Como está a expansão do metrô no Ipiranga? Confira os planos para 2022

Faz pelo menos 10 anos que os planos de expansão do metrô no Ipiranga são imaginados e reimaginados, mas nunca excecutados. Em um relatório lançado recentemente pelo Metrô de São Paulo, as obras da Linha 15-Prata estão previstas para 2022, com entrega em 2024, ampliando em 1,8 km o trecho do monotrilho da Vila Prudente até o bairro Ipiranga por via elevada, mais precisamente chegando à estação Ipiranga (Linha 10-Turquesa). O percurso completo vai até São Mateus e a novidade visa desafogar a baldeação com Linha 2-Verde. 

A licitação já foi encaminhada, dando um pontapé inicial. Atualmente a empresa Tsenge Engenharia, contratada pelo Metrô de SP, está fazendo um mapeamento de terrenos a serem desapropriados para que o projeto seja consolidado. Mas, não será tão fácil assim a implementação.

Imagem: divulgação/Metrô de SP
Suposto trecho novo da Linha 15 – Imagem: iTechDrones

Embora a área ainda não tenha sido revelada, já surge um impasse social: a Favela de Vila Prudente, às margens da avenida Anhaia Mello, é uma das que ficam no meio do trajeto. Sabemos que a situação é um tanto delicada, visto que os moradores não querem abandonar suas casas para ir para as áreas mais afastadas da capital, que geralmente lhes são ofertadas.

Mesmo sem a definição de onde será, estava previsto para junho a emissão de comunicados de desapropriação de aproximadamente 25 imóveis na região entre Vila Prudente e Ipiranga. Segundo dados recentes, o monotrilho transporta cerca de 800 mil passageiros por mês. 

Outro plano, que ainda não consta no mapa de projetos mas que já foi divulgado como pretensão pela operadora, é a extensão da Linha 13-Jade, que seria feita após Tiquatira em direção à Mooca e Ipiranga. 

Nova estação Ipiranga

Até 2024, o Metrô irá construir uma nova estação Ipiranga, que será vizinha da atual, erguida em 1926 e mantida pela CPTM. A infraestrutura será maior e mais moderna, com plataformas laterais, cobertura integral e laterais envidraçadas. A última modernização havia sido entregue em 2004.

Mais futuramente e ainda sem data se fala sobre a expansão da Linha 5-Lilás, que seria estendida para mais três estações na região: Ricardo Jafet, Bom Pastor e Ipiranga. Vale lembrar que as trocas de governador (em 2022) e prefeito (em 2024) influenciam na continuidade dos projetos.

Imagem: divulgação/GPO/Sistran
Foto: Alexandre L. Giesbrecht

Estação tem arte da dupla OSGEMEOS

Pode ser que a Estação Ipiranga passe despercebida por muita gente do bairro, mas é lá que fica um mural artístico da dupla da grafiteiros brasileiros OSGEMEOS, irmãos nascidos e criados no vizinho Cambuci, conhecidos e renomados mundialmente. A intervenção aconteceu em 2004, no mesmo ano em que o espaço foi reformado.

O trabalho contou com a colaboração de Ise e Nina Pandolfo. O objetivo do projeto foi aproximar da arte o público usuário do transporte público. O mural é inspirado no Dia da Independência do Brasil, com imagem de D. Pedro I.

Foto via Governo do Estado de SP

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s