Antigo Noviciado do Ipiranga abre ao público com exposição gratuita de 60 artistas

Depois de amargurar anos de abandono, o Antigo Noviciado do Ipiranga, também conhecido como antiga São Marcos, abrirá ao público de forma gratuita por tempo limitado. Reunindo 60 artistas, a exposição “Para falar de amor” ocupa todos os espaços do edifício com instalações artísticas, graffiti, pinturas e performances, do dia 27 de setembro ao dia 13 de outubro de 2024.

Segundo os organizadores, o curador Saulo di Tarso e a plataforma de produções culturais Kura por Kauê Fuoco, o intuito é promover a ressignificação e o encontro por meio da arte, explorando temas como fé, ativismo integrativo e sincronicidade. “Chegamos à compreensão de que o amor era traduzido pela fé e que a fé traduziu o amor. Esses são tópicos transversais no projeto da exposição, que na verdade é um lugar de encontro”, afirma o curador.

Saulo ainda explica quais objetivos norteiam a mostra, que transita entre profundas transformações culturais e sociais do Brasil na década de 90, como a chegada da internet, a globalização, a nova democracia, o aumento das preocupações ambientais e sociais, a ascensão de movimentos artísticos como o Hip-Hop e o Graffiti começando a substituir a Bossa Nova e a Tropicália.

“Quando se iniciou o projeto, percebi essa liberdade de poder falar de aspectos que realmente importam para a arte, como o sagrado, o poder filosófico e poético, e a dinâmica da vida e da interação livre, onde os artistas e as pessoas podem manifestar aquilo que sentem sem precisar estar dentro de uma caixinha. Para mim, o mais importante hoje é destacar a liberdade dos artistas”, afirma o curador Saulo di Tarso sobre um dos objetivos da exposição.

Saulo por Lia Cassettari

Breve retrospectiva do edifício

Centenário, o prédio do antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas passará por um retrofit de uso misto pela empresa Alfa Realty, conforme noticiamos aqui. No terreno dos fundos, onde havia um bosque com 60 árvores, que foram removidas, outra construtora fará um condomínio de luxo com 43 casas. Antes das obras de restauro acontecerem, o Kura tem ocupado o espaço com eventos temáticos fechados.

Com arquitetura eclética e traços neoclássicos, o antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças, conhecido ainda como Noviciado das Irmãs Salesianas, foi projetado em 1888 pelo arquiteto italiano e coadjutor salesiano Domenico Delpiano, que veio de Turim para deixar um legado arquitetônico no Brasil. O lote ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Dom Luis Lasanha, Gama Lobo, Moreira e Costa, e Clóvis Bueno de Azevedo.

No Ipiranga, a lembrança maior fica por conta de ex-alunos, professores e funcionários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos, que ocupou este e tantos outros conjuntos históricos do bairro de meados de 1980 até 2011, quando foi à falência e deixou lembranças agridoces em todos os envolvidos.

Foto: IpirangaFeelings
Foto: IpirangaFeelings

Obra inédita será mostrada no Antigo Noviciado do Ipiranga

O público terá a oportunidade de explorar a inédita obra “Sincronicidade”, que apresenta uma coleção de narrativas do artista e curador, abordando 20 anos de experiências pessoais e artísticas e culminando na plataforma Kura. Entre as peças, estão obras de sua coleção e contribuições de outros colecionadores, como o advogado suíço Gian Andrea Danuser.

A exposição também inclui um arquivo de Tarso e Lia Cassettari, oferecendo um panorama das influências e encontros que moldaram o trabalho do artista.

“Além disso, trago para a exposição dois jovens artistas italianos que vivenciaram o cerne da pandemia e realizaram intervenções, refletindo sobre as lacunas deixadas por aquela realidade. Essa ação está em plena sintonia com a proposta do Kura”, explica Tarso em referência ao eixo “Niente da fare”, de Matteo Zoccolo, que reflete a desolação social pós-pandemia na cidade de Biella.

O artista apresenta anotações e o objeto “Andrà tutto bene”, que inclui seu primeiro teste positivo para covid-19 ao lado de uma imagem de Jesus crucificado. A exposição também destaca a pintura de Leonardo Maurizio, outro jovem italiano, que explora a “arte pós-vandalismo” e avança o debate sobre a Street Art.

Diversidade de obras

O curador acrescenta que a exposição conta com uma diversidade de obras, incluindo pinturas, poesia, literatura e performances. O público também terá a oportunidade de apreciar três séries de xilogravuras de Albrecht Dürer, “Apocalipse”, “A Grande Paixão” e “A Vida da Virgem”, totalizando 48 obras. Introduzidas por Giorgio Vasari e reimpressas em 1977 por Victor Ceratto, as gravuras, criadas entre 1500 e 1511, serão apresentadas ao lado de peças contemporâneas.

Essa parte visa integrar a atemporalidade das gravuras de Dürer, que revolucionaram a imagem sacra e a xilogravura, com trabalhos atuais de artistas brasileiros, como Guy Veloso, que exploram a temática da fé.

Ainda entre as coleções expostas, estarão artistas estrangeiros como Otto Müller, Trudi Demuti, Hannes Bossert, Stefan Sadkowski, Milena Ehrensperger, Pjotr Kraska, Alexander Tuchacek, Krisztian Frey, Fred Engelbert Knecht e Joseph Beuys.

Representando o Brasil, a mostra contará com trabalhos de Paulo Nazareth, Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Gerald Thomas, Aparício Basilio, Sidney Amaral, Koellreutter, Di Cavalcanti, Hugo Adami e Alfredo Volpi.

Entre os artistas contemporâneos, destaca-se Francisco Silva Aka Nunca, conhecido por combinar gravura histórica com grafite nas ruas de São Paulo. Sua participação marca o retorno após uma pausa de cinco anos, durante a qual esteve afastado da cena artística global. Reconhecido por seus murais na Avenida 23 de Maio e por seu trabalho em descolonização e ancestralidade, Nunca é um dos artistas mais influentes de sua geração.

Além disso, em vez de narrativas românticas, a mostra apresenta expressões artísticas que destacam o amor como uma ação e estrutura da vida, incentivando a reflexão sobre novos caminhos além da polarização social recente.

Destaque para a obra de Lau Guimarães, que há décadas incorpora a palavra “carinho” em diversos contextos urbanos. “Ademais, a presença de cada pessoa será levada ao status de arte. Será um espaço onde cada artista, cada visitante, poderá falar, em algum momento, o que é a fé, o que é o amor, o que é sincronicidade”, completa.

Kauê Fuoco, produtor cultural, artista plástico, empreendedor e idealizador do Kura, reforça que a mostra está em sintonia com a missão da plataforma, que é ressignificar, criar e reintegrar pessoas à cultura. “Com a exposição, mostramos ao mundo nossa visão. Além disso, é uma mostra gratuita e sem fins lucrativos, com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora e transformadora,” conclui.

Meditação no labirinto

A mostra irá incluir uma atividade de meditação oferecida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), permitindo aos visitantes percorrer uma reprodução do labirinto da Catedral de Chartres. Conduzida pela pesquisadora Daniele Lizier, a atividade visa integrar cultura, comunidade e autoconhecimento como ferramentas de cura e melhoria da qualidade de vida.

A meditação no labirinto demonstra como o ativismo integrativo pode transformar a prática, ao abrir novas perspectivas culturais e incorporar práticas holísticas, promovendo uma sociedade mais equilibrada e saudável.

Foto: IpirangaFeelings

Exposição “Para falar de amor”

Ocupação Espaço Kura
Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 176 – Ipiranga

Visitação:

às quintas e sextas-feiras, das 16h às 19h

sábados e domingos, das 14h às 19h

Entrada gratuita

Classificação etária: livre

Reserva de ingressos através do link: https://www.ingresse.com/kura-exposicao-para-falar-de-amor/

SIGA-NOS NA SUA REDE FAVORITA

Continue navegando com a gente

Written by

Ipiranga Feelings

6 thoughts on “Antigo Noviciado do Ipiranga abre ao público com exposição gratuita de 60 artistas

  1. Eu amo a cultura, São Paulo, cheguei aqui em 1974, fui acolhida, achei trabalho, casei e adquiri uma família maravilhosa. No meu estado onde nasci e cresci, nunca tive oportunidades. Eu quero ver tudo que essa cidade me oferece.

  2. Olá a 3 dias estou tentando reservar convite para a Exposição Kura e não consigo.
    As vezes aparece e-mail inválido.
    É olha que conferi várias vezes.
    Hoje consegui até a hora que ficam de enviar o código por zhap Ou SMS.
    E NÃO ENVIA.
    Estou aqui a 30 min. Pela última vez tentando.

    Será que pessoalmente na 5 feira dia 03.10 às 16:00 hs. Eu consigo fazer isso lá?

    Aguardo retorno
    Grata.

  3. Agradeço o retorno.
    Que pena.
    Vou tentar mais vezes .
    E havia divulgado a Exposição em dois grupos de eventos culturais.
    Vou dar um print na sua resposta é enviar no grupo caso ocorra solicitações.
    Grata

  4. OLÁ
    Novamente não consegui reservar o ingresso para ver a exposição cura.
    Agora pelo 4 dias consecutivo.
    recentemente vocês enviaram uma resposta ressaltando a instabilidade do sistema.
    Divulguei a exposição, e outras pessoas não conseguem também acessar.
    vocês não me enviam o código por sms ou e-mail para fechar o ingresso.
    novamente é um pena..
    vocês precisam atualizar esse sistema….e olha que hoje falamos em I.A.
    Hoje em dia é necessário mais flexibilidade e praticidade em tecnologia.

    1. Vildene, o IpirangaFeelings é um SITE DE NOTÍCIAS, não temos nenhuma relação com a organização do evento, basta ler o texto.
      Te respondemos para tentar ajudar e com as infos que temos, apenas.

      Os seguidores da nossa página conseguiram ingresso, além de amigos e conhecidos. Portanto, realmente não sabemos dizer o que pode estar acontecendo com você na plataforma do ingresso.com. É necessário checar diretamente a plataforma da compra ou com os organizadores do evento e não conosco.

      Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rota turística recria caminho de D.Pedro I até o Ipiranga Por dentro do Palacete Rosa, em SP
Como será a Estação Ipiranga, nova obra do Metrô de SP Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga
Como será a Estação Ipiranga, nova obra do Metrô de SP Conheça o novo espaço cultural do Ipiranga Chocolatria é paraíso chocólatra na Vila Mariana Petiscos do Comida di Buteco no Ipiranga
Rota turística recria caminho de D.Pedro I até o Ipiranga Por dentro do Palacete Rosa, em SP