Conheça o CADES, conselho de meio ambiente e sustentabilidade do Ipiranga

“Você, praça, acho graça; você, prédio, acho tédio”. A frase proferida pelo jornalista cearense Dafne Sampaio poderia estar na boca de qualquer vizinho em busca por algum resquício verde na selva de pedra. É com essa ideia na cabeça que apresentamos a vocês o CADES, conselho de meio ambiente e sustentabilidade do Ipiranga.

A sigla propriamente dita se traduz como Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Ipiranga, mas são poucos os moradores da região que a conhece. Aberto ao público, o grupo voluntário reúne 8 representantes da sociedade civil e 8 integrantes do poder executivo.

Entre os conselheiros estão o atual presidente, José Carlos Oliveira, o suplente Lucas Martins, o subprefeito Caio Luz, o secretário Vitor Alimari, o coordenador Luiz Tadeu Stipp, e a secretária do Verde e do Meio Ambiente Flávia Siqueira de Sá Barretto.

 

Apesar de contar oficialmente com 16 pessoas na bancada, nas reuniões o que se vê são cerca de 4 pessoas de cada lado, e outras 10 na plateia.

Mas o encontro, que é mensal, não deixa de ser produtivo. No auditório da Subprefeitura são discutidas pautas ligadas à qualidade de vida da população, como a manutenção e construção de praças, pontos de descarte irregular, reciclagem e demais ações de políticas públicas voltadas às questões ambientais e sustentáveis.

De acordo com a Lei nº 14.887/09, o Cades possui caráter consultivo e participativo e tem como objetivo realizar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de sua região, junto à sociedade civil e ao terceiro setor.

Todo munícipe que trabalhe ou resida nos distritos do Ipiranga, Sacomã, Cursino e na comunidade Heliópolis podem acompanhar os trabalhos do Conselho. As reuniões acontecem sempre no início da segunda semana do mês, numa segunda-feira, às 18h00, no auditório da Subprefeitura Ipiranga, rua Lino Coutinho, 444, Ipiranga.

Quem faz o quê

Para a plena organização e funcionamento do CADES, cada lado da moeda precisa desempenhar alguns papéis. O conselheiro ou a conselheira, eleito a cada dois anos, representa o que a sociedade demanda. Essa pessoa é responsável pelas propostas ligadas à moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras.

O presidente do conselho tem obrigações a mais, como a de representar o conselho judicial e extrajudicialmente; colaborar na formulação de planejamento e relatório de atividades; convocar reuniões e presidir os trabalhos exercendo o direito de voto de qualidade ou desempate.

Moradores da região se unem para plantar árvores e criar novas praças. Foto: Muda Ipiranga

 

Já o conselheiro do executivo regional é quem articula as políticas discutidas nas reuniões. Cada integrante levanta argumentos em relação às demandas, além de esclarecer dúvidas. Em cada reunião também é apresentado o andamento do que foi debatido no mês anterior.

Importante ressaltar que, na atual gestão, o Conselho tem andado um pouco melhor. Torcemos para que isso se mantenha! Mas é fundamental que a população se engaje nos debates e sugestões, afinal, não adianta chorar pelo leite derramado se não existe um interesse real em participar do que acontece na sua região. São apenas duas horas de um dia por mês. Para quem trabalha, pode chegar atrasado ou se interar do que foi debatido depois.

As atas de todas as reuniões já feitas podem ser consultadas neste link. Mesmo que você não vá na reunião, vale a pena acompanhar, pois os assuntos podem ser do seu interesse ou dizer algo a respeito da sua rua.

Na última reunião, em setembro de 2019, foi mostrado detalhes do projeto de revitalização e ressignificação da Figueira das Lágrimas, que contamos na matéria deste link. A reunião de outubro será sobre atividades voltadas à população envolvendo a reabertura da área onde está a árvore centenária.

Eleições

Com renovação bianual, o CADES está atualmente com inscrições abertas para candidaturas de conselheiros. Para se inscrever é necessário ter no mínimo 18 anos e morar ou trabalhar na região de referência do Conselho.

Lembrando que o trabalho é não remunerado. Todos que participam não recebem nada por isso, mas certamente ajudam a construir um bairro e uma sociedade mais evoluída, especialmente dentro de um assunto tão urgente, como é a pauta ambiental. Bairro bacana é assim, não basta gostar, tem que cuidar. É uma construção contínua.

Também é de extrema importância a participação feminina. Mulheres, convoquem suas amigas, irmãs, tias e avós a integrarem o conselho ou irem nas reuniões!

É importante ter representatividade nas reuniões, inclusive abarcando  pessoas de cada distrito, visto que o Ipiranga tem ao menos 463.804 moradores (dados de 2010), espalhados na Vila Monumento, Vila Nair, Vila Moinho Velho, Vila Independência, Vila Moraes, Cidade Nova Heliópolis, Parque Bristol, Brasílio Machado, São João Clímaco, entre outros.

 

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição: dirigir-se à Subprefeitura munido de

I – comprovante de maioridade civil;

II – Cópia do comprovante de residência ou local de trabalho devendo obrigatoriamente pertencer à região administrativa desta Subprefeitura. Caso o/a munícipe não possua comprovante em nome próprio deverá preencher a autodeclaração no ato da inscrição;

III – Foto 3×4 recente;

IV – Carta de intenções e propostas de trabalho em uma página de formato A-4 (sulfite) contendo sua identificação (Nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Conselho).

As inscrições vão até 27 de setembro, das 13h às 16h, na sala 10 da Subprefeitura Ipiranga (rua Lino Coutinho, 444).

Foto: Muda Ipiranga
Plantio na Rua João Lanhoso, 241 – em Heliópolis. Foto: Muda Ipiranga

 

*Foto em destaque: Prefeitura de SP

Gostou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s