Confirmados casos de coronavírus no Ipiranga

Com uma pandemia em curso no mundo inteiro, é preciso sempre relembrar que medidas drásticas são necessárias para conter o avanço. Na última terça-feira (17) foram confirmados casos de coronavírus no Ipiranga, em São Paulo, segundo informações checadas pelo site.

Em conversa com uma fonte que trabalha no centro cirúrgico do Hospital Ipiranga, o principal hospital público da região e que tem se tornado referência no assunto, o Ipiranga Feelings apurou a confirmação de três casos de Covid-19, sendo um em estado grave: um homem de 62 anos, que está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Existem mais casos de suspeita sendo registrados dentro do hospital, incluindo um médico, que foi afastado do cargo. Estes ainda estão em investigação e não podem ser confirmados. O Hospital Heliópolis tem encaminhado pacientes para o Hospital Ipiranga, que já está avançado em termos de identificação e cuidados com os infectados pelo vírus.

Ao todo, até a publicação dessa matéria no dia 20 de março, São Paulo tem 286 casos confirmados de coronavírus. 

O Governo de São Paulo decretou que supermercados devem vender álcool gel a preço de custo a partir de segunda-feira (23), visando ampliar a higienização constante das mãos e evitando preços abusivos. O consumidor que identificar valores altos em qualquer estabelecimento deve denunciar ao Procon-SP.

nota do ipiranga feelings

Pedimos e reforçamos novamente a todos que têm as devidas condições fiquem em casa, em quarentena. Infelizmente alguns cidadãos ainda precisam sair para trabalhar e correrão riscos. Se não for o seu caso, não saia. Com a consciência e colaboração de todos, novos casos de infecção poderão ser evitados, assim como novas mortes.

A contaminação é gradativa. Independentemente se você é jovem e saudável, pode não saber se contraiu o vírus assim como, na mesma medida, pode pegar a gripe ao sair de casa. Vale lembrar que neste momento é preciso pensar nas outras pessoas.

A quarentena nada mais é do que uma tática de prevenção. Não é uma opção; é uma obrigação.

O Ipiranga ainda está com um número alto de circulação de pessoas nas ruas, especialmente de pessoas acima dos 60 anos. Antes de ser decretado o fechamento de áreas verdes da capital, o Parque da Independência também seguia com constante movimentação, como se tudo estivesse normal. E não está.

Os grupos mais vulneráveis ao coronavírus são de crianças, pessoas acima dos 55 anos e mulheres grávidas. Já imaginou se você for a/o responsável por colocar a vida de alguém em risco? Já imaginou que os hospitais não terão leitos suficientes se mais e mais pessoas ficarem doentes? São por essas razões que ficamos em casa, pois estamos cientes das condições socioeconômicas do país.

Ações de prevenção de novos casos vêm sendo feitas por autoridades do governo do Estado. Na busca por informações sobre o coronavírus, é importante lembrar de fontes confiáveis e oficiais, pois as notícias falsas seguem a todo vapor mesmo diante da crise.

Acesse o guia de prevenção elaborado pelo Governo de São Paulo para sanar dúvidas e obter informações. Também foi criado um aplicativo para celular pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para aparelhos com sistema Android e iOS, que realiza uma triagem virtual para quem está com suspeita de coronavírus. De acordo com as respostas e sintomas, o app pode ou não pedir para que a pessoa se dirija ao hospital mais próximo.

Os principais sintomas da gripe por coronavírus são: tosse seca, febre e dificuldade de respirar. 

A Subprefeitura do Ipiranga emitiu ontem (19) uma nota em relação ao funcionamento dos comércios da região. Segue a publicação na íntegra:

“Em razão do Decreto 59.285/2020, visando evitar aglomerações e garantir a saúde da população, foi estabelecido que o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais está suspenso na cidade de São Paulo, além da suspensão das atividades de academias; food trucks; ambulantes; e casas noturnas até 5/abril.

Podem permanecer abertos prestadores serviços, como oficinas mecânicas e casas lotéricas, e distribuidoras de água e gás; padarias, mercados, restaurantes e lanchonetes (com espaçamento entre mesas superior a 1 metro); postos de gasolina e lojas de conveniência; pet shops; açougues, peixarias, quitandas e similares.”

Na busca por alimentação, o mais indicado é o delivery. Pergunte ao seu restaurante ou fornecedor favorito se estão fazendo entregas antes de sair de casa. Supermercados, padarias e farmácias também possuem delivery de seus produtos.

saúde mental

Sabemos que ficar em quarentena é delicado em termos de saúde mental. O Brasil é líder no ranking de pessoas com depressão e ansiedade na América Latina, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). São quase 12 milhões de habitantes com os dois principais males do século. O número pode ser ainda maior, pois muitos casos ainda não foram identificados.

Sendo assim, estar consigo não é tão fácil quanto parece. Não sair para trabalhar, ir ao parque, fazer uma caminhada ou conversar com o vizinho na porta de casa pode ser um gatilho para a tristeza profunda. Mais do que nunca, é preciso que todos compreendam que ninguém é uma ilha. E que ilhas podem afundar.

Se você sofre de ansiedade, depressão ou qualquer outro tipo de condição neurodiversa, procure manter o convívio, mesmo que a distância, com as pessoas que você quer bem. Converse por vídeo, por WhatsApp, por chat…mas siga unindo forças e companhias neste momento tão angustiante.

Ficar lendo notícias 24 horas não vai mudar o cenário. Tente adicionar práticas saudáveis ao seu dia, incluindo pausas para longas sequências de respiração, e redobrar o autocuidado. E sempre, sempre que o desespero bater, procure ajuda. Não guarde os sentimentos para si. 

O Centro de Valorização a Vida (CVV) dispõe de atendimento on-line ou por telefone, estando sempre disponível para os momentos de tormenta. Você pode acessá-los por este link. O Instituto Sedes também tem uma lista com diversas clínicas psicológicas de atendimento gratuito ou por valor simbólico. Acesse aqui!

Não se sinta só e não se desespere. Vai passar!

Acompanhe o Instagram do Ipiranga Feelings para atualizações e dicas diárias.

https://www.instagram.com/ipirangafeelings/

 

3 comentários

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s