Intitulado Projeto Querino, o podcast lançado a tempo do Bicentenário da Independência é uma produção da revista Piauí, o Instituto Ibirapitanga e a Rádio Novelo
homenagem
O nome presta uma homenagem ao baiano Manuel Querino, abolicionista e pioneiro na construção da narrativa preta da história do Brasil.
Em oito episódios, o podcast aborda a história do Brasil desde a Independência, mostrando detalhes dos processos escravocratas sob uma ótica crítica e decolonial.
outra visão
Idealizado e produzido pelo jornalista Tiago Rogero, o projeto Querino tem 28 profissionais negros envolvidos no processo, o que é fundamental em termos de representatividade e lugar de fala.
de dentro para fora
Com roteiro bem amarrado, o podcast não teme abrir feridas nas elites para questionar de onde vieram suas riquezas, perpetuadas durante séculos. Você pode imaginar a resposta, mas a produção te traz mais certezas.
imagem: iab-SP
Elaborar o passado nos elucida sobre questões ainda enraizadas no presente e nos traz a partir dessa leitura uma perspectiva de futuro que, no mínimo, terá reparação histórica para a população afrodescendente brasileira.