Foi em 1994 que o terreno de 21.188 m² virou disputa entre um movimento popular pró-parque e uma construtora. A voz do povo venceu, mas a ampliação do parque só veio 30 anos depois.
imagem: iab-SP
Com investimento de R$ 6 milhões, a área nova do parque conta com opções de diversão e lazer para as famílias, com parquinho adaptado para autistas.
Bora, meninas!
Corrimão, bowl, rampas e degraus para manobras formam a pista de skate do parque, que foi construída entre as árvores. O projeto original teve de ser alterado e demorou a sair, entre críticas e elogios.
Com acessibilidade, os caminhos do parque são cercados por corrimão e possuem rampas. Na pista de cooper, o piso plano é substituído por pedras britadas, que drenam o solo. Aparelhos de ginástica ao ar livre ajudam os visitantes a manterem a forma.
para todos
O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório H+F, o mesmo do Museu do Ipiranga, engloba um novo edifício administrativo, com telhado verde. É ali que ficam os banheiros e salas multiuso.
A área ampliada do Parque da Independência pode ser acessada por portões na rua Bom Pastor, altura do número 500; e virando a esquina, na R. dos Sorocabanos. Abre todos os dias, das 5h às 20h.