Equipe e Canil do Corpo de Bombeiros no Ipiranga participam dos resgates em Rio Grande do Sul

Em meio a tantos debates sobre crise climática, uma tragédia emergiu no Sul do Brasil para nos alertar: temporais e enchentes em 334 cidades mobilizaram forças-tarefa em resgates no Rio Grande do Sul. A equipe e o Canil do Corpo de Bombeiros do Ipiranga, em São Paulo, estão em missão desde o dia 02 de maio, para dar apoio em salvamentos.

Segundo o comunicado oficial da corporação, foram mobilizados 33 bombeiros em missão de salvamento para auxiliar nos esforços de busca e resgate de vítimas. Além do contingente humano, foram enviadas 8 viaturas, 7 embarcações, e 2 equipes do canil do Corpo de Bombeiros, com participação das cadelas farejadoras Joy e Hope, que participaram de resgates na Turquia ano passado junto aos condutores Fernando Masero e Clovis B. Souza.

A labradora Joy ao chegar no Rio Grande do Sul – Foto: Fernando Masero/Corpo de Bombeiros da PMESP

Esta missão é autossuficiente, não recorrendo aos recursos do estado atingido pela calamidade. Os militares estão empenhados na localização e socorro médico de vítimas soterradas, salvamento de moradores ilhados devido as inundações, além da busca de desaparecidos, que somam mais de 155 pessoas.

Atualmente há 23 mil pessoas desalojadas, 7.949 em abrigos e 74 feridos, com outros 74 desaparecidos e 37 mortos de acordo com o último balanço da Defesa Civil.

O último boletim de atualização emitido pela Polícia Militar às 10h30 da manhã deste domingo (5), foram resgatadas 151 pessoas e 21 animais pelas equipes de resgate aéreo. Além disso, eles atuam na distribuição de mantimentos. As notícias com dados de resgate são diárias.

No total, desde o dia 01 de maio, já foram 718 pessoas salvas pela PMSP e o Corpo de Bombeiros de SP.

Como ajudar

Agências dos Correios

Todas as agências oficiais (não franqueadas) de Correios do Estado de São Paulo estão arrecadando itens como alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. As doações e a distribuição não terão nenhuma taxa.

  • RUA GREENFIELD, 25 – IPIRANGA
  • RUA SILVA BUENO, 1508 – IPIRANGA
  • RUA NOSSA SENHORA DAS MERCES, 1464 – VILA DAS MERCÊS
  • AVENIDA LINS DE VASCONCELOS, 155 – CAMBUCI
  • RUA DOMINGOS DE MORAIS, 68 – VILA MARIANA
  • PRAÇA PRESIDENTE KENNEDY, 66 – MOOCA
  • AVENIDA PAES DE BARROS, 3247-3249 – VILA PRUDENTE

    Atendimento de segunda a sexta: 09:00 às 17:00

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) mais uma vez soma esforços com a sociedade para ajudar as pessoas acometidas pela catástrofe no sul do país. As fortes chuvas que vem castigando o Estado do Rio Grande do Sul provocaram alagamentos, severos danos e deixaram vítimas fatais, desabrigados e muita necessidade de ajuda.

Para aqueles que desejam colaborar com campanha de doações para a população gaúcha, a Cruz Vermelha São Paulo incentiva estas formas de participar:

  1. Doações em dinheiro via PIX (chuvasrs@cruzvermelhasp.org.br);
  2. Doação de produtos de higiene, limpeza, equipamentos, alimentos e roupas. A CVSP recomenda os itens considerados de maior necessidade para aquisição e posterior montagem de kits e distribuição:
  • produtos de higiene: sabonete, escova dental, creme dental, absorvente higiênico e papel higiênico;
  • produtos de limpeza: água sanitária, detergente em pó, desinfetante, esponja, multiuso e álcool 70, entre outros;
  • equipamentos de proteção: máscaras, álcool em gel e luvas.
  • alimentos não perecíveis: água mineral, leite em pó integral, arroz, feijão, farinha de mandioca, açúcar, óleo de soja, macarrão, polpa ou purê de tomate e sardinha em óleo comestível.
  • roupas: blusas, calças, camisetas, meias e sapatos de todas as idades e em bom estado.
  • colchão em bom estado.

As doações podem ser entregues em qualquer horário diretamente na sede da CVSP (Av. Moreira Guimarães, 699, Moema). As CVSP está aberta 24h por dia para receber doações. 

A CVSP mantém contato com a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul para o melhor atendimento à população de acordo com as necessidades locais e as possibilidades de recebimento e escoamento dos produtos na região.

Fundo Social

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciam neste domingo (5) uma campanha humanitária em prol das vítimas das recentes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A ação do Governo de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas.

As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto a partir das 8h deste domingo para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local. O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas.

Foto: Corpo de Bombeiros da PMESP

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca
Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga MST abre sacolão popular na Mooca