o produto quebrado que é um baita sucesso
Entre as décadas de 40 e 50, no auge econômico de São Paulo, surgiu o piso de lajota vermelha em tamanho 20×20 cm
A Cerâmica São Caetano, que hoje dá nome a um bairro no município, foi uma das principais produtoras da famosa lajota
Antigo anúncio publicitário do piso "BBB": bom, bonito e barato!
A cerâmica Vila Prudente, que também deu nome a um bairro paulistano, era outra fabricante.
Ganhando popularidade, a cerâmica vermelha era mais em conta do que as cores preta e amarela
o piso caquinho é simplesmente uma lajota vermelha, em geral retangular, também encontrada por inteiro em várias casas da cidade
A cadeia produtiva não era tão automatizada a ponto de não resultar em danos, então as peças quebradas e trincadas eram descartadas pela indústria.
Os operários das fábricas passaram a recolher os cacos para revestirem suas casas com o produto imperfeito, deixando-as mais estilosas e bonitas
Não demorou para a classe média aderir ao mosaico, que hoje é objeto de desejo na decoração e ainda permeia a memória afetiva de muita gente!