Descubra onde comprar orgânicos no Ipiranga

Que tal fugir dos agrotóxicos e fomentar pequenos produtores de alimentos? No post de hoje, te contamos onde comprar orgânicos no Ipiranga, bairro que é considerado um deserto alimentar em alguns de seus pontos.

Nos Estados Unidos, se um grupo de 500 pessoas precisa percorrer mais de 1,5 km na busca por alimentos frescos, saudáveis e nutritivos, a área onde vivem é considerada um deserto alimentar.

A falta de supermercados com produtos in natura, ou seja, sem serem processados, e feiras livres são alguns dos motivos que tornam o conceito tão alarmante no Brasil, especialmente nas regiões mais periféricas, afinal, as mais abastadas contam com maior número de horti-frutis, ainda assim raros e bastante caros, e mercados.

Outro termo utilizado pela classe científica é pântano alimentar, aplicado a área de 4 km quadrados onde 90% dos comércios oferecem comida calórica, barata, ultraprocessada e de baixa qualidade. Tal fator aumenta os índices de obesidade, desnutrição, doenças cardiovasculares, fadiga, náuseas, queda da imunidade, entre outros.

Se nosso corpo é parte da engrenagem que nos move e está ligado ao o que estamos ingerindo, como uma criança vai ter boas notas na escola se ela se alimenta mal? Como um trabalhador vai se destacar em sua função se ele adoece o tempo inteiro? Perceba que essas são apenas duas perguntas cabíveis dentro do sistema alimentar brasileiro que está repleto de desertos alimentares e bate recorde em números de pessoas passando fome.

Manter uma boa alimentação é fundamental para ter a imunidade alta, afastando doenças infecciosas. É o sistema imunológico que regula os anticorpos e nos protege. Quanto mais qualidade tiver no seu alimento, mais imune está seu corpo.

Frutas, verduras e raízes são as principais aliadas no fortalecimento deste sistema. Se estiverem longe dos agrotóxicos então, melhor ainda! Afinal, é o estado natural dos alimentos, preservando todos os seus nutrientes e não trazendo veneno para dentro do organismo.

Os agrotóxicos, que se espalham não apenas na superfície dos alimentos mas estão em sua origem, causam distúrbios hormonais, reações alérgicas e respiratórias, entre outros problemas mais graves.

Foto: ipiranga feelings

Além disso, os orgânicos tem outra vantagem: o delivery. Geralmente quem trabalha no ramo costuma fazer entregas e também elaborar cestas semanais com itens “surpresa”, garantindo ainda mais variedade na mesa de casa. Ao invés de torcer o nariz, busque por novas receitas com o que chega e surpreenda-se com sabores inusitados.

As pequenas famílias que vivem de alimentos orgânicos passam por inúmeras dificuldades em sua produção, como manter um controle de pragas saudável, ter acesso a um grande terreno para manter o cultivo, criar uma logística que evite o desperdício ou para fazer entregas em casa sem ter grandes prejuízos. É minha gente, não é fácil, e por isso deve ser mais valorizado.

O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida – Josué de Castro, médico, sociólogo e político

Lembre-se sempre: se alimentar bem nunca é um gasto, é um investimento em saúde. E saúde, se faltar, ninguém compra, né!

Foto: ipiranga feelings

Confira abaixo onde comprar orgânicos no Ipiranga

Urban Farm Ipiranga

Um vizinho que resolveu transformar a casa dos avós em um enorme quintal nutritivo. Ou melhor, uma fazenda vertical urbana. Assim é a Urban Farm, um oásis verde em pleno Ipiranga onde você pega hortaliças diretamente do pé e faz uma feira livre de agrotóxicos, com produtos vindos dos agricultores da Zona Leste. Tem também ervas para chás, ervas aromáticas, PANCS (plantas alimentícias não convencionais) e produtos de limpeza.

  • Onde? R. Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 499
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️ (11) 99714-1887
Foto: ipiranga feelings

Preserve Orgânicos

A empório e loja de orgânicos na região do Sacomã tem frutas, verduras e legumes sazonais, além de molhos, temperos, ovos, oleaginosas, raízes, farinhas e outros produtos com selo orgânico. Também dispõe de algumas verduras já higienizadas.

  • Onde? Rua Professor Sylla Mattos, 217
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️ (11) 99699-7863

Quitanda da Vila Orgânicos

A loja na Vila Gumercindo tem boa variedade de orgânicos e produtos naturais mais sofisticados. Além de itens de feira, tem arroz, cogumelos, temperos, itens veganos, enlatados, sucos, chás, leites vegetais, pães, produtos congelados e de limpeza.

  • Onde? R. Dr Malta Cardoso, 240
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️(11) 9838-15385

Campos Orgânicos

A loja vende hortaliças, frutas e legumes, além de ovos, sucos, geleias, pães, bolos caseiros, bebidas probióticas, produtos saudáveis, sem glúten e veganos.

  • Onde? R. Bom Pastor, 1676
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️ (11) 94186-8785

Keyle Feira Orgânica

A Keyle leva os produtos da Chácara Santa Edwiges, em Ibiúna, interior de SP, para vender as quartas feiras no restaurante Seu Quintal, no Alto do Ipiranga. No momento, está trabalhando apenas com delivery de frutas, verduras e legumes orgânicos frescos, disponíveis semanalmente.

  • Onde? Apenas on-line
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️ (11) 99272-5210
Foto: divulgação/Seu Quintal

Coisas da Roça Orgânicos [serviço suspenso durante a quarentena]

A princípio, o Coisas da Roça era uma barraquinha montada semanalmente na frente de um salão de beleza do bairro. Agora fazem apenas delivery de produtos frescos de feira, como frutas, verduras, legumes, raízes e tubérculos.

  • Onde? Apenas on-line.
  • Faz entrega? Sim
  • ☎️ (11) 98363-1758

Feirinha Orgânica da Mooca

Não que a grama do vizinho seja mais verde, mas na Mooca você encontra uma feira livre orgânica toda sexta-feira, das 7h às 13h. Além de opções colhidas do pé, os visitantes encontram uma variedade de outros produtos como cosméticos, pães integrais, alimentos sem glúten, sem lactose, veganos, vegetarianos, castanhas, frutas secas, ovos, farinhas, arroz, feijão, macarrão, geleias, pão de queijo, pizza, iogurte e manteiga.

  • Onde? Rua dos Trilhos esquina com a Rua Bresser – Mooca
  • Faz entrega? Não

Lojas de produtos orgânicos e saudáveis no Ipiranga

Opções que vendem produtos industrializados orgânicos, sem glúten e/ou sem lactose, grãos a granel e fracionados, itens para cozinhar, entre outros. Não comercializam frutas, legumes e verduras.

  • Emporium Terrara: R. Xavier Curado, 542
  • Empório Rufino: R. Bom Pastor, nº 2010
  • Família Granel: R. Lino Coutinho, 1012
  • Empório Qualigranel: R. Agostinho Gomes, 1820
  • Zabelê Naturais e Casa do Norte: R. Silva Bueno, 2114
  • Universo Saudável: R. Cipriano Barata, 1906 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04205-001
  • Vita Verde: Box 34, Rua Vergueiro, 6409

 

 

Por dia, todo mundo deve consumir 400 gramas de frutas e hortaliças, equivalente a 5 porções, segundo recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s