Tire suas dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a gripe no Ipiranga

A Prefeitura de São Paulo deu início ontem (23) a campanha de vacinação contra a gripe no Ipiranga e em todo o município. No caso, a dose serve para reforçar a imunidade contra a Influenza, Acompanhe o post do Ipiranga Feelings para sanar as suas dúvidas!

Muita gente não sabe, mas a Influenza A (H1N1), a Influenza B e a Influenza A (H3N2) também matam. Até o mês de março de 2020, foram registrados 320 casos e 29 óbitos no Brasil em virtude dos três tipos de gripe. Vale lembrar que a H1N1 é a gripe suína, que trouxe bastante tensão à vida da população em meados de 2009.

Foto: divulgação/Pref. SP

 

Pensando na redução de danos em época de coronavírus, o Ministério da Saúde antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Confira abaixo o perguntas & respostas que montamos para vocês:

  • O que é influenza?

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual deve ser levada a sério.

A orientação para os profissionais que farão parte da campanha é que seja feita uma triagem antes da vacinação, orientando quanto às precauções e principalmente identificando sintomáticos respiratórios, para que seja oferecida a máscara cirúrgica e o seu atendimento seja priorizado durante a vacinação.

  • Quais os sintomas da influenza?

A doença se manifesta num período de 24h após o contágio, com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

  • A vacina detém o coronavírus?

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus. Ainda não existe nenhuma vacina para conter o Covid-19.

  • Por que é importante?

Porque essa vacinação vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19 (coronavírus), ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

Além disso, reduz a possibilidade de ainda mais procura e ocupação de hospitais. É importante deixar as unidades de saúde livres neste momento, especialmente em relação à população idosa, que é mais suscetível a desenvolver um quadro de pneumonia e pode precisar de tratamento ou internação médica.

  • Quem deve se vacinar?

Todo mundo. Mas a vacinação acontece por etapas que devem ser respeitadas de acordo com os grupos de risco. Neste momento, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.

Depois, a vacina será disponibilizada gradativamente a crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

  • Como sei qual é o meu período de vacinação?

A Vigilância em Saúde da prefeitura preparou um cronograma. Confira abaixo:

  • 1° etapa – 23/03 – Idosos (60 e + anos)  e trabalhador da saúde.
  • 2° etapa – 16/04 – Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento
  • 3° etapa – 09/05 – Crianças ( 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puerperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

No dia 9 de maio é a mobilização nacional da campanha, quando 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

  • Não estou no grupo prioritário, mas posso ir me vacinar?

O ideal é que cada pessoa tenha consciência da superlotação das unidades de saúde, o que é altamente não recomendável nesse período de isolamento domiciliar por conta do coronavírus. Portanto, é melhor esperar a sua vez de acordo com o cronograma.

  • Onde posso me vacinar?

Em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde e também nas escolas próximas, que estarão abertas apenas para este fim. Encontre aqui a UBS mais próxima de sua residência e acesse aqui a planilha com o endereço das escolas onde ocorrerá vacinação de acordo com a UBS.

*ps: o sistema de busca on-line de UBS é um pouco devagar, mas ele funciona, ok?

Outra medida da prefeitura foi a criação de “drive thrus” de vacinação, no qual a pessoa vai até o local onde se encontra a equipe médica e não precisa sair do carro para receber a vacinação. Porém, este serviço ainda está limitado.

Confira abaixo a relação de postos de vacinação Drive Thru por CRS:

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte

  • O que devo levar para me vacinar?

Documento de identificação (RG ou CPF) e carteira de vacinação.

  • Há alguma orientação específica para grupos com HIV/Aids?

Segundo o coordenador de Assistência do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), Robinson Fernandes de Camargo, todas as PVHA devem receber as doses, independentemente do número de células CD4 no corpo, as que fazem a proteção do organismo. Ele afirma que não há preocupação imunológica em relação a vacina.

O único cuidado que a pessoa vivendo com HIV/Aids deve tomar é não realizar exame de Carga Viral [que mede a quantidade de vírus por mm3 de sangue] logo após ter tomado a vacina. É preciso aguardar cerca de 30 dias, uma vez que pode dar alteração no resultado do exame.

A vacina pode ser aplicada em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) em DST/Aids da cidade de São Paulo, no caso das PVHA. Se for a UBS, lembre-se de levar ma declaração médica recomendando a vacina, além do documento com foto e, de preferência, também a carteira de vacinação. No caso de o paciente receber a dose no SAE em que já faz o acompanhamento médico, a carta é dispensada.

  • Até quando vai a vacinação?

A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

  • Como me prevenir do coronavírus durante a vacinação?

Os mesmos cuidados básicos devem ser reforçados.

-Manter ao menos 1 metro de distância das outras pessoas;

– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com lenço descartável. Evite usar as mãos e se usá-las lembre-se de lavá-las com água e sabão. Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;

– Utilize lenço descartável para limpar o nariz;

– Evite tocar os olhos, nariz e boca;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal.

– Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou use álcool gel logo após tocar em objetos e superfícies que são compartilhadas com outras pessoas, como maçanetas, torneiras, balcões, barras de segurança em transporte público, entre outros.

  • Quais as recomendações sobre o uso da máscara comum (cirúrgica)?

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Recomenda-se o uso de máscara comum para pacientes suspeitos ou confirmados e para os cuidadores desses pacientes durante o isolamento domiciliar.

Se for o seu caso, siga as seguintes orientações:

• As máscaras não devem ser tocadas ou manuseadas durante o uso.
• Se a máscara ficar molhada ou suja com secreções deve ser trocada imediatamente.
• Descartar a máscara comum imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou produto alcoólico após a remoção da máscara.
• Observação: o cuidador deve usar máscara comum bem ajustada ao rosto quando estiver no mesmo ambiente ou durante a manipulação da pessoa doente.

Fontes de informação: 1, 2, 3 e 4

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s