Está na hora de reforçar a proteção na saúde do seu melhor amigo. Até dezembro de 2021, será oferecida, gratuitamente, a vacinação contra raiva em cães e gatos no Ipiranga. Embora a doença esteja controlada nas espécies, a ação é obrigatória por lei para manutenção do controle e não isenta o dono de responsabilidade. A raiva contraída por seres humanos pode ser mortal em quase 100% dos casos.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. Em virtude da pandemia, a produção de doses também ficou prejudicada, com estoque atualmente reduzido
A UVIS Ipiranga fica bem pertinho do parque, na Avenida Nazaré, 301 (no Corpo de Bombeiros), e funciona na 1ª e 3ª quarta-feira de cada mês, das 9h às 15h. Confira abaixo o cronograma da unidade e não perca essa oportunidade:
- 18/08;
- 01/09;
- 15/09;
- 06/10;
- 20/10;
- 03/11;
- 17/11;
- 01/12
- 15/12
- *em caso de chuva na data programada o serviço será suspenso, e será realizado no próximo agendamento.
Vacinação em dia
Cães
V8 ou V10: estas vacinas protegem contra várias doenças, entre elas, cinomose, parvovirose e leptospirose.
Filhotes: início aos 45 dias, com aplicação de 3 doses em intervalos de 21 dias. Reforço anual.
Adultos: quando nunca vacinados aplicar 2 doses em intervalos de 21 dias. Reforço anual.
Antirrábica: uma dose a partir dos 3 meses de idade. Reforço anual
Gatos
Tríplice ou quádrupla felina (V3 ou V4): Filhotes: início aos 60 dias de idade, realizando 2 ou 3 doses a cada 21 a 30 dias. Reforço anual.
Adultos: quando nunca vacinado antes, realizar 2 doses, com intervalo de 21 dias. Reforço anual. Esta vacina protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.
Antirrábica: uma dose a partir de 3 meses de idade. Reforço anual.
Castração e RGA
Do outro lado da rua, na Av. Nazaré, 256, é possível fazer a Emissão do Registro Geral Animal – RGA e se cadastrar para castração gratuita. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 15h. A retirada de senhas é até 14h30.
Animais esterilizados vivem mais, fogem menos, marcam menos território, ficam mais dóceis e calmos e tem menos doenças do aparelho reprodutor, como tumor de mama e próstata. A castração não compromete o instinto de guarda do seu cão.
A Prefeitura de São Paulo oferece esterilização cirúrgica GRATUITA aos proprietários de cães e gatos com idade de 3 (três) meses até 8 (oito) anos, residentes no município. Termo de Encaminhamento para castração: dirija-se a um dos endereços indicados neste folheto, com RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O RGA será emitido, gratuitamente, no ato do cadastra – mento. Não é necessário levar o animal no dia do cadastro.
Você também pode fazer a solicitação on-line, clicando aqui.
O que você precisa saber antes de ir
O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal – RGA. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
O RGA é obrigatório por lei na cidade de São Paulo para todos os cães e gatos e pode ser realizado na Divisão de Vigilância de Zoonoses ou postos conveniados. Mantenha a plaqueta de identificação sempre fixada à coleira de seu cão. Isso facilitará o reencontro com seu animal caso ele se perca. Também é recomendada identificação permanente com microchip.
Informações úteis:
- A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
- A vacinação é anual;
- Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
- Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
- Banho deve ser normal.
Outras informações:
- Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
- Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
- Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:
- Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
- Identifique o animal agressor e seu proprietário;
- Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
- Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 2974-8000 (plantão 24 horas).
- Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos

*Texto do Controle de Zoonoses de SP
*Agradecimentos à vizinha Ana Souza pela dica!