É grátis: Vacinação contra raiva em cães e gatos no Ipiranga vai até dezembro
Está na hora de reforçar a proteção na saúde do seu melhor amigo. Até dezembro de 2021, será oferecida, gratuitamente, a vacinação contra raiva em cães e gatos no Ipiranga. Embora a doença esteja controlada nas espécies, a ação é obrigatória por lei para manutenção do controle e não isenta o dono de responsabilidade. A raiva contraída por seres humanos pode ser mortal em quase 100% dos casos.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. Em virtude da pandemia, a produção de doses também ficou prejudicada, com estoque atualmente reduzido
A UVIS Ipiranga fica bem pertinho do parque, na Avenida Nazaré, 301 (no Corpo de Bombeiros), e funciona na 1ª e 3ª quarta-feira de cada mês, das 9h às 15h. Confira abaixo o cronograma da unidade e não perca essa oportunidade:
- 18/08;
- 01/09;
- 15/09;
- 06/10;
- 20/10;
- 03/11;
- 17/11;
- 01/12
- 15/12
- *em caso de chuva na data programada o serviço será suspenso, e será realizado no próximo agendamento.
Vacinação em dia
Cães
V8 ou V10: estas vacinas protegem contra várias doenças, entre elas, cinomose, parvovirose e leptospirose.
Filhotes: início aos 45 dias, com aplicação de 3 doses em intervalos de 21 dias. Reforço anual.
Adultos: quando nunca vacinados aplicar 2 doses em intervalos de 21 dias. Reforço anual.
Antirrábica: uma dose a partir dos 3 meses de idade. Reforço anual
Gatos
Tríplice ou quádrupla felina (V3 ou V4): Filhotes: início aos 60 dias de idade, realizando 2 ou 3 doses a cada 21 a 30 dias. Reforço anual.
Adultos: quando nunca vacinado antes, realizar 2 doses, com intervalo de 21 dias. Reforço anual. Esta vacina protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.
Antirrábica: uma dose a partir de 3 meses de idade. Reforço anual.
Castração e RGA
Do outro lado da rua, na Av. Nazaré, 256, é possível fazer a Emissão do Registro Geral Animal – RGA e se cadastrar para castração gratuita. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 15h. A retirada de senhas é até 14h30.
Animais esterilizados vivem mais, fogem menos, marcam menos território, ficam mais dóceis e calmos e tem menos doenças do aparelho reprodutor, como tumor de mama e próstata. A castração não compromete o instinto de guarda do seu cão.
A Prefeitura de São Paulo oferece esterilização cirúrgica GRATUITA aos proprietários de cães e gatos com idade de 3 (três) meses até 8 (oito) anos, residentes no município. Termo de Encaminhamento para castração: dirija-se a um dos endereços indicados neste folheto, com RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O RGA será emitido, gratuitamente, no ato do cadastra – mento. Não é necessário levar o animal no dia do cadastro.
Você também pode fazer a solicitação on-line, clicando aqui.
O que você precisa saber antes de ir
O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal – RGA. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
O RGA é obrigatório por lei na cidade de São Paulo para todos os cães e gatos e pode ser realizado na Divisão de Vigilância de Zoonoses ou postos conveniados. Mantenha a plaqueta de identificação sempre fixada à coleira de seu cão. Isso facilitará o reencontro com seu animal caso ele se perca. Também é recomendada identificação permanente com microchip.
Informações úteis:
- A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
- A vacinação é anual;
- Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
- Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
- Banho deve ser normal.
Outras informações:
- Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
- Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
- Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:
- Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
- Identifique o animal agressor e seu proprietário;
- Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
- Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 2974-8000 (plantão 24 horas).
- Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos
*Texto do Controle de Zoonoses de SP
*Agradecimentos à vizinha Ana Souza pela dica!
Bom dia!
Me chamo Joely,resido no Ipiranga.
Gostaria de saber se tem vá ina gratuita da RAIVA para cachorro?
Obrigada!
Oi Joely,
todas as informações estão no texto.