa
Terça e Quinta | 17h às 19h | Classificação: Livre
Oficinas que visam impulsionar jovens na iniciação da escrita e expressão da arte, usando elementos do HIP HOP (graffiti, DJ, mc – poesia, conhecimento, bgirl/bboy) e cartografar as memórias e trajetórias de letramento individuais e do lugar que nasceram e cresceram para entenderem melhor como esses percursos podem contribuir para a construção de identidades e pertencimento nos territórios.
Estimulando trabalhos autorais em formato de poesia, escrita e a expressão da arte num todo.
Enriquecimento vocabulário enquanto se brinca com palavras. Educação informal com empoderamento, a revolução do afeto, autoconhecimento, despertar e autoconfiança. Elaborando estratégias de valorização positiva de leitura e escrita usando como base a própria história. O resultado das oficinas será um acervo de memórias culturais.
Inscrições: https://forms.gle/WC5kZLBS2AP2Vy9HA
“Discotecagem” | DJ Zambol
Quarta-feira | 16h | Iniciante | Classificação: 15 anos
O workshop será ministrado pelo DJ Zambol, produtor cultural e radialista que atua no mercado musical de segmento na linguagem Reggae há mais de 25 anos. O público aprenderá a configurar, software e equipamentos eletrônicos para discotecagem, montagem e manutenção de hardware de sonorização digital e analógicos, performance e mixagem ao vivo com interação de cantores.
Inscrições: https://forms.gle/tUs6jytKw7XhAqMw5
“Improvisação de RAP em espanhol” | Ralph 74
Terça | 20h às 22h | Classificação: Livre
Realizaremos encontros virtuais com jovens interessados em atingir a pronuncia correta do espanhol.
Treinaremos e aperfeiçoaremos a pronuncia e flow de musicas dos gêneros HipHop e Reggaeton latino-americano, além de fazer resenhas históricas de ambos gêneros musicais anteriormente citados.
A proximidade da língua espanhola no povo brasileiro vem crescendo nos últimos anos, assim como o interesse pela músicas e grupos/ artistas Latinoamericanos (dos países vizinhos ao Brasil).
Inscrições: https://forms.gle/oa7itVgbah9X5URz6
[ MOVIMENTO ]
“Capoeira” | Alexandre Padinha
Sábado | 10h | Iniciante | Classificação: 07 anos
A proposta desta oficina é desenvolver um processo informativo da realidade dos contextos socioculturais existentes na linguagem da Capoeira Regional, bem como a articulação entre as realidades locais, a capacidade de atuação em processos de desenvolvimento e preservação deste patrimônio imaterial.
Focada no desenvolvimento artístico cultural, bem como um breve aprendizado na iniciação ao desenvolvimento dos praticantes, assim tem sido nas últimas décadas, dos equipamentos culturais à universidade, este tem sido nosso foco de trabalho diante as essas comunidades onde atuamos.
Traz também a proposta de construção de processos, conhecimentos e intercâmbios entre profissionais e instituições culturais, já adaptados ao novo normal nas plataformas virtuais e presenciais.
Inscrições: https://forms.gle/NWoUQViZ5FKqqKLE6
[ TEATRO E PERFORMANCE ]
“Construção teatral e narrativas auto biográficas” | Emiliano Favacho
Terça 10h às 12h| Quinta 10h às 11h | Classificação: A partir de 16 anos
Oficina de construção teatral partindo da formação para o trabalho do artista cênico e seguindo para a elaboração de cenas a partir de narrativas auto biográficas dos participantes. A oficina pretende introduzir e desenvolver os participantes no universo teatral através de jogos teatrais (Viola Spolin), práticas de estudos consagrados como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e técnicas de atuação para estudo de voz e corpo em cena.
As práticas tem objetivo de explorar a corporeidade dos participantes, despertar a expressividade, a capacidade criativa, o sentido do lúdico, do jogo, do improviso e prontidão cênica a fim de explorar suas potencialidades artísticas.
A partir da narração oral e escrita auto biográfica, pretende-se deitar um olhar mais aguçado sobre narrativas cotidianas.. Trabalhando na elaboração de dramaturgias que abordem as realidades reais e do imaginário dos participantes, e sua transformação em cena teatral.
Inscrições: https://forms.gle/ZSP965MYikTHDhwC7
[ AUDIOVISUAL ]
“Produção Audiovisual: Documentário” | Didi Monteiro
Terça-feira e Quinta-feira | 19h | Iniciante | Classificação: 14 anos
A proposta consiste em transformar uma ideia em um produto audiovisual de qualidade desde o inicio da criação até a sua veiculação em meios digitais, tendo como ponto de partida o registro da memória do território e do espaço onde a oficina será realizada, bem como apresentar aos interessados novas formas de autogestão da carreira no setor audiovisual.
Essa oficina terá como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem audiovisual (gênero documentário) e autogestão de carreira como produtor (a) do mesmo, tornando-a pertinente aos (as) interessados (as) através de técnicas e recursos da produção audiovisual, perpassando por todas as etapas de uma pré-produção (conceito, roteiro, escolha de personagens, plano de gravação, cronograma), produção (gravação em câmera digital) e pós-produção (montagem, edição, finalização), buscando capacitar os (as) participantes através de uma visão crítica e emancipatória do fazer artístico/cultural.
Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética audiovisual especificamente sem restrição a qualquer gênero tema, bem como os princípios da produção no que tange a gestão do trabalho audiovisual.
Inscrições: https://forms.gle/hTAZmKRgiWth2j8TA
*Foto em destaque: Isabella Mendes