Dez linhas de ônibus do Ipiranga serão extintas em 2020; confira a lista

O ano mal começou e já temos aumento na tarifa do transporte público de SP para R$ 4,40 por trecho, somados a R$ 0,17 na integração com metrô e trem. Além disso, ao menos dez linhas de ônibus do Ipiranga poderão ser extintas, enquanto outras serão encurtadas ou limitadas a funcionar apenas em horário de pico.

O cálculo foi feito pelo Ipiranga Feelings com base numa lista divulgada pelo movimento Passe Livre, que irá se manifestar contra o reajuste nessa terça-feira (7) na frente da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. Também criaram uma petição on-line que pede pela revogação dos cortes de linhas.


Obs: não consideramos o número como exato pois os dados ainda precisam de confirmação oficial da SPTrans e existem linhas que passam no bairro e proximidades, dos quais não tivemos tempo hábil para pesquisar e registrar. Porém, conseguimos identificar ao menos 10 linhas de ônibus no Ipiranga que possivelmente deixarão de circular.


 

A gestão João Doria/Bruno Covas extinguiu 163 linhas de ônibus desde 2017 e criou apenas 64 novas linhas. Agora serão mais 190 linhas unificadas ou extintas; 753 mantidas; 253 com rotas cortadas/alteradas; e a promessa de criar 51 novas linhas de transporte coletivo em 2020. As alterações serão colocadas em prática até o segundo semestre do ano.

A justificativa é corte de custos e redução da frota de ônibus na cidade, mediante o novo contrato de licitação dos veículos realizado em setembro de 2019, como se São Paulo tivesse o suficiente para atender a demanda da gigantesca população.

Com a medida haverá menos opções de trajeto na hora do deslocamento, aumentando o fluxo nas que se mantêm e já são superlotadas. Diariamente, mais de 8 milhões de pessoas utilizam o transporte público viário na capital.

Os novos contratos indicam uma queda nas linhas de ônibus em sp, de 1.320 para 1.207 até o final do ano

Ônibus em fila no Terminal Sacomã

Na divisão de três distritos da região – Ipiranga, Sacomã e Cursino – poderão ser extintas as seguintes linhas:

 

874T-10 IPIRANGA – LAPA

 

4114-10 VL. GUMERCINDO – TERM. PQ. D. PEDRO II
477A-10 SACOMÃ – TERM. PINHEIROS
514T-10 TERM. SACOMÃ – JD. ITÁPOLIS
4734-21 VL. MORAES – METRÔ SAÚDE
475R-21 JD. SÃO SAVÉRIO – METRÔ SAÚDE
476A-10 IPIRANGA – TERM. STO. AMARO
477P-10 IPIRANGA – RIO PEQUENO
5103-21 TERM. SACOMÃ – METRÔ STA. CRUZ

 

476G-41 VL. INDUSTRIAL – METRÔ ANA ROSA
1757-10 CONJ. DOS BANCÁRIOS – METRÔ SANTANA – CIRCULAR

Confira abaixo as linhas que funcionarão apenas em horário de pico:

 

478P-10 SACOMÃ – POMPÉIA ATÉ VL. ROMANA
5031-21 VL. CDE. DO PINHAL – TERM. SACOMÃ
5034-10 VL. LIVIERO – TERM. SACOMÃ
5033-10 VL. BRASILINA – TERM. SACOMÃ

Confira abaixo as linhas que serão encurtadas:

 

5705-10 TERM. SACOMÃ – METRÔ VERGUEIRO

 

364A-10 HOSP. IPIRANGA – SHOP. ARICANDUVA
475M-10 JD. DA SAÚDE – TERM. AMARAL GURGEL

 

478P-10 SACOMÃ – POMPÉIA ATÉ VL. ROMANA
4725-10 VL. BRASILINA – SHOP. IBIRAPUERA

 

476G-10 JD. ELBA – IBIRAPUERA

*Confira a lista completa de São Paulo clicando aqui.

Para informações e dúvidas sobre itinerários, disque 156.

Nota da editora: o jornalista especializado em transportes, Adamo Bazani, fez uma matéria bem explicativa sobre todo o histórico do transporte público viário da cidade nos últimos anos. Recomendamos a leitura neste link.

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Redação

0 thoughts on “Dez linhas de ônibus do Ipiranga serão extintas em 2020; confira a lista

  1. Muito bom saber que existe alguém disposto a interagir conosco.A população fica a mercê dos acontecimentos sem esclarecimento s

  2. Já que é para economizar, cortar custos. O povo tem que se mobilizar e ir pra cima de todos, todos, que andam com carros mantidos, custeados pelo povo. São vereadores, Deputados, Prefeitos, Governadores e Presidente e suas comitivas e subordinados. São viagens de avião de navios. E quando vão pro exterior levam família e amigos..É uma mordomia só. É salário paletó é gasolina tudo custiado com verbas do bolso do povo. Não é pra cortar gastos. Fora os banquetes. É moradia. Tudo custiado com verbas do bolso do povo. À população tem que se mobilizar e reenvidicar o corte de todas essas mordomias. Que na verdade isso é um absurdo um abuso. E gastos em vão. Porque muitos aí só comparecem pra”trabalhar”na semana do pagamento……Bora fazer por onde cortar todos esses previlegios,,,abuso.

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