10 lugares para fazer cursos gratuitos no Ipiranga

Buscar conhecimento nem sempre implica em pagar prestações. O Ipiranga Feelings fez um levantamento de lugares para fazer cursos gratuitos no Ipiranga, seja de forma livre, técnica, cultural ou de ensino superior. Quanto mais a gente tem acesso ao aprendizado e à educação, mais nos transformamos numa comunidade desperta.

Confira abaixo a nossa lista e envie para seus amigos e familiares! Afinal, conhecimento bom é conhecimento compartilhado! 🙂

Onde fazer cursos gratuitos no ipiranga

ETEC 

Há duas unidades da ETEC na região do Ipiranga, com cursos técnicos gratuitos destinados a jovens que vão cursar ou estão cursando o Ensino Médio até o final do período de formação técnica.

A ETEC Getúlio Vargas, chamada carinhosamente de GV, tem cursos nas áreas eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, eletrônica, química, edificações, administração, automação industrial e serviços jurídicos.

E a ETEC Heliópolis, com cursos técnicos de administração, nutrição, informática e edificações. O vestibulinho é semestral e está com inscrições abertas até o dia 12/11/19. Saiba mais clicando aqui.

O que oferece: cursos técnicos
Onde fica: rua Moreira e Costa, 243 (ETEC GV); Estrada das Lágrimas, 2385 (ETEC Heliópolis).

FATEC

Temos o privilégio de ter por aqui uma escola de ensino superior gratuita, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos. As provas de vestibular são semestrais e a inscrição custa R$ 70,00. Os interessados devem se inscrever até o dia 13/11/19 através deste link.

Além de cursos de graduação, tem um monte de cursos técnicos e outros livres para variados tipos de público, oferecidos ao longo do ano. Recentemente, abriu vagas para oficinas de espanhol, libras, marketing digital e informática. É bom ficar de olho nas redes sociais da Fatec Ipiranga para não perder nada!

O que oferece: graduação, cursos livres e oficinas.
Onde fica: R. Frei João, 59 – Vila Nair

Foto: divulgação/FATEC

Casa de Cultura Chico Science

Próximo ao terminal e metrô Sacomã, a Casa de Cultura Chico Science é um centro cultural pulsante no bairro, com programação 100% gratuita. É um espaço transgressor, que se preocupa com representatividade e diversidade.

Oferece aulas gratuitas de balé, teatro, artes visuais, dança cigana, dança do ventre, dança afro, dança de salão (3ª idade), jongo, breaking dance, capoeira, violão, produção musical e elaboração de projetos, que é por módulo. A duração dos cursos é de 10 meses. As inscrições para as turmas de 2020 estão abertas! Garanta sua vaga aqui.

O que oferece: cursos livres
Onde fica: Rua Abagiba, 20 ou Av. Presidente Tancredo Neves, 1265 – Vila Moinho Velho

Foto: divulgação/Casa de Cultura Chico Science

 

Quixote Espaço Comunitário

Comandado pela FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, o projeto Quixote promove iniciação artística gratuita para jovens e adultos de 12 a 29 anos. Em espaço físico próprio, as atividades culturais proporcionam convivência, noções de cidadania, e  fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Os cursos oferecidos são: circo, dança clássica indiana, percussão, danças brasileiras e contemporânea, teatro, canto e set de filmagem. Os alunos realizam apresentações e exposições de seus trabalhos ao longo do ano.

As inscrições para o próximo ano podem ser feitas clicando neste link, ou diretamente no local com uma cópia do RG do participante e do responsável, se for menor de idade; uma cópia do comprovante de residência; 1 foto 3×4; 1 atestado de aptidão física.

O que oferece: cursos livres da área cultural.
Onde fica: R. Clóvis Bueno de Azevedo, 145

Foto: divulgação/Funsai Quixote

 

CEU Heliópolis e CEU Meninos

Temos na região dois CEUs – Centros Educacionais Unificados: um em Heliópolis e outro em São João Clímaco. Em Heliópolis, as pessoas podem se inscrever em aulas de dança, artes plásticas, culinária, artes marciais e cursos de capacitação profissional, nas mais diversas aéreas,

Na unidade Meninos há cursos de artesanato, pintura, tapeçaria, cerâmica, bordado, culinária.

Ambas contam também com a UniCEU oferecendo cursos de graduação e pós-graduação gratuitos e à distância. Para o próximo ano serão oferecidos seis cursos. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação, como bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As inscrições para o vestibular estão abertas até 14/11/19. Informe-se clicando aqui.

O que oferece: cursos livres, profissionalizantes, graduação e pós-graduação.
Onde fica: Estrada das Lágrimas, 2385 (CEU Heliópolis); Rua Barbinos, 111 (CEU Meninos)

Foto: divulgação/CEU Heliópolis

 

Fablab

Um dos equipamentos mais modernos da cidade, os FabLabs são uma rede de laboratórios público, focados em aprendizado, inovação e criatividade. Disponibilizam cursos, oficinas, palestras e ferramentas de fabricação digital.

A população tem acesso gratuito à impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.

Dentro do CEU Heliópolis existe um FabLab com vários cursos, desde ateliê de costura até fabricação digital. Confira as opções clicando aqui.

O que oferece: cursos, oficinas e palestras voltados à tecnologia.
Onde fica: Estrada das Lágrimas, 2385 (dentro do CEU Heliópolis)

Centro de Convivência da Terceira Idade

Seguindo a premissa de que nunca é tarde para aprender, o Centro de Convivência da Terceira Idade no Ipiranga oferece cursos variados para quem já completou 60 anos. É necessário apresentar cópia do RG e do comprovante de residência, além de atestado médico caso seja uma atividade física. Maiores informações pelo telefone: (11) 2274-7810.

Os moradores da região podem participar de aulas de yoga, artesanato, pintura em tela, tecido, tapeçaria, tricô, crochê, coral, bonecas japonesas, informática, dança de salão, dança sênior, lian gong (atividade física oriental), ginástica cardiorrespiratória e ginástica para a terceira idade, Às terças tem atendimento psicológico aos inscritos.

As atividades acontecem dentro do Sesc Ipiranga.

O que oferece: cursos livres para a terceira idade.
Onde fica: Rua Xavier Curado, 1 (entrada lateral do Sesc Ipiranga).

Foto: divulgação/Sesc Ipiranga

 

Instituto Paulista Profissionalizante

O IPP é uma iniciativa do Rotary Club de São Paulo criada para selecionar, preparar e qualificar jovens de 14 a 22 anos para ingressarem e permanecerem no mercado de trabalho.

Em seu espaço há um telecentro da Prefeitura, destinado à inclusão digital, com computadores e acesso a internet gratuitos, além de cursos de digitação, introdução à informática e edição de texto.

Ainda dentro de trabalhos de caráter filantrópico, a unidade possui programas da capacitação para jovens de 16 a 24 anos, em diversas áreas, como hotelaria, logística, gestão pública, T.I e comunicação social.

Há outras opções de cursos profissionalizantes no local, mas que são pagos, como administração, vendas, informática e redes sociais. Para maiores informações, acesse o site oficial.

O que oferece: cursos básicos voltados à inclusão digital.
Onde fica: Rua Breno Ferraz do Amaral, 328

Foto: reprodução/banco de imagens

 

Cinefavela

Com 15 anos de atuação, o projeto de Heliópolis promove atividades socioculturais e oficinas gratuitas para moradores da região. Embora tenha o cinema como principal agente transformador, não se resume apenas a essa área.

O espaço oferece aulas de capoeira para crianças e adolescentes; teatro, dança, informática, fotografia, horta urbana e meio ambiente para a terceira idade. Saiba mais no site oficial.

O que oferece: oficinas culturais.
Onde fica: Rua do Pacificador, 288

Foto: divulgação/Cine Favela

 

SENAI

O bairro Ipiranga conta com duas unidades do SENAI, só que toda a formação oferecida é paga, com possibilidade de bolsas de estudo. Mas existem alguns cursos gratuitos de curta duração abertos ao público.

Um deles é o curso Empreender Senai, destinado a quem deseja abrir o próprio negócio, sem se prejudicar lá na frente. O ensino é online, facilitando o acesso a qualquer hora do dia e época do ano. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Block Chain, novas tecnologias nos processos industriais, educação ambiental, finanças pessoais, tecnologias da informação e da comunicação, entre outros, estão dentro dos cursos gratuitos do SENAI, que podem ser vistos clicando aqui.

O que oferece: cursos de curta duração
Onde fica: online.

 

*Se reproduzir o nosso conteúdo, por favor, dê os créditos*

5 comentários

  1. Clóvis Souza

    Bom dia Queridos(as)

    Por favor avisar sobre novas publicações

    O site é muito bom gostei agora estou morando na Vl Moinho Velho quero saber de tudo

    Gratidão

    Curtir

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s