Ipiranga terá fazenda pedagógica para passeios em família

Bem antes da Independência do Brasil, o bairro Ipiranga era uma grande área rural e demorou a ser urbanizada. Agora, mais do que nunca, irá resgatar parte das origens com a instalação de uma fazenda pedagógica, que receberá escolas e passeios em família. A Fazendinha Estação Natureza irá migrar do Brooklin para a região próxima ao Aquário de São Paulo, o que facilita um “tour” pelos dois estabelecimentos.

O complexo de 10 mil m² na Av. Washington Luiz foi transferido para uma área verde que pertence ao Instituto Cristóvão Colombo, pegando desde a rua Mário Vicente até a rua da Imprensa. A locação do espaço irá ajudar na manutenção dos contínuos trabalhos de uma das mais antigas instituições dedicadas à crianças e adolescentes migrantes no Estado, presente no Ipiranga desde 1895.

A fazendinha no Ipiranga proporcionará o interação com animais tipicamente rurais, como ovelhas, cabras, coelhos, porcos, vaca, bezerro, cavalos e pôneis. Os passeios serão direcionados tanto para famílias quanto para escolas, neste caso, com uma programação especial.

Além de ações educativas, também serão oferecidas aulas de equitação e equoterapia. Para os pequenos, de 2 a 6 anos de idade, é oferecida a equitação lúdica, com propósito igualmente pedagógico, mas a bordo de pôneis. A atividade auxilia funções psicomotoras, postura, equilíbrio, consciência corporal e ambiental.

A Estação Natureza foi criada em 1995 sendo o 1° Projeto Pedagógico criado em São Paulo. Segundo os idealizadores, a fazendinha ecológica preza pelo menor impacto ambiental e utiliza recursos menos agressivos ao meio ambiente. Um dos exemplos é o uso da tinta de terra, técnica sustentável para obter a cor vermelha das paredes, da qual as crianças também irão conhecer de perto.

A proposta de manter animais em espaços que simulam o habitat natural é um tanto polêmica, mas por ora permitida nos trâmites legais, desde que não sejam identificados abusos ou maus tratos; as instalações sejam adequadas às espécies; e que profissionais qualificados sejam responsáveis pelos cuidados.

Foto: divulgação

A previsão de abertura é na segunda quinzena de setembro de 2021. O local já está com pré-venda de ingressos, custando R$ 56,00 por pessoa, com validade até dezembro deste ano. São considerados pagantes pessoas de 2 anos até 65 anos. Crianças menores de 2 anos, ou seja, de 1 e 11 meses e adultos acima de 65 anos entram gratuitamente.

A visitação familiar acontecerá com agendamento aos sábados, domingos e feriados das 10:00 às 17:00 horas. Telefones: (11) 5034-2728 / 5034-0937 ou WhatsApp (clique no link para abrir o atendimento).

Foto: Lika Kotzent/gentilmente cedida ao IpirangaFeelings

3 comentários

  1. WALKIRIA P. de CASTILHO

    Adorei saber q nosso bairro continuará proporcionando lazer e cultura, além de outras opções de atrações q justificam sua origem histórica. Parabéns!!!

    Curtir

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s