Bar no Ipiranga é bicampeão da etapa Paulistana do Comida di Buteco 2023

O maior concurso de botecos do país chegou ao final de sua edição anual. Na última terça-feira (16) foi revelado o vencedor do Comida di Buteco 2023, que é um bar no Ipiranga. Pela segunda vez consecutiva, o Venezas Bar foi o vencedor da etapa regional. Ao todo, 110 jurados escolheram, entre mais de 100 bares, o melhor boteco da região.

O Comida é a única iniciativa do gênero que tem representantes em todas as regiões da cidade. Participaram butecos em bairros das zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, além de Osasco. “Eu acompanho o Comida de Buteco há muito tempo e sempre tive vontade de participar. Mas aí veio a pandemia e essa vontade se tornou medo, pois, como muitos bares, quase fechamos. Com muita resiliência, esperamos e fizemos o possível para nos manter em pé”, afirma Carlos Alberto Soares Junior, proprietário do Venezas Bar.

“Aos poucos, as coisas foram voltando ao normal e resolvemos participar. Não tivemos boa colocação, mas seguimos em frente. No segundo ano, para minha surpresa, ganhamos. E agora, mais uma vez, fomos campeões. Isso só mostra que, com trabalho duro, nossos sonhos se realizam. Conseguimos mostrar nossa essência ao público e, acredito, isso foi decisivo para mais uma vitória”, completa.

O prato participante do concurso foi o Dona Rosa, caminha de aligot (purê de batatas cremoso com três queijos) coberto com ragu de pernil à vinha d’alhos, servida na gôndola de Veneza. Com mais de 20 anos de história, o bar no Ipiranga fica na Rua Brigadeiro Jordão, 294.

Ao longo de um mês, público e jurados puderam visitar mais de 100 estabelecimentos na capital e em Osasco para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco contou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. A edição de 2023, no Brasil, superou a marca de 1 milhão de votos, um crescimento de 50% em relação à edição de 2022.

“Muito mais que uma eleição do melhor buteco da cidade, o Comida di Buteco se tornou uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, afirma Flavia Rocha, organizadora do Comida di Buteco. “Esses estabelecimentos guardam histórias de famílias, com suas memórias afetivas compartilhadas com público através de suas receitas e acolhimento. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, completa.

Agora o Comida di Buteco parte para a etapa nacional. Depois de eleitos todos os campeões de cada circuito, um novo corpo de jurados visita e avalia os campeões regionais para que seja eleito então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional – o melhor buteco do Brasil.

Sobre o concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local. Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Written by

Ipiranga Feelings

One thought on “Bar no Ipiranga é bicampeão da etapa Paulistana do Comida di Buteco 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga
Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga Ator da Globo abre gastrobar no Ipiranga