Exposição no antigo Noviciado do Ipiranga abre edifício histórico para visitação gratuita

Quantas camadas envolvem um edifício histórico de 1920? Entre exatas e humanas, a complexa resposta se forma a partir da nova exposição no antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças, também conhecido como antiga São Marcos no bairro Ipiranga, onde moradores e ex-alunos saudosistas compõem parte da história.

A mostra, chamada Camadas, revela por meio de fotografias, mapas, desenhos, maquetes, livros e outros itens, a trajetória de um dos edifícios mais icônicos que temos na região. A arquiteta Sol Camacho, que assina a curadoria, vai além da técnica para reforçar os laços entre memória e futuro, expondo os processos de pesquisa envolvendo restauro e adaptações contemporâneas.

É traçado então um fio condutor que contextualiza o projeto Alma Mater, feito a muitas excelentes mãos, mas encabeçado pela Alfa Realty. O espaço de alto padrão, que amargurou anos de abandono e burocracias, será de uso misto, integrando moradia, gastronomia, cultura e lazer. Vale pontuar que atrás do terreno existe um outro empreendimento, sem ligação com este.

Os anexos do imóvel, nas laterais, abrirão espaço para novas construções de baixo gabarito, conforme as regras para espaços tombados, onde estarão moradias com plantas bem diversas, entre 39 e 341 m2. No jardim, que tem um amplo espaço vazio a ser transformado em oásis paisagístico, haverá piscina e área de convivência.

Quanto à preservação, o complexo terá o edifício central preservado, incluindo os vitrais, as escadarias, as janelas, os gradis e os pisos de ladrilho hidraulico. A antiga capela vai funcionar como um Club House, sediando eventos culturais. Para manter o edifício vivo e integrado ao bairro, o projeto anunciou a presença de uma livraria-brechó, uma padaria-bistrô, academia, lojas e restaurantes.

Durante a Jornada do Patrimônio, no dia 16/08, haverá tour guiado e gratuito pelo local, com o Instituto Sarasá. Já a exposição Camadas poderá ser visitada de 16 de agosto a 17 de outubro, de segunda a domingo, das 11h às 17h, na R. Clóvis Bueno de Azevedo, 176.

Foto: IpirangaFeelings
Foto: IpirangaFeelings

ENCONTRE O IPIRANGA FEELINGS EM OUTROS CANAIS!

Siga-nos no Instagram

Written by

Ipiranga Feelings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolê de bruxa: confira 5 eventos de Halloween em SP Evento imersivo chega a SP com luzes, piscina de bolinha e até briga de travesseiro Lektrik: Festival de Luzes ocupa o Jardim Botânico de SP Papai Noel negro alegra Natal no Shopping Light
Rolê de bruxa: confira 5 eventos de Halloween em SP Evento imersivo chega a SP com luzes, piscina de bolinha e até briga de travesseiro Lektrik: Festival de Luzes ocupa o Jardim Botânico de SP Papai Noel negro alegra Natal no Shopping Light