leka

Campanha incentiva adoção de animais idosos em São Paulo com atendimento vitalício em hospitais

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou uma campanha de incentivo à adoção de animais idosos em São Paulo, oferecendo o benefício de atendimento prioritário e vitalício nos hospitais públicos da capital. O intuito é divulgar os mais de 90 animais idosos alojados no Centro Municipal de Adoção, que estão à espera de um lar.  

Os animais Coff, Juju, Vênus, Carla, Paulinho, Légolas e Guinho estão em destaque nesta campanha. No centro de adoção do município há 76 cães e 18 gatos idosos. A ação que acontece na Cosap, traz ainda as cartinhas dos animais ao papai Noel. No site é possível conhecer alguns dos candidatos à adoção. 

Analy Xavier, coordenadora da Cosap, esclarece a importância da ação. “Muitos dos nossos idosos passaram a vida aqui aguardando uma chance e essa é uma oportunidade especial tanto para os animais quanto para as famílias que sentem compaixão pelos pets que já têm idade avançada. Quem sabe na celebração deste ano a família não tenha um novo integrante em volta da mesa? Importante destacar que o cartão Cuida Bem Idoso será entregue também nesta ação.” 

Vantagens em adotar cães e gatos velhinhos

O munícipe que adota um cão ou gato idoso no Centro Municipal de Adoção recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das quatro unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da capital. O programa permanente foi criado como forma de incentivo à adoção de cães e gatos idosos. 

Para participar, o munícipe deve residir em São Paulo e adotar um animal idoso no abrigo municipal. São considerados idosos os cães com idade acima de oito anos, e gatos acima de dez. 

Animais mais maduros têm outras vantagens: são mais serenos, se ajustam mais fácil à uma rotina corrida, já possuem tamanho e personalidade formados, são ótimas companhias e, sendo vira-latas, possuem menos risco de desenvolver doenças genéticas.

Adoção

Para quem deseja conhecer os animais alojados na Cosap, o Centro Municipal de Adoção, na zona norte da capital, é aberto para visitação. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos de idade, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa no valor de R$29,30. Todos os animais estão castrados, vacinados, microchipados, vermifugados e possuem o Registro Geral do Animal (RGA).  

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na rua Santa Eulália, 86, em Santana. O atendimento de adoções acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (11) 2974-7892.

carta_Coff
Animais são entregues com cartinha escrita ao Papai Noel

Hall da Fama

Confira abaixo alguns dos cachorros disponíveis:

Cartão Amigo do Idoso

Por meio do cartão Cuida Bem Idoso, criado pela Cosap – Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, os bichinhos terão direito a atendimento vitalício e prioritário em qualquer um dos três hospitais veterinários públicos de São Paulo.

O benefício integra o programa de guarda responsável e nasceu com a intenção de incentivar a adoção desses animais idosos, portadores de doenças crônicas ou até mesmo com alguma deficiência, causada por acidente, descuido e até maus-tratos. O objetivo da iniciativa é mudar a realidade e trazer expectativa de maior qualidade de vida a esses animais.  

No total, hoje na Cosap são cerca de 100 animais domésticos que se encaixam nesse perfil, à espera de um lar. Por não preencherem os requisitos que as pessoas geralmente procuram ao adotar, eles aguardam anos e anos para o grande dia de ter uma família – dia esse que, para a maioria, não chega. A única obrigatoriedade para o ingresso no programa é que o munícipe tutor resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Como usar o cartão Cuida Bem Idoso nos hospitais veterinários

Quem adotar um animalzinho idoso ou com doença crônica no Centro Municipal de Adoção já sairá de lá com um cartão contendo os dados do animal – nome, espécie, RGA (Registro Geral do Animal) e microchip, fornecido pela Cosap e enviados também aos hospitais.

Sem a necessidade de pegar uma senha e passar pela triagem para o atendimento, basta que o dono do animal entre em contato com uma das três unidades hospitalares para fazer o agendamento. Com o cartão, o bichinho poderá ser atendido ao longo da vida, com prioridade, nos três hospitais veterinários públicos de São Paulo.

Hospital Veterinário Público

A Prefeitura de São Paulo oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. Todas as unidades da capital oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

O atendimento nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Por conta da demanda, os atendimentos são realizados conforme a disponibilidade de vaga.

Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no município em seu nome, além de RG e CPF.

A capital paulista ficou em terceiro lugar no prêmio Cidade Amiga dos Animais em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

SERVIÇO

  • Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro)

Rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba, próximo à Estação Jurubatuba da CPTM

  • Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé)

Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé

  • Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi)

Avenida General Ataliba Leonel, 3.194, próximo à Estação Parada Inglesa do Metrô

  • Hospital Veterinário da USP (Butantã)

Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
triagem social obrigatória na recepção

Texto: reprodução/COSAP

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro
CPI da Enel quer relatos da população Caravana de Natal da Coca-Cola começa em SCS Conheça o Coworking público do Ipiranga Virada Esportiva no Ipiranga acontece dias 28 e 29 de outubro