Boteco Argentino: empanadas e sabores latinos no Ipiranga

Cabe um mundo inteiro dentro de São Paulo, mas são poucos os lugares que conseguem seguir a culinária internacional com maestria e originalidade. É o caso do Boteco Argentino, que serve empanadas e outras receitas latinoamericanas na região do Ipiranga.

Em uma charmosa esquina da Vila Gumercindo, pequeno bairro no distrito da Cursino, está o pequeno notável bar que se inspira em Rio de la Plata, estuário entre a Argentina e o Uruguai. Segundo um dos sócios, uruguaio da gema, o intuito é aproximar as pessoas da culinária regional que une e, ao mesmo tempo, divide os dois países.

Foto: IpirangaFeelings

A casa nasceu neste endereço em 2016, mas expandiu para outras duas unidades na capital e uma no ABC, para delivery, takeout ou paradas rápidas: Brooklin, Perdizes e São Bernardo do Campo.

É apenas na Vila Gumercindo que o Boteco Argentino tem cara de boteco rioplatense, mantendo a simplicidade. Pelas paredes há muitas referências dos nossos hermanos, como quadros da Mafalda, personagem eternizada pelo cartunista Quino, de cervejas Quilmes, e de referências ao tango e à milonga, gênero musical folclórico rioplatense.

Boteco Argentino se inspira em botecos rioplatenses e paulistas – Foto: IpirangaFeelings

O menu tem uma boa variedade de empanadas argentinas, feitas a mão, com ingredientes importados para manter as mesmas características. Entre as que fazem sucesso estão a Catimpalo (linguiça espanhola e muçarela), a Fugazeta (bacon, cebola caramelizada e muçarela) e a Pancetita (panceta curada, ameixa passa e muçarela).

Uma boa escolha para quem está em dupla são as Empanadas de Copetin, que são como uma porção de 12 mini empanadas de até dois sabores, acompanhadas de molho chimichurri. São bem recheadas, macias e viciantes!

O famoso sanduíche Choripan também não poderia faltar entre as delícias do Boteco Argentino, mas também é servido no formato de porção. No caso, a linguiça toscana chega à mesa fatiada, acompanhada pão e molho chimichurri.

Outras duas recomendações de pratos típicos são o Chivito Uruguayo (uma combinação única de carne, queijo, presunto, bacon, ovo, alface, tomate e maionese num crocante pão artesanal feito na casa) e a Milanga al Pan (Uma deliciosa milanesa argentina servida no pão artesanal com alface e tomates fresquinhos, acompanhada de batatas canoa).

Há também pratos com carnes para o almoço aos sábados. O Bife Ancho pode ser acompanhado de maionese de batata e ovo; arroz, ovo estrelado ou fritas, assim como o Chorizo. O Chivito al Plato é composto de filé mignon, bacon, presunto, queijo, azeitona, muzarela, ovo, fritas, salada e maionese.

Foto: divulgação

Para fechar a refeição com chave de ouro, não pode faltar um docinho, né! Tem churros com doce de leite; alfajor de chocolate; porção de mini empanadas de doce de leite, polvilhadas com açúcar e canela; torta de coco recheada de doce de leite; e Rogel, camadas de massa folhada intercalada com doce de leite argentino, coberto com glacé de limão siciliano.

O Boteco Argentino é um dos poucos estabelecimentos de São Paulo que produz medialunas e facturas, dois itens indispensáveis na panificação argentina e uruguaia. As encomendas são semanais, devendo ser feitas às quintas-feiras, para retirada no local aos sábados.

Foto: Dirso Barelli
Foto: divulgação

Vai lá!

Funcionamento: terça a quinta, das 17h às 22h; sexta das 12h às 23h; sábado das 12h às 23h; domingo apenas delivery das 18h às 22h.

Foto: IpirangaFeelings
Foto: IpirangaFeelings

Deixe um comentário