Museu do Ipiranga lança visita virtual em 3D e série em podcast

Todo ano, o dia 7 de setembro é celebrado com festa no bairro Ipiranga. Em virtude do coronavírus, os planos mudaram. Visando aproximar o público, o Museu do Ipiranga lançou uma visita virtual em 3D e uma série em podcast que traz à tona as memórias da Independência do Brasil.

Para ampliar seu alcance não apenas em tempos de pandemia mas enquanto está em obras, o museu vem investindo em ações no ambiente virtual. Dentre os conteúdos estão um aplicativo para visita virtual em 3D, podcast, vídeo-depoimentos e filtros de Instagram com personagens históricos.

Dom Pedro I, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria e também “A baiana”, personagem de uma pintura anônima que se destaca no acervo do Museu, podem ser incorporados nos stories dos usuários da rede social. A brincadeira vem acompanhada por questionamentos sobre quem são esses personagens e como foram construídas suas identidades históricas.

A plataforma Ecos do Ipiranga se tornou um canal de conteúdo exclusivo do Museu do Ipiranga, realizado pela USP em parceria com Fusp – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, o Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e o Sesc São Paulo. Ao acessá-lo, o público pode fazer um passeio interativo pela fachada do edifício, encontrando informações e curiosidades de sua história e arquitetura.

Como em um game, é possível caminhar por um cenário tridimensional por meio de um avatar. O passeio permite voo panorâmico pelo ambiente e interação com elementos da fachada do edifício. O aplicativo estará disponível nas versões para Android e iOS, mas também pode ser acessado pelo computador.

A visita virtual em 3D é um recurso interessante e inovador. Basta um rápido cadastro para acessá-la. O usuário pode escolher um personagem para caminhar no jardim do museu, subir as escadarias, acessar uma exposição dentro do edifício e até sobrevoar a área do museu de balão enquanto acessa lá do alto outra mostra, com informações sobre Santos Dummont.

Na plataforma Ecos do Ipiranga há ainda duas séries de vídeos: Ecos em Pílulas, que conectam a história da arquitetura a histórias de pessoas que hoje usam o Museu e o parque como cenário de suas fotos, e Expectativa X Realidade, depoimentos em que o público conta o que gostaria de ver no Museu quando reaberto e a equipe do Museu responde, contando como essas expectativas serão atendidas.

vozes que ecoam o ipiranga

Ainda dentro da campanha “Ecos do Ipiranga – Um museu onde a história ganha novas histórias”, diversas artistas se uniram no videoclipe da música Paratodos, do cantor Chico Buarque, que também participou da gravação.

A canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua. Legendas e interpretação em Libras garantem a acessibilidade do vídeo.

A família Buarque de Holanda tem uma relação de afeto com o Museu do Ipiranga, já que o patriarca Sérgio Buarque de Holanda foi diretor da instituição por dez anos, entre 1946 e 1956.

Apresentados pela youtuber Débora Aladim, estudante de História que ganhou relevância nas redes ajudando outros estudantes a se prepararem para o ENEM, o podcast traz ao longo dos episódios de 20 minutos conversas descontraídas com especialistas e estudiosos da USP sobre as várias dimensões da Independência.

Os temas escolhidos para abordagem giram em torno da memória da Independência e suas diversas narrativas, a construção do Museu e os desafios para sua restauração, e como a Independência do Brasil foi contada pela história, revelando detalhes que não costumam aparecer nos livros escolares.

Guia de episódios do podcast Ecos do Ipiranga

Repensando a memória da Independência – Parte 1

Entrevistada: Michelli Monteiro. Doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP, desenvolve uma pesquisa sobre pinturas históricas e monumentos públicos.

Repensando a memória da Independência – Parte 2

Entrevistado: Pedro Nery. Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa sobre coleções, com foco na arte brasileira. Desde 2011, atua como curador na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Repensando a memória da Independência do Brasil – Parte 3

Entrevistado: Carlos Lima Júnior. Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e Doutorando em História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, também da USP. Pesquisa a relação entre arte e poder entre o fim do Império e os primeiros anos da República no Brasil.

A história do monumento à Independência

Entrevistada: Maria Helena Flynn. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pesquisadora da história da arquitetura no Brasil.

A construção do Museu e os desafios para sua restauração

Entrevistada: Solange Ferraz de Lima. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e livre docente pelo Museu do Ipiranga, do qual foi diretora entre 2016 e 2020, e hoje ocupa o cargo de coordenadora da Comissão de Extensão e Cultura. Sua pesquisa é sobre cultura visual e representações urbanas.

O projeto dos Jardins do Museu do Ipiranga

Entrevistado: Paulo César Garcez Marins. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, docente do Museu do Ipiranga, do Programa de Pós-graduação da FAU e do Programa de Museologia da USP.

Como a Independência do Brasil foi contada pela história

Entrevistada: Cecília Helena de Salles Oliveira. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Na USP, atua como professora titular sênior no Museu do Ipiranga e professora do Programa de Pós-Graduação em História Social.

Dá o play clicando aqui!

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s