Acompanhe o andamento das obras do Museu do Ipiranga

Ano vai, ano vem e todo mundo só quer saber de uma coisa: como está o andamento das obras do Museu do Ipiranga? Visando facilitar a sua vida, deixaremos esse post sempre atualizado com as últimas novidades!

Para quem ainda não sabe, o Museu Paulista da USP – conhecido oficialmente como Museu do Ipiranga, foi fechado em 2013 devido a um problema estrutural que comprometeria todo o acervo.

Depois de um longo e burocrático processo de perícia, locação de imóveis para transferência do acervo e equipe, abertura de edital para um novo projeto e captação de recursos, teve as obras de restauro, ampliação e modernização iniciadas em dezembro de 2019.

Você pode conferir detalhes do novo projeto clicando aqui.

  • Atualização do dia 13 de fevereiro de 2021:

Segundo informações que levantamos com Frederico Martinelli, engenheiro civil da Fundação de Apoio à USP (Fusp), o período das chuvas tem desafiado a equipe na ala nova, subterrânea, que foi escavada. Agora já começaram o processo de concretagem da área. 🚜

“Porém, estamos conseguindo avançar mesmo assim, com a finalização da escavação e das contenções de concreto jateado. A laje de piso da esplanada já teve seu primeiro trecho concretado”, informou. Nas fotos a gente consegue visualizar melhor como está o pavimento.

Outra novidade é que a área onde será o mirante, lá no topo do museu, está avançando! “A estrutura metálica que dará sustentação ao mirante já foi alçada e instalada.”

Quanto ao restauro do edifício monumento, temos aproximadamente 40% da execução física da obra concluída. O Salão Nobre, onde fica uma das principais obras de arte do acervo (chumbada e protegida), está atualmente em reforma.

Também questionamos sobre o observatório das obras do museu, que era pra ter aberto em outubro do ano passado e está posicionado na ala esquerda do jardim. Infelizmente não há previsão de abertura. A pandemia certamente atrapalhou os planos.

Em relação à remoção das árvores: de acordo com o engenheiro, todo o remanejo na área da obra já foi realizado, tendo sido aprovado e acompanhado pelo órgãos competentes. 🌳

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: José Rosael e Marcos Santos 

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s